Critérios atualizados sobre metodologia de pesquisa educacional: uma abordagem bibliográfica
Main Article Content
Resumo
No quadro da complexidade da realidade atual, os profissionais universitários devem ser capazes de fazer da investigação uma ferramenta essencial como líderes nos processos sociais. O objetivo foi avaliar critérios atualizados de diversos autores sobre elementos da metodologia de pesquisa educacional. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa, foram aplicados diversos métodos como a revisão bibliográfica exaustiva para acesso a um conjunto de fontes em plataformas digitais como Scielo, Latindex e Scopus e privilegiou-se a consulta de artigos em revistas de impacto. A concepção da pesquisa documental possibilitou aplicar a estratégia de coleta de informações bibliográficas para posterior análise de conteúdo com a utilização de arquivos bibliográficos e arquivos de conteúdo. Os principais resultados permitiram afirmar que a atualização dos temas da investigação educacional e da sua metodologia é um interesse marcante entre aqueles que refletem por escrito as suas ideias sobre este importante campo das ciências sociais. A leitura dos textos consultados permitiu compreender que a realidade mutável do fato educacional implica constantes modificações na perspectiva científica a partir da investigação dos problemas educacionais. As principais conclusões mostraram a necessidade de constante atualização nos temas da metodologia da pesquisa educacional, a partir de sua concepção como ciência social em constante transformação.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Álvarez, C. E. M., & Jiménez, J. C. (2001). Metodología de la Investigación. McGraw-Hill, México. ISBN 9701033663. https://pure.urosario.edu.co/en/publications/metodolog%C3%ADa-de-la-investigaci%C3%B3n
Arias Gonzáles, J. L., & Covinos Gallardo, M. (2021). Diseño y metodología de la investigación. Academia. https://www.academia.edu/69037546/Arias_Covinos_Dise%C3%B1o_y_metodologia_de_la_investigacion_1_
Ávila, H. F., González, M. M., & Licea, S. M. (2020). La entrevista y la encuesta: ¿métodos o técnicas de indagación empírica? Didasc@ lia: didáctica y educación, 11(3), 62-79. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/992
Bautista, N. P. (2022). Proceso de la investigación cualitativa: epistemología, metodología y aplicaciones. Editorial El Manual Moderno. https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=yr2CEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT13&dq=investigaci%C3%B3n+2022&ots=1yM5o_NVFo&sig=czi2XjA3piSMgEDoY5gT2aVI -lg#v=onepage&q=investigaci%C3%B3n%202022&f=false
Carhuancho Mendoza, I. M., Sicheri Monteverde, L., Nolazco Labajos, F. A., Guerrero Bejarano, M. A., & Casana Jara, K. M. (2019). Metodología de la investigación holística . Ecuador: GUAYAQUIL/UIDE/2019. https://repositorio.uide.edu.ec/handle/37000/3893
de la Orden Hoz, A. (1989). Investigación cuantitativa y medida en educación. Bordón: Revista de pedagogía, 41(2), 217-236. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=54287
Real Academia Española (2021). Diccionario de la lengua española. Real Academia Española https://dle.rae.es/investigar%20?m=form
Espinoza Freire, E. E., & Calva Nagua, D. X. (2020). La ética en las investigaciones educativas. Revista Universidad y Sociedad, 12(4), 333-340. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s2218-36202020000400333
Falcón, A. L., & Serpa, G. R. (2021). Acerca de los métodos teóricos y empíricos de investigación: significación para la investigación educativa. Revista Conrado, 17(S3), 22-31. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2133
Fontaines-Ruiz, T., Maza-Cordova, J., & Pirela, J. (2020). Tendencias en investigación. Secretaria de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación (Senescyt - Ecua-
dor). y la Organización de Estados Iberoamericanos (OEI Sede Ecuador), ISBN: 978-9942-8772-1-5. https://www.researchgate.net/profile/Francisco-Martinez-Ortega/publication/342601242_El_diario_de_campo_aportaciones_desde_la_didactica_de_la_investigacion_educativa/links/5efcb18192851c52d60cc86d/El-diario-de-campo-aportaciones-desde-la-didactica-de-la-investigacion-educativa.pdf
García-González, J. R., & Sánchez-Sánchez, P. A. (2020). Diseño teórico de la investigación: instrucciones metodológicas para el desarrollo de propuestas y proyectos de investigación científica. Información tecnológica, 31(6), 159-170.
González Rivera, P. L. (2022a). Educación en situaciones de crisis, pedagogías emergentes y estrategias docentes. Mendive. Revista de Educación, 20(2), 692-701. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2246
González Rivera, P. L. (2022b). Estrategia de capacitación profesoral activa y formación profesional pedagógica. Mendive. Revista de Educación, 20(4), 1109-1122. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3091
Gutiérrez, E. J. D. (2020). Otra investigación educativa posible: investigación-acción participativa dialógica e inclusiva. Márgenes: Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 1(1), 115-128. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7246043
Guzmán, V. (2021). El método cualitativo y su aporte a la investigación en las ciencias sociales. Gestionar: revista de empresa y gobierno, 1(4), 19-31. http://revistagestionar.com/index.php/rg/article/view/17
Hernán-García, M., Lineros-González, C., & Ruiz-Azarola, A. (2022). Cómo adaptar una investigación cualitativa a contextos de confinamiento. Gaceta sanitaria, 35, 298-301. https://www.scielosp.org/article/gs/2021.v35n3/298-301/es/
Hernández Mendoza, S., & Duana Avila , D. (2020). Técnicas e instrumentos de recolección de datos. Boletín Científico De Las Ciencias Económico Administrativas Del ICEA, 9(17), 51-53. https://doi.org/10.29057/icea.v9i17.6019
Iglesias, M. E. (2021). Metodología de la investigación científica: diseño y elaboración de protocolos y proyectos (Vol. 9). Noveduc. https://books.google.com.mx/books?id=z39EEAAAQBAJ&dq=metodolog%C3%ACa+de+la+investigaci%C3%B2n+educativa++2021&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
Latorre, A., Del Rincón, D., & Arnal, J. (2021). Bases metodológicas de la investigación educativa. Ediciones experiencia. https://books.google.com.mx/books?id=ZF4wEAAAQBAJ&dq=metodolog%C3%ACa+de+la+investigaci%C3%B2n+educativa++2021&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
Maturrano, E. F. L. (2021). El fichaje de investigación como estrategia para la formación de competencias investigativas. EDUCARE ET COMUNICARE: Revista de investigación de la Facultad de Humanidades, 9(1), 67-77. https://revistas.usat.edu.pe/index.php/educare/article/view/594
Nieto Bravo, J. A., Moncada Guzmán, C. J., Calneggia, M. I., Arnoletto, A., Lucchese, M., Klinger Aguirre, A., & Pinto López, C. A. (2022). Investigación narrativa en educación: reflexiones metodológicas. Repositorio Insitucional Universidad Santo Tomás: Colombia. https://repository.usta.edu.co/handle/11634/44755
Pereyra, L. E. (Ed.). (2020). Metodología de la investigación. Klik. https://books.google.com.mx/books?id=x9s6EAAAQBAJ&dq=metodolog%C3%ACa+de+la+investigaci%C3%B2n+educativa++2020&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
Piza Burgos, N. D., Amaiquema Márquez, F. A., & Beltrán Baquerizo, G. E. (2019). Métodos y técnicas en la investigación cualitativa. Algunas precisiones necesarias. Conrado, 15(70), 455-459. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1990-86442019000500455&script=sci_arttext&tlng=pt
Real Academia Española (2021). Diccionario de la lengua española. España: RAE. https://dle.rae.es/investigar%20?m=form
Rojas, V. M. N. (2021). Metodología de la Investigación: diseño, ejecución e informe. Ediciones de la U. https://books.google.com.mx/books?id=WCwaEAAAQBAJ&dq=metodolog%C3%ACa+de+la+investigaci%C3%B2n+educativa++2021&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
Salcedo, R. A. S., & Delgado, E. C. (2021). Selección de lecturas de metodología de la investigación educativa. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Zapana Calderón, R. F. (2006). Metodología de la Investigación. Repositorio Bibliolatino. http://aplicaciones.bibliolatino.com/handle/bibliolatino/763
UNESCO (2017). Recomendación sobre la Ciencia y los Investigadores Científicos. UNESCO. http://portal.unesco.org/es/ev.php-URL_ID=49455&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html