Envolvimento pedagógico entre escola e comunidade na experiência e na perspectiva de professores da educação básica

Main Article Content

Gabriel Alejandro Álvarez Hernández

Resumo

O presente artigo apresentou os resultados de uma investigação realizada de 2020 a 2022. Foi realizada com professores da educação básica, que também cursam o Mestrado em Educação Básica na Universidade Pedagógica Nacional da Cidade do México; Com os seus testemunhos e histórias, suscitaram a discussão sobre a natureza pedagógica do envolvimento escolar e comunitário, pelo que o objetivo foi compreender este fenómeno e o seu potencial pedagógico nas escolas envolvidas. Metodologicamente, foi um trabalho de paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa, da fenomenologia hermenêutica e foram aplicados questionários e um grupo focal para recolher os dados empíricos que deram forma aos achados aqui apresentados. Os resultados mostram que no envolvimento entre escola e comunidade existem componentes pedagógicos que contribuem para a formação de cada menino e menina, que liderança, comunicação e outros aspectos qualitativos, acompanhados de atividades concretas, promovem uma relação saudável e produtiva para a formação. o corpo discente Conclui com uma reflexão profunda sobre os elementos que permitem a articulação do trabalho educativo entre escola e comunidade e, sobretudo, o centro e interesse pedagógico no futuro das gerações vindouras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Álvarez Hernández, G. A. (2023). Envolvimento pedagógico entre escola e comunidade na experiência e na perspectiva de professores da educação básica. Mendive. Revista Educação, 21(3), e3209. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3209
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Gabriel Alejandro Álvarez Hernández, Instituto de Estudios Superiores de la Ciudad de México "Rosario Castellanos"

Docente Investigador del Instituto de Estudios Superiores de la Ciudad de México "Rosario Castellanos", Miembro del Sistema Nacional de Investigadores (SNI) del Consejo Nacional de Humanidades, Ciencias y Tecnologías (CONAHCYT) en México https://orcid.org/0000-0001-6809-8321

Referências

Bárcena, F., Larrosa, J. y Mèlich, J. (2006). Pensar la educación desde la experiencia. Revista portuguesa de pedagogía (1), 233-259. https://www.researchgate.net/publication/341139192_Pensar_la_educacion_desde_la_experiencia

Bertely, M. (2000). Conociendo nuestras escuelas. Un acercamiento etnográfico a la cultura escolar. Ciudad de México: Ediciones Paidós Ibérica, S. A.

Bolívar, A., Domingo, J. y Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Madrid: Editorial La Muralla S.A.

Bruner, J. (2002). La fábrica de historias: Derecho, literatura, vida. Argentina: FCE.

Contreras, J., Quiles-Fernández, E. y Paredes, A. (2019). Una pedagogía narrativa para la formación del profesorado. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 58-75. doi: https://doi.org/10.24310/mgnmar.v0i0.6624

Gutiérrez, W. (2021). La educación no formal como herramienta para la formación y la participación ciudadana y para el orden territorial. Dialéctica, 18. https://revistas-historico.upel.edu.ve/index.php/dialectica/article/viewFile/9340/5831

Heller, A. (1999). Teoría de los sentimientos. México: Ediciones Coyoacán S.A. de C.V.

Jiménez, I. (2010). La relación familia escuela. Jaén-España: Íttakus, sociedad para la información, S.L.

Larrosa, J. (2003). La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formación. México: FCE.

Mardones, J. y Ursua, N. (1995). Filosofía de las ciencias sociales y humanas. Materiales para una fundamentación científica. México: Fontamara S.A.

Martínez, B. y Niemelä, R. (2010). Formas de implicación de las familias y de la comunidad hacia el éxito educativo. Revista Educación y Pedagogía, (56), 69-77. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9821

Perales, C. (2017). Implicaciones de las relaciones familia-escuela para la convivencia escolar. XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa. COMIE. https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/0946.pdf

Ramírez, D. (2021). La formación ciudadana: Reflexiones desde el tejido social de la ciudadanía mundial. Dialéctica. http://revistas.upel.edu.ve/index.php/dialectica/article /download/9337/5828

SEP. (2017). Aprendizajes Clave para la Educación Integral. Educación prescolar. Ciudad de México: Compañía Editorial Ultra S.A. de C.V.

Ricco, S. y Rebolledo, N. (2010). Educación y comunalidad. Prácticas autonómicas en la Mazateca Alta. Ciudad de México: Universidad Pedagógica Nacional.

Rodríguez, G, Gil, J. y García, E. (1996). Metodología de la investigación cualitativa. Málaga: Ediciones Aljibe, S.L.

Sanz, T., González, M., Hernández, A. y Hernández, H. (2003). Curriculum y formación profesional. La Habana: Departamento de Ediciones e Imprenta ISPJAE - CUJAE.

Skliar, C. y Larrosa, J. (2009). Experiencia y alteridad en educación. Rosario: Homo Sapiens Ediciones.

Suarez, D. (2007). Documentación narrativa de experiencias y viajes pedagógicos. Fascículo 2. ¿Qué es la Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas? Buenos Aires: Instituto Nacional de Formación Docente. Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación Argentina. http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL007974.pdf

Van Manen, M. (1998). El tacto de la enseñanza. El significado de la sensibilidad pedagógica. Barcelona: Ediciones Paidos Ibérica, S.A.

Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida: Ciencia humana para una pedagogía de la acción y la sensibilidad. Barcelona: Idea Books, S.A.

Artigos Similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.