Ferramentas educativas de apoio ao ensino

Main Article Content

Marco Vinicio Duque-Romero
Elizabeth Cristina Acero-Quilumbaquín

Resumo

O problema de investigação que motivou este trabalho está enquadrado na falta de motivação na utilização e aplicação de ferramentas digitais no campo educacional pelos professores, o que leva a dificuldades para os estudantes na sua formação. Neste estudo, foi realizada uma análise da metodologia de ensino e dos recursos utilizados no desenvolvimento de experiências com os seus alunos. O objectivo deste estudo era expor as características das ferramentas digitais com base numa revisão bibliográfica, a fim de realçar as vantagens e benefícios da sua utilização no contexto educativo. A abordagem desta pesquisa foi a revisão qualitativa e documental, apoiada pela pesquisa de artigos de revistas científicas em repositórios como Scielo, Redalyc, e com o apoio da ferramenta académica Google. Os principais resultados foram determinados pela análise do planeamento e aplicação de estratégias metodológicas, com o apoio de ferramentas tecnológicas. Através das conclusões da informação analisada, é exposta a importância dos recursos virtuais na educação para o desenvolvimento da aprendizagem para melhorar o desempenho dos estudantes e, além disso, a liderança do professor para a adaptação de novos métodos e estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Duque-Romero, M. V., & Acero-Quilumbaquín, E. C. (2022). Ferramentas educativas de apoio ao ensino. Mendive. Revista Educação, 20(4), 1099–1108. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2955
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Marco Vinicio Duque-Romero, Universidad Indoamérica, Centro Universitario CIFE

Licenciado en Educación – Mención Educación Básica de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Magíster en Docencia Universitaria y Administración Educativa en la misma Institución Superior. Profesor de Educación General Básica, Bachillerato General Unificado y Bachillerato Internacional. Experiencia en docencia de Educación Básica y Bachillerato de 15 años. Coordinador de Bachillerato Internacional. Rector en Unidad Educativa Particular Bilingüe por 2 años. Experiencia de 3 años en Docencia Universitaria en la Facultad de Ciencias Humanas, Educación y Desarrollo Social de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Diplomado en Docencia Universitaria e Investigación. Diplomado en Consultoría de Emprendimientos. Estudiante de Doctorado en Socioformación y Sociedad del Conocimiento. Autor de artículos de reflexión e investigación educativa.

Elizabeth Cristina Acero-Quilumbaquín, Universidad Indoamérica, Centro Universitario CIFE

Tecnóloga en Administración de centros infantiles del Instituto Tecnológico Superior “Quito Metropolitano”. Licenciada en Educación - Mención Educación Básica de la Universidad Tecnológica Indoamérica. Certificación en Actividades de docencia en la metodología aprendizaje basado en proyectos ABP . Profesora de Nivel Inicial, Preparatoria y Educación General Básica. Experiencia de 5 años en Docencia

Referências

Carrillo, S.; Tigre, F.; Tubón, E. & Sánchez, D. (2019). Objetos Virtuales de Aprendizaje como estrategia didáctica de enseñanza aprendizaje en la educación superior tecnológica. Revista Científica Mundo de la Investigación y el Conocimiento. 3 (1), enero, ISSN: 2588-073X, 2018, 287-304. https://www.recimundo.com/index.php/es/article/view/371/pdf

Castro, T. & Durán, E. (2017). Capacitación de profesores en el diseño de recursos educativos abiertos (rea). desarrollo y factibilidad de un entorno virtual de aprendizaje. Aula de Encuentro, 19 (1), 115-142. https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/ADE/article/view/3269/2705

Díaz, I. & Castro, F. (2018). Objetos virtuales de aprendizaje como estrategia didáctica significativa para mejorar el desempeño académico en el área de ciencias naturales de los estudiantes de grado 8º . Seres y Saberes 5, 13-23. http://revistas.ut.edu.co/index.php/SyS/article/view/1510/1397%20,%201-11

Florez-Yepes & Rincón-Santamaría, A. (2018). Herramientas de aprendizaje para favorecer la educación. Revista Electrónica Educare (Educare Electronic Journal) EISSN: 1409-4258 22(2) MAYO-AGOSTO, 2018: 1-21. https://www.scielo.sa.cr/pdf/ree/v22n2/1409-4258-ree-22-02-67.pdf

Flores, G.; Rincón, A.; Cardona, P. & Gallego, F. (2018). Herramientas de aprendizaje para favorecer la educación. Revista Electrónica Educare, ISSN-e 1409-4258, 22 (2), 2018. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6313002.pdf

Gómez, M.; Vergel, M. & Fernández, E. (2017). Creativa, metodología para la motivación por el aprendizaje de las ciencias naturales. Revista Logos Ciencia y tecnología 8 (2), Enero - Junio 2017: 200-2012. https://www.redalyc.org/pdf/5177/517754056018.pdf

Gutiérrez, C. (2018). Herramienta didáctica para integrar las TIC en la enseñanza de las ciencias. Revista interamericana de investigación, educación y pedagogía, 11 (1). Enero - Junio 2018: 101-126. https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/4786/4533

López-García, J. D. & Gutiérrez-Niño, D. (2018). Efecto del uso de la herramienta "realidad aumentada" en el rendimiento académico de estudiantes de Educación Básica. Revista Perspectivas ISSN: 2590-9215 (En Línea), 3 (1) Enero Junio de 2018, 6-12. https://revistas.ufps.edu.co/index.php/perspectivas/article/view/1464/1385

Lorenzo, J. (2018). Uso de tic en docentes de nivel medio, terciario y universitario de ciencias humanas y sociales. Anuario Digital de Investigación Educativa, ISSN-e 2618-3862, 1, 2018 (Ejemplar dedicado a: XXVIII Encuentro Estado de la Investigación Educativa (2017)), 89-104. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7015591

Martínez-Bahena, E., López-Escogido, D. & Escamilla-Regis, D. y. (2017). La importancia de las plataformas educativas virtuales como herramienta de apoyo. Revista de Tecnología y Educación Septiembre 2017, 1 (1), 16-24. https://www.ecorfan.org/republicofperu/research_journals/Revista_de_Tecnologia_y_Educacion/vol1num1/Revista_de_Tecnolog%c3%ada_y_Educaci%c3%b3n_V1_N1_3.pdf

Pastora, B. (2021). La planificación de estrategias de enseñanza en un entorno virtual de aprendizaje. Uisrael Revista Científica 8 (1) Enero Abril 2021: 63-81. https://doi.org/10.35290/rcui.v8n1.2021.341

Piqueras, R. (2009). Factores antecedentes en el uso de entornos virtuales de formación y su efecto sobre el desempeño docente. [Tesis] Universidad Politécnica de Valencia Facultad de informática Departamento de organización de empresas. https://riunet.upv.es/bitstream/handle/10251/7524/tesisUPV3215.pdf

Sandoval, C. (2020). La Educación en Tiempo del Covid-19 Herramientas TIC: El Nuevo Rol Docente en el Fortalecimiento del Proceso Enseñanza Aprendizaje de las Prácticas Educativa Innovadoras. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 9(2), 24-31. https://ojs.docentes20.com/index.php/revista-docentes20/article/view/138/366

Vergara, D., Mezquita, J. & Gómez, A. (2019). Metodología Innovadora basada en la Gamificación Educativa: Evaluación tipo test con la herramienta Quizizz. Revista de curriculum y formación de profesorado 23 (3) (Julio-Septiembre,2019) 363-387. http://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/11232/9313

Artigos Similares

1 2 3 4 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.