Sistema de atividades extraclasses para contribuir para o processo de orientação profissional pedagógica na educação pré-universitária

Main Article Content

Lázara Raymelys Martínez Hernández
Isbel Barrera Cabrera

Resumo

O artigo faz parte do projeto de investigação intitulado: "Orientação vocacional e profissional no ensino básico e secundário superior", em correspondência com as necessidades do desenvolvimento local em Pinar del Río. O seu objectivo era elaborar um sistema de atividades extraclasse que contribuísse para o processo de orientação profissional pedagógica nos estudantes pré-universitários do município de Pinar del Río. Trata-se de uma investigação experimental, nas suas variantes pré-experimentadas, em que o método dialético-materialista foi assumido como uma base metodológica, que sustentou a utilização de métodos do nível teórico, utilizados na determinação das referências teóricas; foram utilizados métodos do nível empírico, que como um todo permitiram verificar o estado inicial do problema. No processamento da informação, foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas. O sistema de atividades extracurriculares baseia-se num sistema de princípios, com base no qual as atividades extracurriculares e extraescolares são desenvolvidas para modelar o processo de orientação profissional pedagógica. A sua implementação na prática permitiu obter um processo mais organizado, sistemático e sistémico, onde o trabalho conjunto dos professores da classe, permitiu aos alunos apropriarem-se dos conteúdos relacionados com a profissão pedagógica e o trabalho do professor, despertando interesses e motivações para as carreiras pedagógicas, o que demonstra a validade da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Martínez Hernández, L. R., & Barrera Cabrera, I. (2021). Sistema de atividades extraclasses para contribuir para o processo de orientação profissional pedagógica na educação pré-universitária. Mendive. Revista Educação, 19(1), 227–245. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2125
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Lázara Raymelys Martínez Hernández, Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca

Profesora de la Disciplina Matemática de la Facultad de Educación Media. Profesora instructora. Master en Ciencias de la Educación.

Isbel Barrera Cabrera, Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca

Departamento Formación Pedagógica General. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Especialista en Docencia en Psicopedagogía. Profesor Auxiliar


Referências

Almeyda, A., y García, A. (2019). Elección Profesional: referentes para la comprensión de sus dinámicas actuales en Cuba. Revista Cubana de Educación Superior, 38(4). http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/337

Barrera, I., Reyes, A, C., y Cueto, R, C. (2018). Estrategia de orientación profesional pedagógica con enfoque grupal para el desarrollo de intereses profesionales pedagógicos. Mendive. Revista de Educación, 16(4), 517-548. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1421

Blanco, A. (2001). Introducción a la Sociología de la Educación. Instituto Superior Pedagógico "Enrique José Varona". Ciudad de la Habana: Pueblo y Educación.

Cancio, E. (2019). Estrategia con enfoque multifactorial para la orientación profesional pedagógica. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, 7(3), 45-59.

Caro, Y., Cueto, R., y Sánchez, S. (2019). Hacia el enfoque familiar de la orientación profesional pedagógica. Mendive. Revista de Educación, 17(1), 69-83. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1475

Cedeño, M. A., Palma, M. A., y Echeverría, L. O. (2019). La orientación profesional hacia carreras pedagógicas una tarea docente impostergable. Órbita Científica, 25(109), 1-10.

Chávez, J. A., y Pérez, L. (2015). Fundamentos de pedagogía general. Parte I. Texto para la carrera Pedagogía Psicología. La Habana: Pueblo y Educación.

Cueto, R., Barrera, I., y Piñera, Y. C. (2016). Un estudio pedagógico sobre la orientación profesional vocacional pedagógica con enfoque multifactorial. Mendive. Revista de Educación, 14(3), 227-236. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/812

Gabasa, M. P. (1992). Orientando se educa y educando se orienta. Revista Comunidad Educativa, (197), Madrid, España.

Hernández, J. R., Becalli, L. E., y Rouco, D. (2018). Claves para el perfeccionamiento de la labor de orientación profesional pedagógica. Atenas. Revista Científico Metodológica, 3(43), 129-144.

Inocêncio, A. (2016). Modelo pedagógico para la orientación profesional de los estudiantes en los primeros años de formación pedagógica superior en Angola. Revista EduSol, 16(56), 167-181.

Lenin, V. I. (1964). Cuadernos Filosóficos. La Habana: Política

Lorences, J. (2009). El sistema como resultado científico de la investigación educativa. En: De Armas, N., Rodríguez, M.A., Rodríguez, A., Figueras, E., Pino, R.E., Pérez, S.D. Lorences, J., Marimón, J.A., y Guelmes, E.L. Los resultados científicos como aportes de la investigación educativa (pp. 41 - 50) Universidad de Ciencias Pedagógicas "Félix Varela". Villa Clara. Material digitalizado.

Martínez de Osaba, C, R., Paula, C, M., y Hernández-Cruz, R. A. (2020). La profesionalidad en la orientación profesional hacia la carrera licenciatura en Educación. Física en la educación preuniversitaria. Mendive. Revista de Educación, 18(3), 541-558. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1966

Merino, A. (2016). Fundamentos sobre la Orientación Profesional actual en la construcción de proyectos académico-profesionales. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 13(31), 37-41.

Pérez, P. (2017). El proceso de orientación profesional hacia las especialidades agropecuarias para los estudiantes del nivel preuniversitario. Mendive. Revista de Educación, 15(2), 184-193. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1086

Pino, J. L., Manzano, R., González, M. C., y McPherson, M. (2009). Orientación profesional pedagógica; su inserción en el proceso docente educativo del centro escolar. La Habana: Ministerio de Educación, IX Seminario Nacional a Educadores.

Rojas, A. L., Torres, L. C., y Pérez, M. A. (2020). El proceso de orientación hacia la carrera, desde el rol del psicopedagogo en la institución educativa. Revista Conrado, 16(73), 35-40.

Sagardoy, J. (1992). Orientar; sólo eso. Revista Comunidad Educativa, (197), Madrid, España.

Valido, T. T., Cueto, R. N., y Piñera, Y. C. (2017). Hacia el enfoque artístico de la Orientación Profesional Pedagógica. Mendive. Revista de Educación, 15(3), 327-341. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1156

Velázquez, K. y Hernández, L. (2020). La formación vocacional y orientación profesional pedagógica: prioridad en las Escuelas Pedagógicas. Luz. 19 (3), 131-140.

Vigotski, L. S. (1987). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. La Habana: Científico Técnica.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)