Orientação profissional para a especialidade de Biblioteconomia no Centro Politécnico Rigoberto Fuentes Pérez

Main Article Content

Daymelis Migens Hernández
Vadim Aguilar Hernández
Benito Bravo Echevarría

Resumo

A orientação profissional é uma das questões mais cruciais no Ensino Técnico e Profissional. O objetivo deste artigo é caracterizar o estado atual do processo de orientação profissional para alunos do primeiro ano do curso de Biblioteconomia, por meio de um estudo descritivo. Este estudo empregou métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos, como a abordagem histórico-lógica, a abordagem sistêmica, a modelagem, a análise e síntese, a análise documental, a observação, os questionários, as entrevistas e, a partir da estatística descritiva, a análise percentual. Além disso, utilizou-se a técnica de triangulação metodológica, permitindo um diagnóstico da realidade educacional, com base no arcabouço metodológico geral do conhecimento científico, o método materialista dialético. O estudo diagnóstico foi realizado com uma população de alunos, professores e administradores de Biblioteconomia, todos do Centro Politécnico Rigoberto Fuentes Pérez. Este estudo identificou um conjunto de pontos fortes e fracos que caracterizam o estado atual do processo de orientação profissional para docentes do Centro Politécnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Migens Hernández, D., Aguilar Hernández, V., & Bravo Echevarría, B. (2025). Orientação profissional para a especialidade de Biblioteconomia no Centro Politécnico Rigoberto Fuentes Pérez. Mendive. Revista Educação, 23(4), e4174. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/4174
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Vadim Aguilar Hernández, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Monte de Oca”

Licenciado en Educación. Especialidad “Construcción de Maquinarias”

Master en Ciencias de la Educación

Doctor en Ciencias Pedagógicas

Profesor: Titular

 

 

 

 

 

 

Referências

Bardina Torres, M. I., & García Ruiz, J. (2023). El enfoque profesional pedagógico de la clase en la universidad: la prevención de la deserción escolar. Revista Cubana De Educación Superior, 41(2), 249-261. https://revistas.uh.cu/rces/article/view/1189

Castellanos Rodríguez, R., Baute Rosales, M., & Chang Ramírez, J. A. (2020). Orígenes, desarrollo histórico y tendencias de la orientación profesional. Universidad y Sociedad, 12(5), 269-278. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202020000500269&lng=es&tlng=es

Condori, F. (2023). Relevancia de la orientación profesional. Revista de Psicología, (29), 95-108. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2223-30322023000100095

Crespo, R., Santamaría, D., & Hernández, I. (2021). La orientación profesional vocacional pedagógica y las tecnologías educativas en la educación superior cubana. Conrado, 17(80), 68-77. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442021000300068

Delgado, A., & Mosqueda, E. (2024). Evolución histórica del proceso de orientación profesional y su impacto en Cuba. Varona, (79). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1992-82382024000100021

Dillon, F., Rojas, D., Lara, E., & Freire, I. (2022). Vocational and professional guidance as an alternative in the choice of university careers. Revista Cátedra, 6(1). https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Catedra/article/view/4109

Farfán, E. (2023). Análisis histórico de la elección vocacional como concepto. Revista Cognosis, 8(2), 15-26. https://revistacognosis.uta.edu.ec/index.php/Cognosis/article/view/720

Milá, R. Ceregido, R., & Aulet O. (2022) La orientación profesional en la motivación hacia las especialidades de la Educación Técnica y Profesional. Varona. http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/1934

Pérez, A. (2022). La orientación educativa universitaria en Cuba: situación actual en la formación no pedagógica. Conrado, 18(89), 75-86. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442022000600075

Silva, A., Caballero, H. I., & Alonso, E. (2023). Estrategia pedagógica para potenciar el desarrollo de intereses profesionales pedagógicos en los estudiantes Maestros Primarios. Revista Científico Pedagógica Atenas, (61), e11293, 1-13. https://atenas.reduc.edu.cu/index.php/atenas/article/view/11293

Vélaz de Medrano, C., González, A., & Otero, A. (2023). Análisis comparado del modelo de organización de los servicios de orientación profesional en el contexto europeo. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 34(2), 29-46. https://revistas.uned.es/index.php/reop/article/view/38065

Velázquez, K., & Hernández, L. (2020). La formación vocacional y orientación profesional pedagógica: prioridad en las Escuelas Pedagógicas. LUZ, 19(3), 131-140. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=589165783012

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Similares

1 2 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.