Autogestão do conhecimento no Bacharelado em Educação, especialidade Literatura Espanhola: estudo histórico

Main Article Content

Adaymí González Valdés
Débora Mainegra Fernández
Marislay García Cruz

Resumo

O objetivo do artigo é realizar uma análise do planejamento do processo didático de autogestão do conhecimento nos planos de estudos pelos quais passou a carreira de Bacharel em Educação, especialidade em Literatura Espanhola, desde seu surgimento em Cuba como parte da formação pedagógica superior profissional. Para tanto, utilizaram-se métodos teóricos como histórico-lógico e indução-dedução e métodos empíricos como análise bibliográfica, que permitiram constatar que o processo didático de autogestão do conhecimento não foi suficientemente fortalecido ao longo dos anos no diferentes planos de estudos e programas concebidos para esta carreira, o que tem tornado impossível aos alunos utilizar diferentes técnicas de estudo para assimilar a informação contida na bibliografia, realizar variadas pesquisas com uma abordagem profissional e aplicar de forma independente e criativa os seus conhecimentos linguísticos e literários em seu trabalho pré-profissional. Conclui-se que esta carência tem impedido os licenciados de demonstrarem nos seus modos de atuação as competências profissionais e qualidades distintivas de independência cognitiva próprias de um bom professor da disciplina de Literatura Espanhola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
González Valdés, A., Mainegra Fernández, D., & García Cruz, M. (2021). Autogestão do conhecimento no Bacharelado em Educação, especialidade Literatura Espanhola: estudo histórico. Mendive. Revista Educação, 19(4), 1142–1154. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2682
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Débora Mainegra Fernández, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Máster en Didáctica del Español-Literatura. Licenciada en Educación.

Referências

Calcines, M. E., Valdés, J. R. y Monteagudo, R. (2017). La autogestión del conocimiento: ¿una meta inalcanzable? EDUMECENTRO, 9(2). (p.227). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742017000200018

Carosio, N. L. (2014). Autogestión del conocimiento. CREAD: Argentina. (p.1). Disponible en: https://www.creadargentina.com.ar

Fabila, A. M., Pérez-Morales, F. L. y Castillo-Guzmán, R. (2017). Autogestión del conocimiento desde los grupos de investigación. Revista Electrónica sobre Cuerpos Académicos y Grupos de Investigación. Universidad Juárez Autónoma de Tabasco. 4(8). (p.15-16). Disponible en: https://www.cagi.org.mx/index.php/CAGI/article/view/136

Heredia, M. (2016). La autogestión del conocimiento de estudiantes universitarios. Revista electrónica Maestro y Sociedad. Universidad de Oriente. Cuba. Número especial (2). (p.96). Disponible en: https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/1779

Ministerio de Educación Superior. (2010). Plan de Estudio D para la Carrera Licenciatura en Educación en Español-Literatura. MES: La Habana, Cuba.

Ministerio de Educación Superior. (2016). Plan de Estudio E de la Carrera: Licenciatura en Educación Español-Literatura. MES: La Habana, Cuba. (pp.4-44). Disponible en: https://www.mes.gob.cu

Ministerio de Educación. (1990). Licenciatura en Educación Carrera Español-Literatura. Plan de Estudio C. MES: La Habana, Cuba. (pp.49-73).

Rojas, H. G. y Roa, V. A. (2017). Modelo de autogestión del conocimiento para la productividad de las empresas de menor tamaño en la era del conocimiento. Ureus Tecnología Multimedia e Informática Ltda. Universidad de Santiago de Chile. (p.8). Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/322103139

Sayago, A. (2016). Entornos virtuales de aprendizaje: gestión del conocimiento académico. Escenarios de aprendizaje basados en TIC. Universidad Católica de Salta. (p.3020). Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6014548

Solórzano, E., Aranda, B. L. y Heredia, M. (2020). La gestión del conocimiento como nodo formativo de estudiantes y docentes de la educación. Revista Didasc@lia: D&E. Cuba. (pp. 57-58, 60-64). Disponible en: http://revistas.ult.edu.cu

Tunnermann-Bernheim, C. (1996). La educación superior en el umbral del siglo XXI. Disponible en: http://www.enriquebolanos.org

Zaez-Juara, B., Diéguez-Batista, R. y Quintana-Bernabé, N. (2020). La autogestión del conocimiento científico en los estudiantes de Licenciatura en Contabilidad y Finanzas. Educación y Sociedad. Cuba. 18(1). (p. 32). Disponible en: http://revistas.unica.cu

Zaez, B., Quintana, N., Santiesteban, C., Server, M. y Cruz, E. (2008). La autogestión del conocimiento en la integración de las Ciencias Sociales con el uso de las TICs. Universidad 2008. 6to Congreso Internacional de Educación Superior. (p.3).

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >> 

Artigos Similares

1 2 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.