Envolvimento pedagógico entre escola e comunidade na experiência e na perspectiva de professores da educação básica
Main Article Content
Resumo
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Bárcena, F., Larrosa, J. y Mèlich, J. (2006). Pensar la educación desde la experiencia. Revista portuguesa de pedagogía (1), 233-259. https://www.researchgate.net/publication/341139192_Pensar_la_educacion_desde_la_experiencia
Bertely, M. (2000). Conociendo nuestras escuelas. Un acercamiento etnográfico a la cultura escolar. Ciudad de México: Ediciones Paidós Ibérica, S. A.
Bolívar, A., Domingo, J. y Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Madrid: Editorial La Muralla S.A.
Bruner, J. (2002). La fábrica de historias: Derecho, literatura, vida. Argentina: FCE.
Contreras, J., Quiles-Fernández, E. y Paredes, A. (2019). Una pedagogía narrativa para la formación del profesorado. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 58-75. doi: https://doi.org/10.24310/mgnmar.v0i0.6624
Gutiérrez, W. (2021). La educación no formal como herramienta para la formación y la participación ciudadana y para el orden territorial. Dialéctica, 18. https://revistas-historico.upel.edu.ve/index.php/dialectica/article/viewFile/9340/5831
Heller, A. (1999). Teoría de los sentimientos. México: Ediciones Coyoacán S.A. de C.V.
Jiménez, I. (2010). La relación familia escuela. Jaén-España: Íttakus, sociedad para la información, S.L.
Larrosa, J. (2003). La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formación. México: FCE.
Mardones, J. y Ursua, N. (1995). Filosofía de las ciencias sociales y humanas. Materiales para una fundamentación científica. México: Fontamara S.A.
Martínez, B. y Niemelä, R. (2010). Formas de implicación de las familias y de la comunidad hacia el éxito educativo. Revista Educación y Pedagogía, (56), 69-77. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9821
Perales, C. (2017). Implicaciones de las relaciones familia-escuela para la convivencia escolar. XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa. COMIE. https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/0946.pdf
Ramírez, D. (2021). La formación ciudadana: Reflexiones desde el tejido social de la ciudadanía mundial. Dialéctica. http://revistas.upel.edu.ve/index.php/dialectica/article /download/9337/5828
SEP. (2017). Aprendizajes Clave para la Educación Integral. Educación prescolar. Ciudad de México: Compañía Editorial Ultra S.A. de C.V.
Ricco, S. y Rebolledo, N. (2010). Educación y comunalidad. Prácticas autonómicas en la Mazateca Alta. Ciudad de México: Universidad Pedagógica Nacional.
Rodríguez, G, Gil, J. y García, E. (1996). Metodología de la investigación cualitativa. Málaga: Ediciones Aljibe, S.L.
Sanz, T., González, M., Hernández, A. y Hernández, H. (2003). Curriculum y formación profesional. La Habana: Departamento de Ediciones e Imprenta ISPJAE - CUJAE.
Skliar, C. y Larrosa, J. (2009). Experiencia y alteridad en educación. Rosario: Homo Sapiens Ediciones.
Suarez, D. (2007). Documentación narrativa de experiencias y viajes pedagógicos. Fascículo 2. ¿Qué es la Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas? Buenos Aires: Instituto Nacional de Formación Docente. Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación Argentina. http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL007974.pdf
Van Manen, M. (1998). El tacto de la enseñanza. El significado de la sensibilidad pedagógica. Barcelona: Ediciones Paidos Ibérica, S.A.
Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida: Ciencia humana para una pedagogía de la acción y la sensibilidad. Barcelona: Idea Books, S.A.