Metodologia para a formação profissional de estudantes de medicina

Main Article Content

Yanexy Borrego Chi
Prudencio Alberto Leyva Figueredo
Laura Leticia Mendoza Tauler
Vadim Aguilar Hernández

Resumo

Este artigo responde à necessidade do desenvolvimento de uma metodologia para a formação profissional dos alunos da carreira de Medicina, que contribua para a melhoria dos seus desempenhos durante o cumprimento das funções do Clínico Geral, visando a resolução de um problema durante o seu atendimento , funções de ensino e pesquisa. Realizou-se uma pesquisa quantitativa pré-experimental, utilizando métodos teóricos como análise e síntese, e métodos empíricos como revisão documental, observação, pré-experimento pedagógico; como estatística matemática, foi levado em consideração o estatístico qui-quadrado, que permitiu verificar a existência de impactos favoráveis na formação profissional de estudantes de medicina no ensino, assistência e pesquisa como resultado de sua aplicação em uma amostra de 165 alunos do 3º ano da carreira de Medicina da Universidade de Holguín, Cuba. O resultado pode ser generalizado em nível nacional e internacional, de acordo com as características do processo de formação profissional do estudante de medicina. A metodologia contribui para a melhoria das qualidades de trabalho como expressão de um desempenho mais positivo do aluno que se forma como clínico geral antes do trabalho docente, assistencial e de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Borrego Chi, Y., Leyva Figueredo, P. A., Mendoza Tauler, L. L., & Aguilar Hernández, V. (2022). Metodologia para a formação profissional de estudantes de medicina. Mendive. Revista Educação, 20(3), 927–943. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2972
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Yanexy Borrego Chi, Universidad de Ciencias Médicas de Holguín

Licenciada en Enfermería. Profesora Auxiliar. Master en Educación Médica Superior. Universidad de Ciencias Médicas de Holguín

Prudencio Alberto Leyva Figueredo, Universidad de Holguín

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Licenciado en Educación Laboral y Dibujo Técnico. Profesor Emérito. Universidad de Holguín

Laura Leticia Mendoza Tauler, Universidad de Holguín

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular. Licenciada en Educación, especialidad Física. Universidad de Holguín

Vadim Aguilar Hernández, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Monte de Oca”

Licenciado en Educación. Especialidad “Construcción de Maquinarias”

Master en Ciencias de la Educación

Doctor en Ciencias Pedagógicas

Profesor: Titular

 

 

 

 

 

 

Referências

Alonso, L., Martínez, O. y Domínguez, I. (2019). El desarrollo de cualidades laborales en niños, niñas, adolescentes, jóvenes y adultos. Revista Opuntia Brava. 11(2), 116-131. Disponible en: https://doi.org/10.35195/ob.v11i2.747

Argueta, G. V. y Jiménez, C. P. (2017). Gestión del conocimiento en investigadores de la Universidad de Guadalajara (México). Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19 (3), 1-9. Disponible en: https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.3.1151

Cervantes, A. B., Cruz, M., Cintero, A. y Escaris, L. (2020). La superación del graduado de medicina en aspectos relacionados con la medicina natural y tradicional. Actualidad y perspectivas. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, 8(2), 220-233. Disponible en: https://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3262/2009

Champin, D. y Risco, G. (2013). Formación del estudiante de medicina en salud pública y atención primaria de la salud, una experiencia en el Perú. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, 30(2), Disponible en: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-46342013000200033&lng=es&tlng=es

Cruz, M. y Alonso, L. A. (2016). Exigencias didácticas para la enseñanza de la Medicina Tradicional y Natural en los estudiantes de la carrera de Medicina. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, 4(1). Disponible en: https://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/1069

García, M., Corrales, I. y Reyes, J. J. (2015). La formación axiológica en los profesionales cubanos de la salud: una mirada hacia la universidad. Revista Habanera de Ciencias Médicas 14 (1). Disponible en: http://www.revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/488

Infante, A., Leyva, P. A. y Mendoza, L. L. (2014). Concepciones teóricas acerca de la formación laboral. Revista Luz, 4(2), 73-85. Disponible en: http://luz.uho.edu.cu/index.php/component/content/article/139

Hernández R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. México: EDAMSA IMPRESIONES S.A. de C.V. (5ta Edición).

Milán, D., García, M., Cabrera, C., Hernández, Y., Rodríguez, Y, Miralles, E. (2020). Perspectiva de profesores y estudiantes de Medicina sobre la implementación de las estrategias curriculares. Revista de Educación Médica Superior 34(3). Disponible en: http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2111

Miranda, D., Prieto, R., Tosar, M. A., Sánchez, M. E., Ruisanchez, I. y Tamayo, A. (2019). Referentes teóricos para la preparación pedagógica de los tutores de la carrera de Medicina. Revista de Educación Médica Superior 33(2). Disponible en: http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/1497

Mora, K. M. Santiesteban, Y. y Gamboa, M. E. (2020). El modo de actuación profesional médico del estudiante de Medicina en formación inicial. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación 11(6), Disponible en: http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1117

Pupo, A. Verdecia, O. y Ramon, J. E. (2020). Metodología para la educación médica de los estudiantes de Medicina durante la rotación por Urología. Revista de Formación y Calidad Educativa 8(2) Disponible en: http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3250

Salas, R. S. y Salas, A. (2017). Modelo de formación del médico cubano. Bases teóricas y metodológicas. Editorial: Ecimed. Ciencias Médicas, La Habana, Cuba

Vidal, A. y Castillo, R. (2019). Formación de estudiantes de Medicina como tutores pares en aprendizaje basado en problemas. Revista de Educación Médica Superior, 33(3). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412019000300010&lng=es&tlng=es

Villegas, C., Hamui, A. y Vives, T. (2020). Modelo de rol, experiencias y capacidades comunicativas en estudiantes de Medicina. Revista de Educación Médica Superior 34(2). Disponible en: http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/1875

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Similares

1 2 3 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.