Aperfeiçoamento profissional do professor na prevenção educacional do trabalho infantile

Main Article Content

Marilis Feriz Otaño
Raida Rodríguez Rodríguez
Osvaldo Echevarría Ceballos

Resumo

A sociedade, diante de sua constante transformação, exige dos profissionais a melhoria permanente de sua preparação, com vistas a mostrar uma cultura geral, que se reflete em seu desempenho profissional; para isso, o aprimoramento profissional constitui uma forma de atingir tais propósitos. Como consequência das condições econômicas atuais, surgem e/ou proliferam problemas sociais que exigem identificação e atenção oportunas da prevenção educacional, como é o caso do trabalho infantil; Dessa forma, a prevenção educacional constitui um desafio para os docentes das carreiras pedagógicas, a partir dos complexos cenários sociais que afetam o contexto educacional. O artigo tem como objetivo expor o diagnóstico do estado inicial do aperfeiçoamento profissional dos professores das carreiras pedagógicas sobre a prevenção educacional do trabalho infantil. Os professores da disciplina de Formação Pedagógica Geral foram selecionados como amostra. Assumiu-se o método materialista-dialético como método geral, e também foram utilizados métodos teóricos, como análise histórico-lógica, análise e síntese, indução e dedução, hipotético-dedutivo, modelagem e funcional sistêmico-estrutural. Entre as empíricas, foram aplicadas a análise documental, a observação, a entrevista e a técnica de triangulação metodológica; Métodos estatísticos, análise de distribuição de frequências, cálculo de índices indicadores também foram utilizados. Como resultado, obteve-se o diagnóstico e as regularidades do processo de aperfeiçoamento profissional dos docentes das carreiras pedagógicas sobre a prevenção educacional do trabalho infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Feriz Otaño, M., Rodríguez Rodríguez, R., & Echevarría Ceballos, O. (2022). Aperfeiçoamento profissional do professor na prevenção educacional do trabalho infantile. Mendive. Revista Educação, 20(3), 953–969. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3015
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Alfonso, M., López, M. M., y Mendoza, I. (2014). El docente y su rol en el proceso de Superación Profesional. Universidad y Sociedad. 6(1), 52-60. Disponible en: https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/170

Añorga, J. (2000). Proyecto para la educación del Sistema de Educación Avanzada. UASB. Bolivia: Editorial Sucre.

Añorga, J. y Díaz C. (2002). La Producción Intelectual: Proceso Organizativo y Pedagógico. Editorial Universitaria, MES.

Aveiga, V. I., Rodríguez, L. A. y Segovia, S. R. (2018). Superación profesional y formación académica: ¿conceptos iguales o diferentes? Revista Didáctica y Educación, IX(3), 212. Disponible en: https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/783

Bernaza, G.J.; Tririño, D.M; López, Z.S. (2018). La superación profesional: mover ideas y avanzar más. 1ra Edición. Editorial Universitaria del Ministerio de Educación Superior.

Bernaza, G.J., Aparicio, J.L., De la Paz, E., Torres, A.M. y Alfonso, J.E. (2020). La Educación de Posgrado ante el nuevo escenario generado por la COVID-19. Educación Médica Superior, 34(4), 18. Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2718

Castell- Florit, P. y Gispert, E. A. (2012). Intersectorialidad en el contexto socioeconómico cubano y sus implicaciones en la salud de la población. Revista Cubana de Salud Pública, 38(5), 3. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=21425053015

Cepeda, Y. Díaz, C. L. y Acosta, I. (2017). Análisis convergente y holístico sobre aspectos teóricos de la interdisciplinariedad para profesionales de la educación. Pedagogía y Sociedad, 20(50), 242. Disponible en: https://redib.org/Record/oai_articulo1789785-an%C3%A1lisis-convergente-y-hol%C3%ADstico-sobre-aspectos-te%C3%B3ricos-de-la-interdisciplinariedadconvergent-holistic-analysis-theoretical-aspects-interdisciplinarity-education-professionals

Gutiérrez, M.C y Santos, M.A. (2000). La comunidad educativa: lugar y espacio para la prevención. V Congreso Galego-portugués de Psicopedagoxía, N° 4 (Vol. 6) Ano 4°-2000 ISSN: 1138-1663.

Luzbet, F. R. y Laurencio, A. (2020) La virtualización como alternativa para la educación de posgrado. Revista Cubana de Educación Superior. 39(3), 4. Disponible en: http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/399

Ministerio de Educación Superior. (2019). Reglamento de Posgrado de la República de Cuba. La Habana: MES

Rivera, I. y Gómez, R. (2016). El trabajo preventivo y comunitario. Acciones para su fortalecimiento en el Sistema Nacional de Educación.La Habana: MES

Reyes, J.L., Cano, Y. y Parra, J.F. (2021). La prevención como competencia de dirección en educación. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación. XII (3), 179.

Rodríguez, T. (2016). Software educativo "Para escribir mejor": Alternativa para enseñar ortografía con enfoque interdisciplinario. Pedagogía y Sociedad, 19 (46),134-156. Disponible en: https://redib.org/Record/oai_articulo1790158-software-educativo-%E2%80%9Cpara-escribir-mejor%E2%80%9D-alternativa-para-ense%C3%B1ar-ortograf%C3%ADa-con-enfoque-interdisciplinario

Santamaría, D. L., Reinoso E. y Cubillas, F. (2017). La educación especial: su influencia en la labor de prevención educativa del psicopedagogo escolar. Pedagogía y Sociedad, 20(50), 53.

Santiesteban, M. M., Licea, D.V. y Bravo, A. (2020). La superación profesional expresión de la formación continua del docente en la Universidad de Oriente. En Retos y Claves de la Educación Continua. Edición No. 7, 58.

Vaillant, D. (2016). El fortalecimiento del desarrollo profesional docente: una mirada desde Latinoamérica. Journal of Supranational Policies Of Education, (5), 5-21. http://dx.doi.org/10.15366/jospoe2016.5

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.