A disciplina História do mundo contemporâneo no pré-universitário

Main Article Content

Jhoannis Jacinto Rodríguez Avalos
Anairis Atalís Santa Cruz
Leonardo Ramón Marín LLaver
Eduardo Rafael Águila Turiño

Resumo

A política educacional cubana está focada num processo de transformações para o seu aperfeiçoamento, onde ocorrem mudanças curriculares em diferentes níveis. A aplicação de programas de estudo enfrenta o desafio de aplicar uma nova concepção de tratamento de conteúdos a partir de uma didática desenvolvimentista. O objetivo deste artigo é socializar a melhoria na prática de ensino da disciplina História do Mundo Contemporâneo no nível pré-universitário. O resultado apresentado baseou-se no estudo teórico e na sistematização de experiências vividas sobre como foi concebido o processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo esta disciplina e as possibilidades de ser aperfeiçoado, a partir do diagnóstico. O contexto educacional no qual o estudo foi realizado foi o Instituto Pré-Universitário Urbano "Eduardo García Delgado", município de Trinidad, província de Sancti Spíritus. Seguiu-se uma metodologia essencialmente qualitativa, onde foram utilizados os métodos teóricos de análise-síntese e indutivo-dedutivo e os métodos empíricos de revisão documental, sistematização de experiências, inquérito e entrevista. Os resultados obtidos permitiram-nos chegar à conclusão de que, com a aplicação das estratégias de ensino desenvolvimental, baseadas no diagnóstico que considerou as potencialidades e deficiências, foi possível cumprir os objetivos da referida disciplina, para que os alunos compreendessem a história histórica contemporânea. processos, fenómenos e acontecimentos de forma abrangente, a partir de uma visão económica, social, política, filosófica e cultural, para os avaliar criticamente e assumir uma posição revolucionária relativamente às suas manifestações concretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Rodríguez Avalos, J. J., Atalís Santa Cruz, A., Marín LLaver, L. R., & Águila Turiño, E. R. (2023). A disciplina História do mundo contemporâneo no pré-universitário. Mendive. Revista Educação, 22(1), e3566. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3566
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Jhoannis Jacinto Rodríguez Avalos, Instituto Pré-Universitário Urbano "Eduardo García Delgado". Cuba

Licenciado en Educación. Especialidad Marxismo-Leninismo e Historia.Profesor de Historia del mundo contemporáneo ¨IPU Eduardo García Delgado¨.Trinidad.Doctorando en Ciencias de la Educación. Docente Especialista Principal del MINED. Profesor Instructor de la Universidad de Sancti Spíritus ¨José Martí Pérez¨.

Anairis Atalís Santa Cruz, Universidade de Sancti Spíritus "¨José Martí Pérez¨". Cuba

Doctora en Ciencias Pedagógicas.Vicedecana de la Facultad de Ciencias Pedagógicas  de la Universidad de Sancti Spíritus ¨José Martí Pérez¨.Profesor Titular.

Leonardo Ramón Marín LLaver, Universidad Técnica de Manabí. Ecuador.

Doctor en Ciencias Pedagógicas.Profesor de la Universidad Técnica de Manabí. Ecuador.Profesor Titular.

Eduardo Rafael Águila Turiño, Centro Universitário Municipal "Julio Antonio Mella". Trinidad. Cuba

Máster en Ciencias de la Educación. Director del Centro Universitario Municipal "Julio Antonio Mella". Trinidad. Profesor Auxiliar.

Referências

Bernal, L. y Pérez, A. (2023). Conciencia histórica y proceso de enseñanza aprendizaje de la historia. Una revisión necesaria. Debates por la historia. XI(1). 85-113.

Dávila, Y., Robaina, M. y López, Z. (2019). La historia universal mediante la obra martiana en el tercer perfeccionamiento de la educación cubana. Revista Varona (68), 2019.

Echevarría, I. (2013). La selección y uso de las fuentes del conocimiento para la enseñanza de la historia universal contemporánea en la formación pedagógica de los especialistas. Revista Varela, 2(35)

Espinoza, E., Samaniego, R., Verónica, G. y Vélez, E. (2020). La metodología cooperativa para el aprendizaje. Universidad técnica de Machala. Publicaciones, 50(2), 41-58.

Hernández, G.P., Díaz, B. y Guevara, J. (2014). Propuesta didáctica para la motivación por la Historia desde las actividades extraclases en el Preuniversitario. (Parte II). Revista Conrado, 10(44), 54-60.

Jara, O. (2018). La sistematización de experiencias: prácticas y teoría para otros mundos posibles. Bogotá, Colombia. Editorial Fundación Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano CINDE. 1ra Ed, 258

Lama, E. y González, N. (2019). La Historia Universal en el Tercer Perfeccionamiento de la Educación Cubana. Revista Varona (70), 2020.

Loredo, D. y Lama, E. (2022) ¿Cómo contribuir a la Educación Ciudadana desde la Historia Universal en la formación docente de la carrera de Marxismo Leninismo Historia? Órbita Científica, 28(119).

Palacios Quezada, J. B. y Barrero Serrano, G. I. (2021). Breve análisis de los métodos empleados en la enseñanza de la historia en educación básica. Revista Sociedad & Tecnología, 4(1), 65-73.

Pantoja Suárez, P. T. (2017). Enseñar Historia, un reto entre la didáctica y la disciplina: reflexión desde la formación de docentes de ciencias sociales en Colombia. Diálogo Andino (53) P. 59-71

Prats, J. y Santacana, J. (2014). Por qué y para qué enseñar Historia. En Prats, J. (coord.). Didáctica de la Geografía y la Historia (pp. 13-27). Barcelona: Graó.

Reyes, J. (2022). Reflexiones sobre la didáctica de la Historia y las Ciencias Sociales en el siglo XXI, Editorial Académica Universitaria, Las Tunas, Cuba.

Sánchez Agustí, M. (2011). Ciudadanía y enseñanza de la historia. Resultados de una intervención en la formación de maestros. Didáctica de las ciencias experimentales y sociales. (25), 3-15

Santisteban Fernández, A. (2019). La enseñanza de las ciencias sociales a partir de problemas sociales o temas controvertidos: estado de la cuestión y resultados de una investigación. El futuro del pasado, (10), 2019, pp. 57-79

Valdés, D.M. (2018). Uso del cine en la enseñanza de la historia. EduSol 18 (63).

Zilberstein, J. y Olmedo, S. (2014) Las estrategias de aprendizaje desde una didáctica desarrolladora. Revista Atenas, 3(27).

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.