Gestão educacional para atuação docente na Instituição Educacional 16228 San Luis
Main Article Content
Resumo
A gestão de processos numa organização é um elemento chave para o seu funcionamento e melhoria constante. Quando se fala em instituição de ensino, isso se potencializa, dependendo da abordagem que lhe é dada como processo, levando-se em consideração que a gestão educacional não aborda apenas os processos em si e seu funcionamento, mas também a atuação dos sujeitos que dele participam. Este artigo aborda, a partir do contexto pedagógico da instituição educacional 16228 San Luis, San Luis de Bagua Grande no Peru, a gestão educacional para o desempenho docente, a partir da análise das variáveis e dimensões correspondentes. Para isso, trabalhamos com uma amostra de 46 professores da referida instituição. Os principais resultados demonstraram a correlação entre a gestão educacional e como ela impacta o desempenho docente, com maior impacto no planejamento curricular e deixando lacunas até mesmo na convivência escolar, no acompanhamento da aprendizagem e na execução curricular.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Armas, M. S. & Bardales, J. M. D. (2020). Gestión Educativa en el desarrollo del aprendizaje en las Instituciones Educativas. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 4(2), 1819-1838. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v4i2.196
Berrios, A., Aravena, M., García-Carmona, M. & Martín Bris, M. (2020). Liderança e auto-avaliação institucional. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 15(esp4), 2600-2610. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14508
Castro, A. M. & Enrico, J. (2019). Reflexiones en torno a la administración y la organización educacional en cronoespacios contemporáneos de descentralización, control y autonomía. Revista Latinoamericana de Políticas y Administración de la Educación, (11), 28-39. http://revistas.untref.edu.ar/index.php/relapae/article/view/305
Fernández-Fernández, I. M., Véliz-Briones, V., & Ruiz-Cedeño, A. I. (2016). Hacia una cultura pedagógica inclusiva: Experiencias desde la práctica universitaria. Revista Electrónica Educare, 20(3), 262-276. http://dx.doi.org/10.15359/ree.20-3.13
Galaz-Ruiz, Alberto & Anaya-Torres, Edgar Daniel. (2023). Repensando la evaluación docente: Chile-México. Estudios pedagógicos (Valdivia), 49(1), 203-218. https://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052023000100203
Gálvez Suarez, E. & Milla Toro, R. (2018). Evaluación del desempeño docente: Preparación para el aprendizaje de los estudiantes en el Marco de Buen Desempeño Docente. Propósitos y representaciones, 6(2), 407-429. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2018.v6n2.236
Gómez, L. F. & Valdés, M. G. (2019). La evaluación del desempeño docente en la educación superior. Propósitos y representaciones, 7(2), 479-515. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2019.v7n2.255
Hernández-Maldonado, E. T., Rojas-Guevara, J. U. & Gallo-Vargas, R. D. (2019). La práctica docente y su evaluación: estrategia para la mejora continua en los procesos de acreditación en alta calidad. Revista de Investigación, Desarrollo e Innovación, 10(1), 79-92. https://doi.org/10.19053/20278306.v10.n1.2019.10013
Huapaya Capcha, Y. A. (2020). Autoevaluación institucional desde el enfoque de la gestión de procesos del Ministerio de Educación (MINEDU) en la gestión de la convivencia escolar en la Institución Educativa Jesús Obrero distrito de Comas2019. Perú: UNMSM, http://cybertesis.unmsm.edu.pe/handle/20.500.12672/14779
Paz Flores, T. M. (2020). Gestión educativa y la mejora del desempeño laboral de los docentes. Ciencia Y Educación, 1(4), 15-26. https://doi.org/10.48169/Ecuatesis/0104202021
Peña Prado, R. A. (2020). El aprendizaje organizacional como factor de cambio en la Administración Educativa. Revista De Estilos De Aprendizaje, 13(25), 99-112. https://doi.org/10.55777/rea.v13i25.1504
Quispe-Pareja, M. (2020). La gestión pedagógica en la mejora del desempeño docente. Investigación Valdizana, 14(1), 714. https://doi.org/10.33554/riv.14.1.601
Rosales-Ronquillo, C.A., & Hernández-Jácquez, L.F. (2020). Autoeficacia académica y su relación con el rendimiento académico en estudiantes de nutrición. Revista Electrónica Educare, 24(3), 139-155. https://dx.doi.org/10.15359/ree.24-3.7
Valdés Morales, Rene. (2022). Liderazgo escolar inclusivo: una revisión de estudios empíricos. Zona Próxima, (36), 4-27. Epub June 11, 2022. https://doi.org/10.14482/zp.36.3719
Vega Gutiérrez, L. V. (2020). Gestión educativa y su relación con el desempeño docente. Ciencia Y Educación, 1(2), 18-28. https://doi.org/10.48169/Ecuatesis/0102202008