Folheto bibliográfico para a formação integral de alunos na especialidade de Mecânica Automotiva

Main Article Content

Anarella Soto Lazo
Vadim Aguilar Hernández
Jorge Luis Ferrer Cosme

Resumo

Este artigo leva em consideração o diagnóstico feito aos estudantes da especialidade Mecânica Automotiva em sua formação integral por meio do curso Preparação Cidadã para a Defesa, no Centro Politécnico "Primero de Mayo" em Pinar del Río. O objetivo é elaborar uma brochura bibliográfica para aprimorar a formação integral do curso de Preparação do Cidadão para a Defesa com uma abordagem consciente, contextualizada e sistêmica. Baseia-se na filosofia dialético-materialista, utilizando métodos de nível teórico como análise-síntese, histórico-lógico, indução-dedução e modelagem. Como métodos do nível empírico foram utilizados: observação, revisão documental, entrevista; Além disso, foi utilizada a técnica metodológica de triangulação. Para o processamento das informações, foi utilizado o cálculo da média a partir da estatística descritiva. A utilização de material didáctico na disciplina de Preparação do Cidadão para a Defesa permitiu uma maior articulação entre a teoria e a prática e uma forma mais rápida de actualização da bibliografia da disciplina; O meio de ensino proposto é um meio essencial para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores na formação integral de técnicos médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Soto Lazo, A., Aguilar Hernández, V., & Ferrer Cosme, J. L. (2021). Folheto bibliográfico para a formação integral de alunos na especialidade de Mecânica Automotiva. Mendive. Revista Educação, 19(3), 700–714. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2467
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Anarella Soto Lazo, Centro Politécnico "1ro de mayo"

Licenciada en Educación. Especialidad Cultura Física. Estudiante de la Maestría en Pedagogía Profesional.

Vadim Aguilar Hernández, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Monte de Oca”

Licenciado en Educación. Especialidad “Construcción de Maquinarias”

Master en Ciencias de la Educación

Doctor en Ciencias Pedagógicas

Profesor: Titular

 

 

 

 

 

 

Jorge Luis Ferrer Cosme, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Monte de Oca”

Licenciado en Educación. Especialidad “Construcción de Maquinarias”

Master en Ciencias de la Educación

Doctor en Ciencias Pedagógicas

Profesor: Titular

Referências

Alarcón, R. A., Guzmán, Y., & García, M. (2019). Formación integral en la educación superior: Una visión cubana. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 7(3). http://www.revflacso.uh.cu/index.php/EDS/article/view/395

Benítez, S., & Mena, J. A. (2016). Evolución histórica de la formación y desarrollo de habilidades profesionales en la especialidad Mecánica Industrial, en Pinar del Río. Mendive. Revista de Educación, 14(4), 302-307. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article /view/883

Constitución de la República de Cuba (2019). La Habana, Cuba: Editorial Política.

Ducci, M. A. (1990). Formación profesional en el umbral de los 90: Un estudio de los cambios e innovaciones en las instituciones especializadas de América Latina. Centro Interamericano de Investigación y Documentación sobre Formación Profesional, Montevideo, UR. https://idl-bnc-idrc.dspacedirect.org/handle/10625/36905

Ferrer, J. L. (2016). Estudio comparado entre los sistemas de evaluación de la calidad de referencia en Cuba. Revista Orbita Científica. 22, 89. ISSN 1027-4472

González, A. M. (2002). El proceso de enseñanza-aprendizaje. ¿Agente de cambio educativo? En Nociones de sociología, psicología y pedagogía. Pueblo y Educación.

González, B. M. (2016). La categoría formación. En Visión pedagógica de la formación universitaria actual (pp. 153-167). Editorial UH.

González, V. (1990). Teoría y práctica de los medios de enseñanza. Pueblo y Educación.

Jaya Escobar, A. I., & Alfonso Caveda, D. (2018). La formación integral y contextualizada: Presupuestos para su pertinencia en la educación superior. REVISTA CIENTÍFICA ECOCIENCIA, 3(6), 1–12. https://doi.org/10.21855/ecociencia.36.19

Mena, J. A., y Mena, J.L. (2020). La educación superior cubana desde un enfoque de formación profesional compartida universidad-institución productiva. Congreso Universidad 2020. La Habana, Cuba: Editorial Universitaria.

Piñera, Y. de la C., & Cueto, R. N. (2017). El prestigio en la comunicación pedagógica: Un reto profesional en el magisterio. Mendive. Revista de Educación, 15(4), 391-393. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1249

Real Academia Española (2018). Diccionario de la lengua española (2018). (32ª. ed). (2 vols). Madrid: Espasa Calpe.

Ríos, L. R., López, E., Lezcano, M., & Pérez, R. (2006). Historia y evolución de los medios de enseñanza. Revista Iberoamericana de Educación, 37(6), 1-7. https://doi.org/10.35362/rie3762681. https://rieoei.org/RIE/article/view/2681

Roda Salinas F, J y Beltrán de Tena R. (2000) Información y Comunicación, los Medios y su Aplicación Didáctica. Editora Gustavo Gili, S.A., Barcelona.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.