A prática laboral, um espaço de aprendizagem para o modo de agir criativo na carreira Pedagogia-Psicológica

Main Article Content

Midiel Marcos Mendoza
José Norberto del Valle Marín
Zuyen Fernández Caballero

Resumo

No modelo do profissional da licenciatura em Pedagogia, especialidade Pedagogia-Psicologia, declara-se o modo de atuação profissional, que se expressa durante a realização da prática laboral, como forma essencial de organização no processo ensino-aprendizagem do principal disciplina integradora Treinamento de Trabalho Investigativo. No âmbito da prática laboral investigativa, identificam-se problemas e apresentam-se propostas de soluções, caracterizadas pelo desenho de ações que especificam os indicadores do modo de ação criativo. Por isso surge a pergunta: como utilizar o espaço da prática laboral para a aprendizagem do modo de ação criativo em alunos da carreira de Pedagogia-Psicologia? Neste artigo, declara-se o objetivo: analisar as particularidades da prática laboral como espaço de aprendizagem do modo criativo de ação em estudantes desta carreira. A partir de uma sistematização teórica, assumiu-se um posicionamento quanto aos indicadores do modo de ação criativo e a conformação da prática laboral como cenário de sua aprendizagem. Foi o resultado de uma investigação qualitativa, que utilizou métodos como o inquérito, a análise do produto da atividade e uma escala de autoavaliação para os alunos, bem como a análise documental, complementada por métodos teóricos, como o analítico-sintético e o indutivo-dedutivo. Concluiu-se evidenciando a estreita ligação entre a prática laboral e a expressão dos indicadores do modo de ação criativo na resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Marcos Mendoza, M., del Valle Marín, J. N., & Fernández Caballero, Z. (2023). A prática laboral, um espaço de aprendizagem para o modo de agir criativo na carreira Pedagogia-Psicológica. Mendive. Revista Educação, 21(1), e3119. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3119
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Midiel Marcos Mendoza, Universidad de Sancti Spíritus "José Martí Pérez"

Departamento de Formación Pedagógica General. Profesor

José Norberto del Valle Marín, Universidad de Sancti Spíritus "José Martí Pérez"

Jefe de la Carrera Licenciatura en Educación  Especialidad Pedagogía-Psicología Departamento de Formación Pedagógica General. Profesor Titular

Zuyen Fernández Caballero, Universidad de Sancti Spíritus "José Martí Pérez"

Vicedecana de la Facultad de Ciencias Pedagógicas. Profesora de Metodología de la Investigación del Departamento de Formación Pedagógica General. Profesora Titular

Referências

Calderón, M. (2020). Desafíos para el aprendizaje en las prácticas progresivas en la formación de profesores. Una aproximación cualitativa en una universidad chilena. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 24(2), 202-222. https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i2.14075

Camacho, A. (2021). La práctica laboral e investigativa en la Licenciatura en Educación en Lenguas Extranjeras en Villa Clara, en Cuba: logros y perspectivas de mejoramiento. Revista Transformación, 17(2), 246-274. http://scielo.sld.cu/scielo.php?scriptsci=asttext&pidS2077-29552021000200246Inges=nrmiso

Cedeño, V. (2017). La práctica pre profesional: vía para la formación profesional integral desde sus incidencias en la investigación. Revista Universidad y Sociedad, 9(3),220-250. http://scielo.sld.cu/scielo.php?scriptsci_arttex&pidS2218-36202017000300016=Inges=nmiso

Domingo, A. (2021). La práctica reflexiva: un modelo transformador de la praxis docente. Zona Próxima, (34), 321. https://doi.org/10.14482/zp.34.370.71

García, G., Torres, S. & Torres, H. (2022). Las prácticas pedagógicas y profesionales en la educación superior: un escenario de experiencia laboral. Revista Inclusión & Desarrollo, 9(1), 37-49. http://revistas.uniminuto.edu/index.php/IYD

Guzmán, D. (2022). Cambios en el proceso de enseñanza aprendizaje: desafíos en la práctica docente desde análisis de carrera universitaria chilena. Revista Educación, 46(1), 2215-2644. https://doi.org/10.15517/revedu.v46i1.45593

Jiménez, C., Martínez, Y., Rodríguez, N. & Padilla, G. (2014). Aprender a hacer: la importancia de las prácticas profesionales docentes. Revista Educere, 18(61), 429-438. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3563977600

León-Urquijo, A., García-Jiménez, O., & Rendón-Lara, D. (2018). Investigaciones sobre prácticas pedagógicas de maestros en formación de instituciones de educación superior. Espacios, 39(53), 115-130. http://www.revistaespacios.com

Marcos, M. Fernández, Z & González, Z. (2020). El Desarrollo del Aprendizaje Reflexivo desde la Genética Médica. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo: Generando Productividad Institucional, 8(2), 330-345. https://doi.org/10.34070/rif.v7i1

Marcos, M., Del Valle, J. N. & González, Z. (2021). Desarrollo del modo de actuación creativo desde relaciones interdisciplinarias en la disciplina principal integradora en Cuba. En O. Marcias, S. Quiñonez y J. Yucra (Eds.), Docentes de Iberoamericano frente a la pandemia. Desafíos y Respuestas (1060-1075). Cádiz, España: Edita Asociación Formación IB.

Oliver Ventura J. R., Santana Amargó, V., Ferrer Chinea, B. & Ríos Obregón, J.M. (2015). Las prácticas profesionales y la formación laboral en la carrera sistema de información en salud. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 15(3), 409-425. http://revista.inie.ucr.ac.cr/

Presilla, B., Morejón, M.C. & Cruz, R.C. (2020). Estrategia para la labor educativa con los estudiantes de la Práctica Laboral Investigativa. Revista Mendive, 18(2). http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MenfiveUPR/article/view/1787

Rodríguez, M., Vázquez, J. M. & del Cristo, Y. (2021). La búsqueda de soluciones creativas desde la práctica Laboral en la carrera educación preescolar. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo: Generando Productividad Institucional, 9(1), 145-160. https://doi.org/10.34070/rif.v7i1

Artigos Similares

<< < 1 2 3 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.