Recursos didáticos digitais na presencialidade: desafios nas boas práticas docentes
Main Article Content
Resumo
No contexto da mudança de paradigma educacional provocada pela pandemia da COVID-19, as principais dificuldades que os professores enfrentaram foram a implementação presencial de recursos virtuais. A pesquisa teve como objetivo identificar dificuldades específicas na perspectiva e experiência dos professores para promover o planejamento, implementação e avaliação do ensino. A metodologia aplicada baseia-se na abordagem qualitativa descritiva, foram utilizados métodos hermenêuticos fenomenológicos e aplicada a técnica de entrevista semiestruturada, cujo instrumento teve seu conteúdo validado por julgamento de especialistas sobre a relevância, clareza e importância do tema discutido. A amostra deste estudo foi não probabilística por conveniência na qual foram selecionados oito professores do Ensino Médio Básico Geral pertencentes a duas instituições de ensino. Os resultados analisados foram classificados em três categorias: Dificuldades no planejamento e utilização de recursos virtuais, desafios na implementação, limitações técnicas e avanços na interação e desempenho acadêmico. Conclui-se que a implementação de recursos virtuais no ensino presencial surge como resultado da modalidade de educação virtual durante a pandemia, transformando a abordagem tradicional e permitindo uma educação mais flexível e alinhada às mudanças sociais.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Acosta Jaramillo, C. A., Puentestar Gómez, M. A., Valenzuela Chicaiza, C. V., Vega Muñoz, E. A., & Sandoval Flores, J. E. (2023). Implicaciones de la educación presencial y virtual en el contexto ecuatoriano. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(1), 4051-4065. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i1.4739
Álvarez, A. (2021). El lugar de la hermenéutica en el contexto de la investigación social. Lúdica Pedagógica, 1(33), 1-9. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/13210
Artopoulos, A. y Huarte, J. (2022). Continuidad educativa durante la pandemia en Argentina. Políticas, pedagogías y plataformas. Revista de Ciencias Sociales, 35(51), 107-130. https://doi.org/10.26489/rvs.v35i51.5
Banco Mundial. (2021). Banco Mundial: Una cantidad sin precedentes de niños podría caer en la pobreza de aprendizajes debido a la pandemia. [Comunicado de prensa]. https://www.bancomundial.org/es/news/press-release/2021/10/29/world-bank-pandemic -threatens-to-drive-unprecedented-number-of-children-into-learning-poverty
Buendía Eisman, L., Colás Bravo, M. y Hernández Pina., F. (1998). Métodos de Investigación en pedagogía. Madrid. MccGraww-Hill.
Castillo Armijo, P., Arias Aravena, I. L., Gutiérrez Lara, V. P., Rosales Iturra, M. F. y Valenzuela Sepúlveda, C. C. (2023). El proceso de enseñanza y aprendizaje durante la pandemia del COVID-19 en una escuela rural chilena. Un estudio de casos. Polyphônía. Revista de Educación Inclusiva, 7(1), 66-88. https://www.celei.cl/revista/index.php/PREI/article/view/451
Cervantes Rosas, C. M. y Alvites-Huamaní, C. G. (2021). WhatsApp como recurso educativo y tecnológico en la educación. Hamut´ay, 8(2), 69-78. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8099402.pdf
Chanto Espinoza, C. L., & Mora Peralta, M. (2021). De la presencialidad a la virtualidad ante la pandemia de la Covid-19: Impacto en docentes universitarios. Revista digital de Investigación en docencia universitaria, 15(2). 1-15. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S2223-25162021000200002&script=sci_arttext
Contreras, C. P., Piñón, M. T. P., Picazo, D., & Piñón, D. P. (2022). En tiempos de pandemia: de la educación presencial al entorno virtual y de regreso. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(1), 1821-1834. https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/1612
Cujia Berrío, S. E. (2023). Transfiguraciones educativas en contextos de pandemia. Educación virtual y presencial en conflicto. Revista Venezolana De Gerencia, 28(102), 650-664. https://doi.org/10.52080/rvgluz.28.102.13
Cruz Medina, W. H., y Herrera Hernández, S. I. (2023). Uso de las TIC en las instituciones de educación secundaria en Casanare. Negonotas Docentes, (22), 16-29. https://doi.org/10.52143/2346-1357.883
Guevara, G., Verdesoto, A., y Castro, N. (2020). Metodologías de investigación educativa (descriptivas, experimentales, participativas, y de investigación-acción). Recimundo, 4(3), 163-173. https://doi.org/10.26820/recimundo/4.(3).julio.2020.163-173
Huamán Rozas, F. D. y Muñoz Rado, S. S. (2022). El retorno a la educación presencial de estudiantes de nivel básico regular en la ciudad de Cusco - 2022. Revista Científica Integración, 5(1), 3341. https://revistas.uandina.edu.pe:443/index.php/integracion/article/view/624
Inga Aguagallo, C. F., Tiglla Iglecias, J. A., Tiglla Iglecias, A. C., & Cangui Basantes, M. O. (2023). Recursos académicos tecnológicos para la mejora de procesos en instituciones de educación superior. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(3), 1307-1320. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i3.6273
Lizcano-Sánchez, M., Gonzáles-Guevara, L. F., & García-Galván, J. (2023). Recursos y herramientas para la innovación del aprendizaje en la era digital. Revista Ciencia & Sociedad, 3(1), 6876. http://www.cienciaysociedaduatf.com/index.php/ciesocieuatf/article/view/62
López Fernández, R. (2010). Componentes para la estructura didáctica de un curso de Educación a Distancia usando como herramienta las plataformas gestoras (Doctoral dissertation). Universidad de Cienfuegos. http://www.eduqa.net/eduqa2015/images/ponencias/eje5/5_z_Lopez_Raul-Componentes_para_la_estructura_didactica_de_un_curso_de_Educacion_a_Distancia_usando_como_herramienta_las_plataformas_gestoras.pdf
López Fernández, R., Avello Martínez, R., Palmero Urquiza, D., Sánchez Gálvez, S., & Quintana Álvarez, M. (2019). Validación de instrumentos como garantía de la credibilidad en las investigaciones científicas. Revista Cubana de Medicina Militar, 48(2(Sup)), 441-450. https://revmedmilitar.sld.cu/index.php/mil/article/view/390
Marquez Olmedo, G., & Baquero Macuy, G. A. (2022). Desarrollo de destrezas en comprensión y expresión oral mediante herramientas virtuales de aprendizaje. Revista Científica Sinapsis, 21(1). https://doi.org/10.37117/s.v21i1.589
Mina Quiñonez, A., Guevara Benítez, M., Intriago Alay, C. y Ponce Salas, Y. (2023). Herramientas tecnológicas aplicadas en tiempos de Postpandemia para la formación de los estudiantes del Ecuador. Revista Científica Arbitrada Multidisciplinaria PENTACIENCIAS, 5(2), 314326. https://doi.org/10.59169/pentaciencias.v5i2.520
Ministerio de Educación. (2021a). Lineamientos para el retorno seguro a clases presenciales. Ministerio de Educación: Ecuador. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2021/11/LINEAMIENTO-PARA -RETORNO-SEGURO-A-CLASES-PRESENCIALES-2021.pdf
Ministerio de Educación. (2021b). Orientaciones para la nivelación. Inicio del año escolar. Ministerio de Educación: Ecuador. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2021/08/ESTRATEGIA-DE-NIVELACION -SIERRA-AMAZONIA-2021-2022.pdf
Palacios Ortiz, F. G., Rodríguez López, W. A., Campoverde Méndez, M. R., Henríquez Antepara, E. J., & Abad Peña, G. (2022). Readaptación pospandémica y empleo de las TICS: percepciones de estudiantes de la Universidad de Guayaquil. Revista Universidad y Sociedad, 14(2), 8-19. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202022000200008
Peñafiel Pazmiño, M. E., Anchundia Gómez, O. E., Marcillo Peralta, J. V., & Ramirez Anchundia, C. D. (2023). Estrategias educativas y tecnología digital en el proceso de enseñanza aprendizaje. RECIAMUC, 7(2), 39-48. https://doi.org/10.26820/reciamuc/7.(2).abril.2023.39-48
Pérez García, Álvaro. (2021). La enseñanza online post pandemia: nuevos retos. HOLOS, 2, 113. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12082
Posso Pacheco, R. J. (2022a). La post pandemia: una reflexión para la educación. MENTOR Revista De investigación Educativa Y Deportiva, 1(1), 16. https://doi.org/10.56200/mried.v1i1.2118
Posso Pacheco, R. J. (2022b). El rol del docente en el contexto universitario: una visión post pandemia. MENTOR Revista De investigación Educativa Y Deportiva, 1(2), 9196. https://doi.org/10.56200/mried.v1i2.3357
Posso Pacheco, R. J., Benítez Hurtado, O. L., Hernández Pillajo, P. C., Marcillo Ñacato, J. C. y Palacios Zumba, E. M. (2022). La contextualización del currículo priorizado ecuatoriano: una conexión con la realidad de la comunidad educativa. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 26(1), 324340. https://doi.org/10.46498/reduipb.v26i1.1628
Posso Pacheco, R. J., Pereira Valdez, M. J., Paz Viteri, B. S., & Rosero Duque, M. F. (2021). Gestión educativa: factor clave en la implementación del currículo de educación física. Revista Venezolana De Gerencia, 26(5), 232-247. https://doi.org/10.52080/rvgluz.26.e5.16
Ríos Sánchez, Y. Y. (2021). La enseñanza post pandemia: retos y tendencias de la educación híbrida. Revista Plus Economía, 9(2), 107112. https://revistas.unachi.ac.pa/index.php/pluseconomia/article/view/504
Salgado Reyes, N. (2023). Evolución de la Educación y las aplicaciones tecnologías. Polo del Conocimiento, 8(4), 1319-1328. http://dx.doi.org/10.23857/pc.v8i4.5502
Santana Oleas, G. T., Miranda Torres, E. D., Herrera Arévalo, S. C., & Villacís Tagle, J. L. (2023). Percepción y conocimiento de metodologías activas para la enseñanza en la post pandemia. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 27(1), 181196. https://doi.org/10.46498/reduipb.v27i1.1895
Suntásig Moreno, E. P., Rodríguez Blanco, L. Y., Pastás Hernández, W. R., Vargas Acosta, E. Y. & Pesántez Espinoza, N. del R. (2023). Retos Educativos ante la nueva normalidad del Covid-19 y el sujeto Cibernauta. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(2), 360-378. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i2.5297
Valderrama-Sanabria, M. L., Álvarez-Najar, J. P., Loboa-Rodríguez, N. J. y Peña-Pita, A. P. (2022). Incertidumbre en la toma de citología cérvico uterina. Revista Ciencia y Cuidado, 19(2), 31-39. https://revistas.ufps.edu.co/index.php/cienciaycuidado/article/view/3219
Villarreal Puga, J. y Cid García, M. C. (2022). La aplicación de entrevistas semiestructuradas en distintas modalidades durante el contexto de la pandemia. Revista Científica Hallazgos 21, 7(1), 52-60. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8474986