Estratégia didática para avaliação de habilidades para o trabalho em estudantes de medicina

Main Article Content

Marileydis Verdecia Ramírez
Luis Aníbal Alonso Betancourt
Laura Leticia Mendoza Tauler
Vadim Aguilar Hernández

Resumo

A análise objetiva da formação de profissionais da área da saúde, na atualidade, enfrenta uma série de desafios; entre outros: conseguir a disponibilidade de diplomados com competências profissionais para desempenhar as funções inerentes ao clínico geral num ambiente complexo e em mudança. O objetivo deste artigo é propor uma estratégia didática para avaliação de competências laborais em estudantes de Medicina. Realizou-se uma pesquisa quantitativa experimental em sua variante pré-experimento, utilizando os métodos de revisão documental, observação, análise, síntese, hipotético-dedutivo, sistêmico, o pré-experimento pedagógico e o estatístico Qui-quadrado (X2). O resultado pode ser generalizado em nível nacional e internacional de acordo com as características do processo de formação do estudante de medicina. Conclui-se afirmando que a estratégia didática contribui para a melhoria dos processos avaliativos ao sistematizar um processo de avaliação-certificação de competências, baseado no cumprimento das funções do ato avaliativo: pedagógico, inovador, de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Verdecia Ramírez, M., Alonso Betancourt, L. A., Mendoza Tauler, L. L., & Aguilar Hernández, V. (2022). Estratégia didática para avaliação de habilidades para o trabalho em estudantes de medicina. Mendive. Revista Educação, 20(3), 1003–1021. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3009
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Marileydis Verdecia Ramírez, Universidad de Ciencias Médicas de Holguín

Doctora en Medicina. Especialista de Primer Grado en MGI. Especialista de Primero y Segundo Grado en Fisiología Normal y Patológica. Master en Educación Médica. Profesora Auxiliar. Universidad de Ciencias Médicas de Holguín

Luis Aníbal Alonso Betancourt, Universidad de Holguín

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Master en Pedagogía Profesional. Profesor Titular. Docente del Centro de Estudio para la Formación Laboral. Universidad de Holguín

Laura Leticia Mendoza Tauler, Universidad de Holguín

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Directora del Centro de Estudios en Ciencias

de la Educación, Universidad de Holguín, Cuba

Vadim Aguilar Hernández, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Monte de Oca”

Licenciado en Educación. Especialidad “Construcción de Maquinarias”

Master en Ciencias de la Educación

Doctor en Ciencias Pedagógicas

Profesor: Titular

 

 

 

 

 

 

Referências

Espinoza, M. B. (2018) La evaluación de competencias clínicas en estudiantes de enfermería, un nuevo paradigma. Validación de rúbrica. Universidad de Jaume. https://www.tesisenred.net/bitstream/handle/10803/587111/2018_Tesis_Espinoza%20Fernandez_Maria%20Bruna.pdf?sequence=1&isAllowed=y

García, M., Corrales, I. y Reyes, J. J. (2015). La formación axiológica en los profesionales cubanos de la salud: una mirada hacia la universidad. Revista Habanera de Ciencias Médicas 14(1). Disponible en: http://www.revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/488

García, P. (2019). Evaluación de competencias para estudiantes de Medicina mediante dispositivo móvil. (Tesis en opción al título de Especialista en Docencia Universitaria). Universidad El Bosque. Disponible en: https://repositorio.unbosque.edu.co/bitstream/handle/20.500.12495/2837 /Garcia_Echeverri_Pablo_2019.pdf?sequence=1&isAllowed

Hernández R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014): Metodología de la investigación. (5ta Ed.) México: EDAMSA IMPRESIONES S.A. de C.V. Recuperado de: http://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf

Martínez, A., Lifshitz, J. A., Trejo, U., Torruco, T. I., Fortoul, G., Flóres, F., Peña, J., Martínez, A., Hernández. A. y González, A. (2017). Evaluación diagnóstica y formativa de competencias en estudiantes de medicina a su ingreso al internado médico de pregrado. Revista Gaceta Médica de México 153 6-15. Disponible en: https://www.anmm.org.mx/GMM/2017/n1/GMM_153_2017_1_006-015.pdf

Milán, D., García, M., Cabrera, C., Hernández, Y., Rodríguez, Y, Miralles, E. (2020). Perspectiva de profesores y estudiantes de Medicina sobre la implementación de las estrategias curriculares. Revista de Educación Médica Superior 34 (3). Disponible en: http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2111

Morán J. (2017). La evaluación del desempeño o de las competencias en la práctica clínica. 2.a Parte: tipos de formularios, diseño, errores en su uso, principios y planificación de la evaluación. Revista de Educación Médica 18 (1), 2-12. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.09.003

Moroto, O. (2017). Evaluación de los aprendizajes en escenarios clínicos: ¿Qué evaluar y por qué? Revista Educación 41(1). Disponible en: http://dx.doi.org/10.15517/revedu.v41i1.19128

Pupo, A. Verdecia, O. y Ramon, J. E. (2020). Metodología para la educación médica de los estudiantes de Medicina durante la rotación por Urología. Revista de Formación y Calidad Educativa 8(2). Disponible en: http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3250

Rus E. (2018). Tipos de Investigación. Disponible en: http://economipedia.com/definiciones/tipos-de-investigación.html

Salas, R. S. y Salas, A. (2017). Modelo de formación del médico cubano. Bases teóricas y metodológicas. Editorial: Ecimed. Ciencias Médicas, La Habana, Cuba

Salas, R. S., Díaz L. y Pérez G. (2014). Evaluación y certificación de competencias laborales en el Sistema Nacional de Salud. Revista de Educación Médica Superior 28(1). Disponible en: https://www.ems.sld.cu/index.php/ems/articcle/view/1570

Tobón, S. (2013). Formación integral y competencias. México: Ecoe.

Torres, S., Cuesta, A., Piñero, P. y Lugo, J. A. (2018). Evaluación de competencias laborales a partir de evidencias. Revista Ingeniería Industrial 39(2). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-59362018000200124&Ing=es&nrm=iso

Valerga, M. y Trombetta, L. (2019). Evaluación por competencias en la Facultad de Medicina en el Ciclo Clínico. Revista de la Asociación Médica Argentina, 132(1). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S0864-214120160010023456

Vera, O. (2015). La formación médica basada en competencias. Revista Cuadernos 56(2). Disponible en: http://www.scielo.org.bo/pdf/chc/v56n2/v56n2_a10.pdf

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>