Formação continuada para professores de matemática do ensino pré-universitário no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Main Article Content

Yamil Treche Llanes
Reinaldo Meléndez Ruiz

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, evidenciando que o desenvolvimento profissional docente é essencial para garantir a qualidade educacional atual, adaptando-se à evolução tecnológica e à digitalização. Este artigo teve como objetivo sistematizar os referenciais teóricos e metodológicos que fundamentam o processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática do ensino fundamental e médio no uso de AVAs. A pesquisa baseou-se na abordagem dialético-materialista, empregando métodos como o histórico-lógico para analisar o contexto e as tendências, a sistematização teórica para integrar evidências empíricas e o método indutivo-dedutivo para identificar padrões na formação docente. Desafios como a lacuna tecnológica e a adaptação pedagógica foram identificados, e enfatizou-se que o desenvolvimento profissional exige formação contínua, inovação metodológica e reflexão crítica. Os principais resultados revelaram que, embora existam recursos e modelos tecnológicos para o desenvolvimento profissional docente, foram encontradas deficiências nas competências tecnológicas dos professores, particularmente em matemática. Concluiu-se que existe a necessidade de conceber programas de desenvolvimento profissional que promovam a reflexão pedagógica e a apropriação criativa dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), garantindo assim um ensino da matemática adaptado às exigências da era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Treche Llanes, Y., & Meléndez Ruiz, R. (2025). Formação continuada para professores de matemática do ensino pré-universitário no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Mendive. Revista Educação, 23(4), e4301. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/4301
Secção
ARTIGOS DE REVISÃO

Referências

Abreu Vázquez, Y., & Pérez Mallea, I. (2024). Estrategia de superación para la mejora del desempeño del docente en el aula virtual de la facultad de Ciencias Médicas "Julio Trigo López". Serie Científica De La Universidad De Las Ciencias Informáticas, 17(11), 76-85. https://publicaciones.uci.cu/index.php/serie/article/view/1714

Avendaño Castro, W. R., Gamboa Suárez, A. A., & Hernández Suárez, C. A. (2022). Cualidades de un buen docente en el imaginario de los estudiantes a partir de las habilidades del siglo XXI y las TIC. Revista Boletín Redipe, 10(13), 530-548. https://doi.org/10.36260/rbr.v10i13.1768

Balarezo Velasco, M. M., Barbosa Calderón, S. A., Calderón Togra, M. d. C., & Bejarano Gavilanes, X. P. (2024). Entornos virtuales de aprendizaje: Innovación y desafíos en la educación contemporánea. Revista Imaginario Social, 7(4), 61-78. https://doi.org/10.59155/is.v7i4.236

Bendoiro Pérez, I., & Díaz Tejera, K. I. (2024). Retos de la Didáctica de la Matemática con el empleo de las tecnologías. Revista Varela, 24(67), 10-17. https://doi.org/10.5281/zenodo.10429078

Bernaza Rodríguez, G. J., Troitiño Díaz, D. M., & López Collazo, Z. S. (2018). La superación del profesional: Mover ideas y avanzar más. Editorial Universitaria del Ministerio de Educación Superior. https://www.academia.edu/69360019/La_superacion_del_profesional?auto=download

Cabrera Carrazana, Y., Martínez Álvarez, F. F., Martín Agüero, O. J., Serrano Tamayo, M. A., & Mestre León, A. V. (2021). La superación profesional desde una perspectiva transdisciplinar. Revsita Cognosis, 3(julio-septiembre), 87-96. https://www.academia.edu/84521517/Superaci%C3%B3n_Profesional_Desde_Una_Perspectiva_Transdisciplinaria

Cedeño Romero, E. L., & Murillo Moreira, J. A. (2019). Entornos virtuales de aprendizaje y su rol innovador en el proceso de enseñanza. Rehuso, 4(1), 138-148. https://doi.org/10.33936/rehuso.v4i1.2156

Dorrego Pupo, M., López Aballe, M., & Avila Guerra, E. R. (2019). La superación psicopedagógica del docente de la enseñanza media: una necesidad para el trabajo educativo. Opuntia Brava, 11(2), 145-161. https://doi.org/10.35195/ob.v11i2.750

Figueroa Nazuno, J., Vargas Medina, E. & Cruz Cortés, N. (2007). Metodología para la Educación a Distancia. https://www.academia.edu/download/48160136/Metodologia_2007.pdf

Gallardo Fernández, I. M., De Castro Calvo, A., & Saiz Fernández, H. (2020). Interacción y uso de tecnologías en los procesos de enseñanza y aprendizaje. Educatio Siglo XXI, 38(1), 119-138. https://doi.org/10.6018/educatio.413441

Hernández Álvarez, A., Álvarez López, L. E., & García Beracierto, J. (2024). Lo distintivo de la capacitación y superación profesional en la dinámica educativa. Educación y sociedad, 22(3), 130-147. https://doi.org/10.5281/zenodo.13854461

Hernández, R. M. (2017). Impacto de las TIC en la educación: Retos y Perspectivas. Propósitos y Representaciones, 5(1), 325. https://doi.org/10.20511/pyr2017.v5n1.149

León Cáceres, F. M., Moracén Cuevas, J. R., & Caballero Rodríguez, A. N. (2016). Los entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje. Un contenido a sistematizar en el proceso de superación profesional del docente. Santiago, 140(mayo-agosto), 292-307. https://dspace.itb.edu.ec/bitstream/123456789/1099/1/Los%20entornos%20virtuales%20de%20enseñanza-aprendizaje.%20Un.pdf

López Collazo, Z. S. (2019). Enfoques teóricos acerca de la superación profesional, una mirada en las áreas técnicas. Varona. Revista Científico Metodológica, 68, (enero-junio), 1-6. http://scielo.sld.cu/pdf/vrcm/n68/1992-8238-vrcm-68-e04.pdf

López, A. E., Escalera, S., & Ledesma, R. (2002). Ambientes virtuales de aprendizaje. Presimposio Virtual SOMECE 2002. México: SOMECE.

Manjarrez Yépez, M., & Cordero, Y N. (2023). Competencias digitales de los docentes para la enseñanza de las matemáticas a través de Entornos Virtuales de Aprendizaje (EVA). Revista Científica Ciencia Y Tecnología, 23(37), 94-113. https://doi.org/10.47189/rcct.v23i37.560

Mendoza, H. H., Burbano, V. M., & Valdivieso, M. A. (2019). El Rol del Docente de Matemáticas en Educación Virtual Universitaria. Un Estudio en la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Formación universitaria, 12(5), 51-60. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062019000500051

Mestre Gómez, U., Fonseca Pérez, J. J., & Valdés Tamayo, P. R. (2007). Entornos virtuales de enseñanza aprendizaje.https://libros.metabiblioteca.org/server/api/core/bitstreams/5a92bf48-ddbe-4c9f-beba-1c758cccc50a/content

Olivier Rodríguez, O. Z., Díaz López, J. R., & Alonso Betancourt, L. A. (2016). Modelo didáctico de la dinámica del proceso de enseñanza-aprendizaje de la matemática con el uso de las TIC. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 7(3), 23-35. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6645302

Ortiz Aguilar, W., Santos Díaz, L. B., & Rodríguez Revelo, E. (2020). Estrategias didácticas en entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje universitarios. Opuntia Brava, 12(4), 68-83. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/1105

Ortiz Yanez, G. A., Ruiz Alarcón, M. E., & Guzmán Guamán, E. E. (2019). Ambientes de enseñanza: un acercamiento conceptual en el siglo XXI. Dominio De Las Ciencias, 5(1), 212-234. https://doi.org/10.23857/dc.v5i1.1040

Padilla Escorcia, I. A., & Conde Carmona, R. J. (2020). Uso y formación en TIC de profesores de matemáticas: un análisis cualitativo. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 60, 116-136. https://www.redalyc.org/journal/1942/194263234007/html

Palma Troncoso, M., Vallejos Gómez, R. M., & Urra Barra, G. (2024). Ser profesor en entornos virtuales: desafíos y demandas post pandemia a la formación inicial docente. Una aproximación desde la evaluación de futuros profesores y mentores. Revista de estudios y experiencias en educación, 23(51), 197-212. https://dx.doi.org/10.21703/rexe.v23i51.2156

Pando Fernández, A. y Páez Paredes, M. (2021). Retos de la superación para el docente de informática. Horizonte Pedagógico, 10(3), 3-11. https://horizontepedagogico.cu/index.php/hop/article/view/201

Paredes Díaz, D. F., Cadena Valero, J. L., Jácome López, G., & Reigosa Lara, A. (2024). La Tecnología del aprendizaje y del conocimiento (TAC) en ambientes virtuales de aprendizaje de matemáticas en el bachillerato técnico. Journal Scientific MQR Investigar, 8(3), 4306-4328. https://doi.org/10.56048/MQR20225.8.3.2024.4306-4328

Paredes Paredes, C. E., Campoverde Agurto, M. P., & Játiva Macas, D. F. (2021). Herramientas tecno-educativas del siglo XXI: Fortaleciendo competencias digitales docentes para la enseñanza y aprendizaje. Sociedad & Tecnología, 4(S2), 335-349. https://doi.org/10.51247/st.v4iS2.155

Pinto Sudario, G. C., & Plaza Andrade, J. N. (2021). Determinar la necesidad de capacitación en el uso de las tecnologías de la información y las comunicaciones para la formación docente. 593 Digital Publisher CEIT, 6(1), 169-181. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7897553

Quintero Chávez, C. T. (2024). Integración de tecnologías de la información y la comunicación en el proceso de enseñanza-aprendizaje de entornos virtuales de aprendizaje. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 15(1), 418-448. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9385151

Rojas Hernández, Y., & González Méndez, A. (2021). Estado de preparación de los docentes en ambientes virtuales de aprendizaje en tiempos de COVID-19. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (28), 379-387. https://doi.org/10.24215/18509959.28.e47

Ruiz Quizhp, R., Sarango Solano, F., & Chumbay Guncay, J. (2024). Empoderamiento docente en Educación Virtual: avances y desafíos del aprendizaje durante toda la vida. Revista Varela, 24(67), 18-24. https://www.redalyc.org/journal/7322/732278421003/732278421003.pdf

Salinas, M. I. (2011). Entornos virtuales de aprendizaje en la escuela: tipos, modelo didáctico y rol del docente. Universidad Católica de Argentina, 12, 1-12. https://cdn.goconqr.com/uploads/media/pdf_media/19450985/a6069975-0a82-4fe9-ae15-3f76cfef8f71.pdf

Troitiño Díaz, D. M. (2021). La superación profesional de los directivos y reservas en las escuelas ramales. Referencia Pedagógica, 9(2), 247-258. http://scielo.sld.cu/pdf/rp/v9n2/2308-3042-rp-9-02-247.pdf

Zhunio Ordoñez, J. L., Vinueza Rodríguez, L. T., López Fernández, R., & Caicedo Quiroz, R. (2025). Programa de capacitación docente utilizando la analítica del aprendizaje para mitigar la tecnofobia en el uso de entornos virtuales de aprendizaje. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 8(2), 159-172. https://doi.org/10.62452/keag1v59

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>