Análise das tendências em gestão de extensão universitária a partir do departamento de docência

Main Article Content

Osmani Alvarez Bencomo
Taymi Breijo Worosz
Mercedes González Fernández-Larrea

Resumo

A gestão da extensão universitária em diferentes níveis e estruturas organizacionais é hoje um tema amplamente discutido. O artigo parte de um estudo do enquadramento teórico e contextual deste processo no departamento de ensino, no contexto da Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saiz Montes de Oca". O objetivo foi determinar as principais tendências da gestão da extensão universitária no departamento de ensino. O método dialético-materialista serviu como ponto de partida para a utilização de outros métodos teóricos como o histórico-lógico, a revisão documental, a sistematização e a abordagem sistêmica, bem como um conjunto de métodos empíricos entre os quais foram encontrados a entrevista, o inquérito e o experiencial. Os principais resultados assumem uma série de tendências e premissas essenciais a partir de uma perspectiva sistêmica, integradora e dinâmica que contribuem para a melhoria da gestão extensionista no departamento de ensino e sua influência essencial na formação do perfil profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Alvarez Bencomo, O., Breijo Worosz, T., & González Fernández-Larrea, M. (2020). Análise das tendências em gestão de extensão universitária a partir do departamento de docência. Mendive. Revista Educação, 18(2), 379–393. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1928
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Osmani Alvarez Bencomo, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Vicerrectoría de Extensión Universitaria y Relaciones Internacionales

Taymi Breijo Worosz, CECE-PRI de la UPR

Dra. Ciencias en Ciencias Pedagógicas, profesora

Mercedes González Fernández-Larrea, CEPES

Profesora del CEPES-UH Dra.C

Referências

Alarcón, R. (2016). Universidad innovadora por un desarrollo humano sostenible: mirando al 2030". Conferencia inaugural, 10mo Congreso Internacional de Educación Superior. Universidad 2016. Ministerio de Educación Superior de Cuba: La Habana. Cuba. p 4.

Cano, T. (2016). Modelos de extensión universitaria en las universidades latinoamericanas en el siglo XXI: tendencias y controversias. Núm. 67, p.7.

Cedeño, J. (2012). Tendencias del proceso de gestión de la Extensión Universitaria y su impacto cultural. Rev. Humanidades Médicas, 12(3), 499-514.

Freire, P. (1973). ¿Extensión o Comunicación? La concientización en el medio rural. Siglo XXI. Colecciones. S. A.: Buenos Aires. p.15

González, G. R. & González, M. (2003). Extensión universitaria: principales tendencias en su evolución y desarrollo. Revista Cubana de Educación Superior, 23(1): 15-26.

González, G. R. & González, M. (2004). Libro Extensión opción viable en el contexto educativo contemporáneo. Editorial Colección autores Serie Formación: Colombia, p. 23,43

Maldonado, A.V. y Ramón, S.E. (2015). Una perspectiva de evaluación de la calidad de la extensión universitaria. Rev. Universidad y Sociedad. 7(1), 51-56.

Menéndez, G. (2000). Desarrollo y conceptualización de la extensión universitaria. Monografía. Universidad Nacional del Litoral: Argentina, p.56.

Ministerio de Educación Superior (1983). Resolución Ministerial 172. La Habana, Cuba: MES

Ministerio de Educación Superior (1986). Resolución Ministerial 187. La Habana, Cuba: MES

Ministerio de Educación Superior (2006). Reglamento para la aplicación de las categorías docentes de la Educación Superior . La Habana, Cuba: MES

Ministerio de Educación Superior (2016). Documento base para el diseño de los planes de estudio E. La Habana, Cuba: MES

Rojas, A. (2018). Concepción pedagógica del proceso de formación del estudiante universitario para la labor extensionista. Universidad y Sociedad, 10(3), 3

Saborido, J. R. (2020). Universidad y desarrollo sostenible. Visión desde Cuba. Conferencia inaugural. 12 Congreso Internacional Universidad 2020. Ministerio de Educación Superior de Cuba. Ediciones MES: La Habana. Cuba, p.8.

Santos R, (2019). Indicadores para la autoevaluación de la calidad del proceso de extensión universitaria. Rev Hum Med., 19(3).

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 

Artigos Similares

1 2 3 4 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.