A tarefa da aprendizagem profissional para a formação de um trabalhador competente

Main Article Content

Luis Aníbal Alonso Betancourt
Vadim Aguilar Hernández
Miguel Alejandro Cruz Cabezas

Resumo

A análise objetiva da formação profissional inicial e continuada dos trabalhadores no mundo atual enfrenta uma série de desafios; entre outros: conseguir a disponibilidade de diplomados competentes para o desempenho das funções inerentes ao objecto de trabalho da sua profissão. O objetivo deste artigo é apresentar um procedimento para o desenvolvimento de tarefas de aprendizagem profissional para a formação de um trabalhador competente. São utilizados os métodos de análise e síntese, o hipotético-dedutivo, a revisão documental, a abordagem sistémica, a observação, a pré-experiência pedagógica e o teste estatístico Qui-quadrado (X2). Como amostra, fizeram parte da pesquisa os alunos de técnico médio em Mecânica Industrial do município de Holguín, Cuba, na qual foi demonstrada a melhora dos resultados de aprendizagem como trabalhadores competentes. O resultado pode ser generalizado em nível nacional e internacional de acordo com as características do processo ensino-aprendizagem, voltado para a formação profissional dos trabalhadores. É consenso que a aplicação do procedimento contribui para melhorar a qualidade da formação profissional (inicial ou contínua) de trabalhadores competentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Alonso Betancourt, L. A., Aguilar Hernández, V., & Cruz Cabezas, M. A. (2023). A tarefa da aprendizagem profissional para a formação de um trabalhador competente. Mendive. Revista Educação, 21(3), e3229. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3229
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Luis Aníbal Alonso Betancourt, Universidad de Holguín

Doctor en Ciencias Pedagógicas.  Profesor e Investigador Titular. Master en Pedagogía Profesional.

Vadim Aguilar Hernández, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Monte de Oca”

Licenciado en Educación. Especialidad “Construcción de Maquinarias”

Master en Ciencias de la Educación

Doctor en Ciencias Pedagógicas

Profesor: Titular

 

 

 

 

 

 

Miguel Alejandro Cruz Cabezas, Universidad de Holguín

Doctor en Ciencias Pedagógicas.  Profesor e Investigador Titular. Master en Pedagogía Profesional.

Referências

Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Ronquillo, L. E. (2022). Enseñanza aprendizaje profesional para formar trabajadores competentes. Libro Mundo. https://editoriallibromundo.wordpress.com/editorial-libro-mundo/colecciones/educacion-contemporanea/ensenanza-aprendizaje-profesional-para-formar-trabajadores-competentes/

Alonso, L. A., Ortiz, A. L. Cruz, M. A. (2021). Método de aprendizaje profesional basado en proyectos para la formación de los trabajadores. Revista de Investigaciones Andina, 22(1). http://revia.areandina.edu.co/index.php/IA/article/view/1832/1739

Alonso, L. A.; Cruz, M. A., Olaya, J. (2020). Dimensiones del proceso de enseñanza aprendizaje para la formación profesional. Revista Luz, 19(2), 17-29 http://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1032

Álvarez, C. (1999). La Escuela en la Vida (Didáctica). Recuperado de: https://www.conetadel.org

Ballesteros, V. A. (2020). Una aproximación inicial a los resultados de aprendizaje en educación superior. Revista científica 2(39), 259-261. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0124-22532020000300259

Bermúdez, R. y Pérez (2015). Pedagogía de la ETP. La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.

Fontalvo, J., Delahoz, E. J. y De la Hoz, G. (2022). Resultados de aprendizaje y mecanismos de evaluación en los programas académicos de educación superior en Colombia. Revista Formación Universitaria, 15(1), 105-114. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-006202200010010

Guzmán, R., Brito, Y. y Fonseca, Y. (2019). Variantes didáctico-metodológica para la dirección del aprendizaje técnico- profesional en el contexto de la relación politécnico empresa. https://www.pedagogia.edu.ec

Hernández R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014): Metodología de la investigación. (5ta Ed.) México: EDAMSA IMPRESIONES S.A. de C.V. Recuperado de: http://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf

Meneses, O. y Gutiérrez, A. (2016). La evaluación del aprendizaje: nuevas tendencias y retos para el profesor. Revista EDUMECENTRO, 8(4), 191-205. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742016000700014&lng=es&tlng=es

Ortiz, A. (2017). Metodología del aprendizaje significativo, problémico y desarrollador. Hacia una Didáctica Integradora y Vivencial. España: Editorial Académica Universitaria.

Porta N. S., Tarrió, C. (2019). La capacitación para el desempeño laboral de los trabajadores productivos. Revista Pedagogía Profesional, 17(1). https://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php /rPProf/article/view/752

Quijije, P. y López, L. (2016). Tareas y competencias didácticas profesionales: reflexiones en las carreras de Ingeniería Comercial e Ingeniería en Sistemas de la Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí. Revista Did@scalia: Didáctica y Educación, VII(2). 181-192. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6644652

Sánchez, I. (2013). Tarea de aprendizaje interdisciplinaria: una alternativa en la formación del profesor de Biología-Geografía. Revista Conrado [seriada en línea], 10(43). pp. 31 -37. Recuperado de http://conrado.ucf.edu.cu/

Sánchez, Y. P., Campos, L. y Machado, D. (2018). Concepción didáctica de la tarea docente desarrolladora. Revista Formación y Calidad Educativa (REFCalE), 6(1), 1-16. https://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/1310

Silvestre, M. y Zilbersteins, J. (2002). Hacia una didáctica desarrolladora. La Habana: Pueblo y Educación.

Vidal, A. y Castillo, R. (2019). Formación de estudiantes de Medicina como tutores pares en aprendizaje basado en problemas. Revista de Educación Médica Superior, 33(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864 -21412019000300010&lng=es&tlng=es

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.