Guia metodológico para a implantação do modelo de gestão para a internacionalização do currículo

Main Article Content

Mirian Camejo Puentes
María Elena Fernández Hernández
Mercedes Camejo Puentes

Resumo

Na Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca", como no contexto da América Latina e das Caraíbas, a internacionalização do currículo continua a ser a ação que menos progressos faz, como aspecto substantivo da Estratégia de Mestrado para a Internacionalização Universitária. A este respeito, foi desenvolvido e implementado na Faculdade de Educação Infantil um modelo de gestão da internacionalização do currículo do ponto de vista metodológico, que é o resultado científico do projeto de investigação "Melhoria do sistema de gestão dos processos do departamento de ensino". Com o objetivo de contribuir para a sua implementação efetiva, foi concebido um Guia Metodológico, cuja apresentação é o objetivo deste artigo, que permite a realização de um trabalho metodológico, tanto individual como coletivo, dos professores que participam na implementação total ou parcial do modelo. Para a sua concepção, foram aplicados os seguintes métodos: histórico-lógico, analítico-síntese, indutivo-dedutivo, revisão documental, entrevista em grupo, modelação, critérios sistémico-estruturais e periciais. Um ano após a aplicação do Guia Metodológico na Faculdade de Educação da Primeira Infância, foram obtidos resultados encorajadores que levaram à internacionalização do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Camejo Puentes, M., Fernández Hernández, M. E., & Camejo Puentes, M. (2020). Guia metodológico para a implantação do modelo de gestão para a internacionalização do currículo. Mendive. Revista Educação, 18(4), 808–823. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2035
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Mirian Camejo Puentes, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Dirección de Relaciones Internacionales

Metodóloga-

María Elena Fernández Hernández, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Dirección de Relaciones Internacionales

Directora

Mercedes Camejo Puentes, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Departamento de Educación Primaria

Profesora

Referências

Arango, A. y Acuña, L. (2018). La internacionalización del currículo y su relación con las condiciones de calidad en los programas académicos de educación superior para la obtención de registro calificado. Revista ObiES, 2, 35-49.

Botero, L.H. y Bolívar, M.C. (2015). Guías para la internacionalización de la educación superior. Gestión de la internacionalización. Bogotá: MINE­ DUCACIÓN, 16-36.

Gacel-Ávila, J. (2009). Marco teórico: modelo de oficinas de relaciones internacionales. En G.Bernácer (Ed.), Casos prácticos para la gestión de la internacionalización en universidades. Alicante: Oficina de Gestión de Proyectos Internacionales de la Universidad de Alicante y Red SAFIRO, 6-32.

Gacel-Ávila, J. (2018). Educación superior, internacionalización e integración en América

Latina y el Caribe en Tendencias de la educación superior en América Latina y el Caribe 2018 / Coordinado por Pedro Henríquez Guajardo. Caracas: UNESCO – IESALC

y Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba. Argentina.

Gacel-Ávila, J. y Rodríguez-Rodríguez, S. (2018). Internacionalización de la educación superior en América Latina y el Caribe. Un balance. México: Universidad de Guadalajara, UNESCO-IESALC, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 43-126.

Knight, J. (1994). Internationalization: Elements and Checkpoints. Ottawa: Oficina de Canadá para la Cooperación Internacional, 4-15.

Knight, J. (2008). Higher Education in Turmoil. The Changing World of lnternationalization. Róterdam: Sense Publishers, 16-36.

Leask, B. (2016). ¨Internacionalización del currículo y todo el aprendizaje de los estudiantes¨

Universidad La Trobe: Melbourne, Australia. 2016.

Madera L.I. (2018). Educación y desarrollo sostenible al 2030: internacionalización de la formación Docente en América Latina y el Caribe en Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. Balance regional y prospectiva / Coordinado por Jocelyne Gacel-Ávila. Caracas: UNESCO – IESALC y Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 89-110.

Ministerio de Educación Superior (2018). Reglamento de trabajo docente y Metodológico de la educación superior en Cuba. La Habana: MES, 5-26.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)