Aperfeiçoamento Profissional em Contactologia para a Pós-Graduação em Optometria e Óptica Critérios que a caracterizam
Main Article Content
Resumo
O artigo abordou um problema latente no sistema de saúde cubano, relacionado ao processo de melhoria em Contactologia da Pós-Graduação em Optometria e Óptica. Seu objetivo geral foi determinar, com base na pesquisa bibliográfica, um conjunto de critérios teóricos que caracterizam o aperfeiçoamento profissional em Contactologia do Pós-Graduação em Optometria e Óptica de Pinar del Río. A pesquisa seguiu abordagem qualitativa de caráter explicativo. As informações necessárias para responder ao objetivo foram compiladas a partir da revisão bibliográfica, o que possibilitou coletar informações de resultados teóricos anteriores. Além disso, outros métodos teóricos como análise e síntese e indução e dedução foram utilizados durante a construção dos fundamentos teóricos, bem como para seu processamento e interpretação. Como resultado, foi possível fazer uma abordagem de elementos teóricos essenciais para o processo estudado, tais como: abordagem da categoria aperfeiçoamento profissional, aperfeiçoamento profissional em saúde e a importância do aperfeiçoamento profissional na dinâmica da relação entre o cuidado em saúde níveis.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Álvarez, J., Fernández, T.C., Valdés, L. (2017). La integración de los componentes académico, laboral e investigativo en la formación de docentes. Pedagogía y Sociedad, 20(49), 146-163. https://xjournals.com/collections/articles/Article?qt=8tuBmbt81WIBlSn/d8q1mlzb1b0tHQ1OcWNmO7Py5GAXjAB2rA8FnF7BBc0weU/1cJPLlVPRvb /ulclcC76e/w
Bernaza, G y Lee, F. (2005). Algunas reflexiones, interrogantes y propuestas de innovación desde la perspectiva pedagógica de la educación de postgrado. Revista Iberoamericana de Educación 36(13). https://doi.org/10.35362/rie36133142
Bernaza, G., de la Paz, E., del Valle, M., y Borges, L. (2017). La esencia pedagógica del posgrado para la formación de profesionales de la salud: una mirada teórica, crítica e innovadora. Educación Médica Superior, 31(4). https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/1062/596
Bustamante, T.Y. (2021). Superación profesional en contactología para la promoción de salud y prevención de enfermedades visuales. (Tesis de Maestría). Universidad de Ciencias Médicas de La Habana. Facultad de Tecnología de la Salud. https://www.academia.edu/76739251/SUPERACI%C3%93N_PROFESIONAL_EN_CONTACTOLOG%C3%8DA_PARA_LA_PROMOCI%C3%93N_DE_SALUD_Y_PREVENCI%C3%93N_DE_ENFERMEDADES_VISUALES
Franco-Giraldo A. (2015). El rol de los profesionales de la salud en la atención primaria en salud (APS). Revista Facultad Nacional de Salud Pública, 33(3), 414-424. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5214006
García, E.E., Herrero, H., Perdomo, D., Gross, C. y Casas, S. (2010). Evaluación del impacto de la consulta de oftalmología en la atención primaria de salud. MEDISAN, 14(7), 888-903. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192010000700002&lng=es&tlng=es
García, M. C. (2017). La superación profesional del tecnólogo de la salud en laboratorio clínico desde la integración ciencias básicas biomédicas laboratorio. (Tesis de doctorado). Universidad De Camagüey "Ignacio Agramonte Loynaz" Departamento De Química. https://repositorio.uho.edu.cu/handle/uho/3136
López, G.J., Lemus, E.R., Valcárcel, N. y Torres, O.M. (2019). La superación profesional en salud como modalidad de la educación de posgrado. EDUMECENTRO, 11(1), 202-217. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077 -28742019000100202&lng=es
López, G.J, Cañizares, O., Lemus, E.R. y Valdés, M. (2017). La superación profesional en salud ocupacional como una necesidad para la atención médica integral. Educ Med Super, 31(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412017000200021&lng=es
Mena, J. A. y Mena, J. L. (2020). La educación superior cubana desde un enfoque de formación profesional compartida Universidad-institución productiva. Editorial Universitaria (Cuba). https://books.google.com.mx/books?hl=es&lr=&id=zzX8DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA4&dq=perfil+de+juan+alberto+mena+lorenzo&ots=fqIvyAQODT&sig=cEQ9eccacbebVgGBYJGb7nREqT88
Mendiluce-Martin, L., Ordiñaga-Monreal, E., Fambuena-Muedra, I., y Tobarra-López, A. (2020). Opinión de los médicos de familia sobre las consultas de optometría del Servicio Navarro de Salud. Atención Primaria, 52(9), 669-671. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7713082/
Ministerio de Educación Superior (MES). (2019). Resolución Ministerial No. 140/19. Reglamento de Educación de Posgrado del Ministerio de Educación Superior. Cuba: MES, https://www.uh.cu/wp-content/uploads/2022/11/GOC-2019-O65.pdf
Muñoz, A., Mena, J. A., & Conill, J.A. (2020). La superación profesional en lentes de contacto en Pinar del Río. Evolución histórica. Mendive. Revista de Educación, 18(2), 193-205. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962020000200193&lng=es&tlng=es
Tocabens, D.B., Méndez, A., Dacourt, M.T. (2021). El desempeño profesional del tecnólogo en Optometría y Óptica en la Atención Primaria de Salud. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 12(4). https://revtecnologia.sld.cu/index.php/tec/article/view/3087
Van der Stuyft, P. y De Vos, P. (2008). La relación entre los niveles de atención constituye un determinante clave de la salud. Revista Cubana de Salud Pública, 34(4). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864 -34662008000400014&lng=es&tlng=es