O processo de formação pedagógica dos docentes do Centro Provincial de Genética Médica

Main Article Content

Sahily Miñoso Pérez
Vadim Aguilar Hernández
Irenia Blanco Pérez

Resumo

No presente artigo, foi realizado um estudo sobre a formação pedagógica dos professores do Centro Provincial de Genética Médica que ensinam a disciplina de Genética Médica e trabalham como professores dos alunos da Universidade de Ciências Médicas de Pinar del Riío, a fim de para compartilhar suas experiências profissionais. Neste sentido, o objetivo principal do artigo foi caracterizar o estado atual do processo formativo para a formação pedagógica dos docentes do Centro Provincial de Genética Médica. O processo investigativo foi executado em uma base dialético-materialista e foram utilizados métodos de nível teórico, empírico e estatístico-matemático, tais como: o histórico e lógico, a abordagem do sistema, modelagem, análise e síntese, análise documental, observação, levantamento , entrevista e, a partir da estatística descritiva, análise percentual; Foi utilizada a técnica de triangulação metodológica, que permitiu o diagnóstico da realidade educacional. Para o desenvolvimento do diagnóstico, trabalhamos com uma amostra constituída por 15 docentes do Centro Provincial de Genética Médica e 3 gestores de Genética. Os resultados obtidos permitiram verificar as potencialidades e fragilidades que caracterizam o estado atual do processo de formação pedagógica dos docentes do Centro Provincial de Genética Médica, premissas necessárias à procura de soluções que permitam melhorar o referido processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Miñoso Pérez, S., Aguilar Hernández, V., & Blanco Pérez, I. (2023). O processo de formação pedagógica dos docentes do Centro Provincial de Genética Médica. Mendive. Revista Educação, 21(2), e3213. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3213
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Sahily Miñoso Pérez, Centro Provincial de Genética Médica

Lic en Biologia

Jefa del Laboratorio de Citogénetica

Vadim Aguilar Hernández, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Monte de Oca”

Licenciado en Educación. Especialidad “Construcción de Maquinarias”

Master en Ciencias de la Educación

Doctor en Ciencias Pedagógicas

Profesor: Titular

 

 

 

 

 

 

Irenia Blanco Pérez, Centro Provincial de Genética Médica

Lic en Biologia

Citogénetica

Referências

Añorga, J., y colaboradores (2010). Glosario de términos de la Educación Avanzada. Material en soporte digital. Instituto Superior Pedagógico "Enrique José Varona". La Habana, Cuba.

Díaz-Canel, M. M. (2019). Discurso pronunciado en la clausura de la II sesión extraordinaria de la IX legislatura de la Asamblea Nacional del Poder Popular (13 de abril). Periódico Juventud Rebelde, día 14 de abril, pps 2 y 3.

Hernández, R., y Mendoza, C. P. (2018): Metodología de la investigación: Las rutas cuantitativas, cualitativas y mixtas. México: EDAMSA IMPRESIONES S.A. de C.V.

Machín Hernández, O., Gato Armas, C., & Pérez Triguero, J. (2015). La capacitación para el desempeño profesional de especialistas en Gestión de los Recursos Humanos de la Dirección de Trabajo en Pinar del Río. Mendive. Revista de Educación, 13(4), 508-515. Recuperado de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/787

Mena, J. A., y Mena, J.L. (2020). La educación superior cubana desde un enfoque de formación profesional compartida universidad-institución productiva. Congreso Universidad 2020. La Habana, Cuba: Editorial Universitaria.

MES (2019). Resolución 140. Reglamento de la Educación de Posgrado en la Educación Superior de la República de Cuba. La Habana: MES

Milán, D., García, M., Cabrera, C., Hernández, Y., Rodríguez, Y, Miralles, E. (2020). Perspectiva de profesores y estudiantes de Medicina sobre la implementación de las estrategias curriculares. Revista de Educación Médica Superior 34(3). http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2111

Pérez, J. Aguilar, V. Fernández, C. (2022). Capacitación para los especialistas en trabajo y seguridad social. Revista Científico Pedagógica “Horizonte Pedagógico”, 11(2), http://www.horizontepedagogico.rimed.cu/index.php/hop/article/view/223/404

Valerga, M. y Trombetta, L. (2019). Evaluación por competencias en la Facultad de Medicina en el Ciclo Clínico. Rev. Asoc. Méd. Argent;132(1): 20-23, https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1009984

Vidal, A. y Castillo, R. (2019). Formación de estudiantes de Medicina como tutores pares en aprendizaje basado en problemas. Revista de Educación Médica Superior, 33(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412019000300010&lng=es&tlng=es

Zayas Acosta, R., Pérez Torres, J., Camejo León, F., & Pacheco Ruíz, G. (2021). Fundamentos de un modelo de capacitación a educadoras de la infancia prescolar que dirigen la Educación Física. Mendive. Revista de Educación, 19(4), 1229-1246. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2562

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Similares

1 2 3 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.