Preparação do engenheiro de computação para o emprego, com base no modelo de gerenciamento de treinamento
Main Article Content
Resumo
As exigências do 4º Objetivo da Agenda 2030 representam um desafio para a Universidade cubana, como instituição científica e social responsável por promover os processos de formação do profissional universitário, tanto inicial como contínua, de acordo com as necessidades e os interesses da sociedade atual. O artigo é o resultado de um trabalho de pesquisa, cujo objetivo é socializar o modelo pedagógico da gestão formativa na preparação para o emprego do engenheiro de computação, a fim de responder à relação universidade-indústria nos profissionais da Universidade de Oriente. A proposta utilizou métodos como o método histórico-lógico, que permitiu definir os antecedentes históricos em relação ao processo de formação contínua. A análise-síntese e a análise documental permitiram estabelecer vínculos e determinar pontos comuns e divergentes nas abordagens tratadas. O método sistêmico-estrutural possibilitou a elaboração teórica do modelo pedagógico, e a modelagem permitiu a estruturação e o relacionamento do modelo. Pesquisas e entrevistas foram usadas para explorar pontos de vista sobre a prontidão para o trabalho e para diagnosticar áreas de melhoria. Com base no exposto, foi construído um modelo pedagógico de gerenciamento de treinamento na preparação para o emprego do engenheiro de computação na relação universidade-indústria. O modelo teórico é organizado com base na teoria geral dos sistemas, que favorece a contribuição da ciência para a preparação para o emprego. A proposta permite fortalecer a relação universidade-empresa e atualizar os conhecimentos do graduado, levando em conta suas debilidades e interesses do ponto de vista da entidade empregadora.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Aguiar Melians, G., y Baute Álvarez, L. M. (2024). La Formación Continua del docente para la extensión universitaria: una mirada desde la teoría. Conrado, 20(96), 15-21. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S199086442024000100015&script=sci_arttext&tlng=pt
Aguirre Canales, V. I., Gamarra Vásquez, J. A., Lira Seguín, N. A., y Carcausto, W. (2021). La formación continua de los docentes de educación básica infantil en américa latina: una revisión sistemática. Investigación Valdizana, 15(2), 101-111. https://revistas.unheval.edu.pe/index.php/riv/article/download/890/919
Álvarez Gómez, G., Viteri Moya, J., Estupiñán Ricardo, J., y Viteri Sánchez, C. (2021). La formación continua de los docentes de la educación superior como sustento del modelo pedagógico. Revista Conrado, 17(S1), 431-439. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1800
Asamblea Nacional del Poder Popular. (2020). Ley No. 116, Código de Trabajo del 2020. Por la que se dicta el Código de Trabajo en la República de Cuba. https://www.gacetaoficial.gob.cu/es/ley-no-116-codigo-de-trabajo
Bernaza Rodríguez, G. J., Aparicio Suárez, J. L., de la Paz Martínez, E., Torres Alfonso, A. M., y Alfonso Manzanet, J. E. (2020). La educación de posgrado ante el nuevo escenario generado por la COVID-19. Educación Médica Superior, 34(4). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412020000400015
Cuenca Ibañez, D., Rodríguez Mastrapa, R., y Otero Góngora, Y. (2021). La preparación para el empleo de los profesionales de la educación. Revista Transdiciplinaria de Estudios Sociales y Tecnológicos, 1(3), 20-25. https://revista.excedinter.com/index.php/rtest/article/download/23/21
Fuentes, C. H. C. (2022). Pedagogía y didáctica en la Educación Superior. Digital Primera Edición, junio/2022.
Galarza Salazar, F. M. (2021). Evaluación formativa: revisión sistemática, conceptos, autorregulación y educación en línea: Array. Maestro y Sociedad, 18(2), 707-720. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/download/5368/4997
Horruitiner, S. P. (2020). La universidad cubana: el modelo de formación. Universitaria Cubana.
Mengana Osorio, I., y Guibo Silva, A. (2022). Acercamiento a la preparación para el empleo de los profesionales en el proceso de formación continua. Revista Científica Especializada en Ciencias de la Cultura Física y del Deporte, 19(53), 155-163. https://repositorio.uho.edu.cu/xmlui/bitstream/handle/uho/9146/Vol.%2019,%20No.%2053,%20julio-septiembre%202022,%20pp.141-148.pdf?sequence=1
Naranjo Saunders, Y. (2020). Nueva lógica de gestión formativa permanente. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 12(5). https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/download/723/704
Pérez Cruz, O. A., y Pinto Pérez, R. (2020). Determinantes de la inserción laboral en egresados universitarios en México. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 11(21). https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-74672020000200127&script=sci_arttext
Ramos Banteurt, A. A., Blanch Milhet, M. N., y Bicet Dorzón, O. (2023). Acciones formativas en la preparación para el empleo: vínculo entidades laborales-universidad. EduSol, 23(83), 96-107. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-80912023000200096&lng=es&tlng=es
Suárez Jorge, A., López Collazo, Z. S., y Aguilar Aguilera, M. J. (2022). La alfabetización informacional en la preparación para el empleo de ingenieros en Ciencias Informáticas. Referencia Pedagógica, 10(1), 90-104. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2308-30422022000100090
Valdés Ruiz, A. E., Cruz Cruz, C. L., y Paredes Pulido, J. N. (2022). Diseño de la etapa de Preparación para el empleo del Licenciado en Educación Preescolar. EduSol, 22(78), 141-156. http://scielo.sld.cu/pdf/eds/v22n78/1729-8091-eds-22-78-141.pdf
Valdez Valdez, L. S., Sánchez Uscamayta, J. O., y Lescano López, G. S. (2023). Evaluación formativa: retroalimentación, estrategias e instrumentos. Revista Educación, 47(2), 794-812. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S221526442023000200794&script=sci_arttext
Vázquez Pérez. E. D. (2023). Teoría de sistemas: De Ludwig von Bertalanffy a Niklas Luhmann: From Ludwig von Bertalanffy to Niklas Luhmann. Miradas, 18(1), 195-206. https://revistas.utp.edu.co/index.php/miradas/article/download/25276/17107