O objeto de estudo da perspectiva dos pesquisadores da educação
Main Article Content
Resumo
Este manuscrito apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com pesquisadores da área de educação. Aqui recuperamos uma abordagem que enquadra a conceitualização do Objeto de Estudo, com o propósito de compreendê-lo a partir da perspectiva de cada informante. O método utilizado foi o biográfico-narrativo, a partir de uma epistemologia fenomenológica hermenêutica; os resultados aqui apresentados revelam que o conceito do Objeto de Estudo, que em cada caso acompanha os pesquisadores em sua ação de pesquisa, é elaborado a partir de sua formação, experiência e conhecimento. Conclui-se que cada conceito propõe uma perspectiva, uma visão particular da tarefa de pesquisa e abre caminhos de reflexão para a ação de pesquisa.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Álvarez, G. (2019). Construcción y reconstrucción del objeto de estudio en la investigación educativa. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 3(19), 1-21. https://doi.org/10.15517/aie.v19i3.38795
Bolivar, A, Domingo, J, y Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Editorial La Muralla, S.A. https://books.google.com.cu/books/about/La_investigaci%C3%B3n_biogr%C3%A1fico_narrativa.html?id=qj18AAAACAAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
Bourdieu, P, y Passeron, J. (2009). Los herederos: los estudiantes y la cultura. Siglo XXI Editores. https://books.google.com.cu/books/about/Los_herederos.html?id=VXjiAAAACAAJ&redir_esc=y
Chalmers, A. (1988). ¿Qué es esa cosa llamada ciencia?. Siglo XXI Editores. https://fcen.uncuyo.edu.ar/upload/2000-chalmers-que-es-esa-cosa-llamada-ciencia-3ed.pdf
Dilthey, W. (1949). Introducción a las ciencias del espíritu. En la que se trata de fundamentar el estudio de la sociedad y de la historia. FCE. https://books.google.com.cu/books/about/Introducci%C3%B3n_a_las_ciencias_del_esp%C3%ADri.html?id=7j00AQAAMAAJ&redir_esc=y
Feyerabend, P. (2017). Tratado contra el método. Editorial Tecnos. https://posgrado.unam.mx/musica/lecturas/LecturaIntroduccionInvestigacionMusical/epistemologia/Paul-Feyerabend-Tratado-contra-el-metodo.pdf
Guba, E. y Lincoln, Y. (1990). Paradigmas en competencia en la investigación cualitativa. En Denzin, Norman y Lincoln, Yvonna. Handbook of Qualitative Research. Ca.: Thousand Oaks. https://luisdoubrontg.school.blog/wp-content/uploads/2021/01/guba_lincoln_paradigmas.pdf
Hamelin, D. (1981). La instrucción una actividad intencionada. Narcea. https://www.casadellibro.com/libro-la-instruccion-una-actividad-intencionada/mkt0002187741/3328379
Kreimer, P. (2012). El científico también es un ser humano: la ciencia bajo la lupa. Siglo Veintiuno Editores. https://www.researchgate.net/publication/277249966_El_cientifico_tambien_es_un_ser_humano
Laing, R. (1978), El yo y los otros. FDE. https://books.google.com.cu/books/about/El_yo_y_los_otros.html?id=et8HQwAACAAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
Marx, K. (2008). Contribución a la crítica de la economía política. Siglo XXI Editores. http://www.ugr.es/~lsaez/blog/textos/ideologia/contribucionalacritica_prologo.pdf
Marx, K. (2008). El capital. Tomo I. Siglo XXI Editores. http://www.iunma.edu.ar/doc/MB/lic_historia_mat_bibliografico/Fundamentos%20de%20Econom%C3%ADa%20Pol%C3%ADtica/Marx%20-%20El%20Capital%20-%20Tomo%201.pdf
Navarro, A. (2014). El científico que derrotó a Hitler y otros ensayos sobre historia de la ciencia. Editorial Almuzara. https://books.google.com.cu/books/about/El_cient%C3%ADfico_que_derrot%C3%B3_a_Hitler_y_o.html?id=Z0IUogEACAAJ&redir_esc=y
Olivo, M. (2010). Vendedores ambulantes en el Centro Histórico de la Ciudad de México. Estigmas y aprendizajes en su ocupación. UAM. https://nautilo.iib.unam.mx/Record/000636559
Van Manen, M. (2002). Investigación educativa y experiencia vivida: Ciencia humana para una pedagogía de la acción y la sensibilidad. Idea Books, S.A. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=52958