Orientação profissional para a especialidade de Biblioteconomia no Centro Politécnico Rigoberto Fuentes Pérez
Main Article Content
Resumo
A orientação profissional é uma das questões mais cruciais no Ensino Técnico e Profissional. O objetivo deste artigo é caracterizar o estado atual do processo de orientação profissional para alunos do primeiro ano do curso de Biblioteconomia, por meio de um estudo descritivo. Este estudo empregou métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos, como a abordagem histórico-lógica, a abordagem sistêmica, a modelagem, a análise e síntese, a análise documental, a observação, os questionários, as entrevistas e, a partir da estatística descritiva, a análise percentual. Além disso, utilizou-se a técnica de triangulação metodológica, permitindo um diagnóstico da realidade educacional, com base no arcabouço metodológico geral do conhecimento científico, o método materialista dialético. O estudo diagnóstico foi realizado com uma população de alunos, professores e administradores de Biblioteconomia, todos do Centro Politécnico Rigoberto Fuentes Pérez. Este estudo identificou um conjunto de pontos fortes e fracos que caracterizam o estado atual do processo de orientação profissional para docentes do Centro Politécnico.
Downloads
Article Details

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Bardina Torres, M. I., & García Ruiz, J. (2023). El enfoque profesional pedagógico de la clase en la universidad: la prevención de la deserción escolar. Revista Cubana De Educación Superior, 41(2), 249-261. https://revistas.uh.cu/rces/article/view/1189
Castellanos Rodríguez, R., Baute Rosales, M., & Chang Ramírez, J. A. (2020). Orígenes, desarrollo histórico y tendencias de la orientación profesional. Universidad y Sociedad, 12(5), 269-278. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202020000500269&lng=es&tlng=es
Condori, F. (2023). Relevancia de la orientación profesional. Revista de Psicología, (29), 95-108. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2223-30322023000100095
Crespo, R., Santamaría, D., & Hernández, I. (2021). La orientación profesional vocacional pedagógica y las tecnologías educativas en la educación superior cubana. Conrado, 17(80), 68-77. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442021000300068
Delgado, A., & Mosqueda, E. (2024). Evolución histórica del proceso de orientación profesional y su impacto en Cuba. Varona, (79). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1992-82382024000100021
Dillon, F., Rojas, D., Lara, E., & Freire, I. (2022). Vocational and professional guidance as an alternative in the choice of university careers. Revista Cátedra, 6(1). https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Catedra/article/view/4109
Farfán, E. (2023). Análisis histórico de la elección vocacional como concepto. Revista Cognosis, 8(2), 15-26. https://revistacognosis.uta.edu.ec/index.php/Cognosis/article/view/720
Milá, R. Ceregido, R., & Aulet O. (2022) La orientación profesional en la motivación hacia las especialidades de la Educación Técnica y Profesional. Varona. http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/1934
Pérez, A. (2022). La orientación educativa universitaria en Cuba: situación actual en la formación no pedagógica. Conrado, 18(89), 75-86. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442022000600075
Silva, A., Caballero, H. I., & Alonso, E. (2023). Estrategia pedagógica para potenciar el desarrollo de intereses profesionales pedagógicos en los estudiantes Maestros Primarios. Revista Científico Pedagógica Atenas, (61), e11293, 1-13. https://atenas.reduc.edu.cu/index.php/atenas/article/view/11293
Vélaz de Medrano, C., González, A., & Otero, A. (2023). Análisis comparado del modelo de organización de los servicios de orientación profesional en el contexto europeo. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 34(2), 29-46. https://revistas.uned.es/index.php/reop/article/view/38065
Velázquez, K., & Hernández, L. (2020). La formación vocacional y orientación profesional pedagógica: prioridad en las Escuelas Pedagógicas. LUZ, 19(3), 131-140. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=589165783012