Metodologia para gerenciamento de objetos de aprendizagem na disciplina de Física
Main Article Content
Resumo
As universidades, constituem novos desafios para professores, pesquisadores e estudantes, pois permite a utilização de recursos didáticos mais completos para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer uma das modalidades de estudo. O objetivo deste artigo foi propor uma metodologia de gerenciamento de objetos de aprendizagem para o ensino de Física no curso de Agronomia, sob a concepção dialético-materialista e a utilização dos métodos: análise-síntese, indução-dedução, análise documental. , levantamento, bem como a determinação de dimensões. A população selecionada foi composta por alunos do primeiro e segundo ano do curso de Agronomia da Universidade de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca” durante o ano letivo 2021-2022, professores do departamento de Física e membros do Grupo de Tecnologia Educacional . A metodologia é apoiada pelas Ciências da Educação e fornece os passos a seguir desde o objeto até à sua conservação e socialização. Contém dois componentes: o primeiro, teórico-conceitual, com objetivo e fundamentos que o sustentam e o segundo, instrumental, com quatro etapas, cada uma com ações a serem executadas. Os resultados obtidos permitem-nos aperfeiçoar o processo de ensino que se desenvolve, em consonância com os momentos atuais e as políticas educativas estabelecidas, garantindo que tanto professores como alunos adquiram as competências e habilidades necessárias à resolução das atividades propostas; Soma-se a isso o trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimento por meio de ambientes virtuais.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Aguilar Juárez, I., Alfonso Alejo, V., & Ayala de la Vega, J. (2020). Desarrollo de objetos de aprendizaje para el aprendizaje de las estructuras de datos. Innoeduca. International Journal of Technology and Educational Innovation, 6(1), 53-69. https://doi.org/10.24310/innoeduca.2020.v6i1.5297
Alfonso -Easy, P., Arisyennys -Yakelin Easy, P., & Selpa, M. (2011). Metodología para el estudio de los problemas ambientales en la clase desarrolladora e integradora sobre educación ambiental. Cuadernos de Educación y Desarrollo (28).
Alonso Reyes, R., Pacheco Ballagas, & Santana Gutiérrez, L. (2017). Metodología para la creación de objetos de aprendizaje. Revista Referencia Pedagógica, 5(1), 63-73. https://rrp.cujae.edu.cu/index.php/rrp/article/download/116/143/387
Alvarado Melitón, D., & Berra Mondragón, S. E. (2022). Importancia de las competencias del docente sobre tecnología educacional aplicadas durante y postpandemia. Revista Scientific, 6(22), pp.359-376. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2021.6.22.19.359-376
Alvarez de Zayas, C., & Sierra Lombardía, V. M. (s. f.). La investigación científica en la sociedad del conocimiento. En Metodología de la Investigación (p. p.4). - https://documentop.com/primera-parte_598d9eb81723dd1b9b1cd566.html
Blanco Pérez, A. (1997). Introducción a la Sociología de la Educación (Facultad de Ciencias de la Educación. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona).
Colome,D. (2019). Objetos de Aprendizaje y Recursos Educativos Abiertos en Educación Superior. Revista Electrónica de Tecnología Educativa EDUTEC, 19, pp.89-101. https://doi.org/10.21556/edutec.2019.69.1221
González Castro, V. (1990). Teoría y Práctica de los medios de Enseñanza (Pueblo y Educación).
Hernández-Domínguez, I., Caballero-Velázquez, E., & Hernández-González, Y. (2022). Los medios de enseñanza y las tecnologías: Objetos de aprendizaje de lengua española. Luz, 21(4), 95-109. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1814-151X2022000400095&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Maldonado Mahauad, Jorge. (2017). Diseño, creación y evaluación de objetos de aprendizaje. Metodología DICREOVOA 2.0. CEDIA. http://www.cedia.org.ec
Martínez Naharro, S., Bonet Espinosa, M. P., Cáceres González, P., Fargueta Cerdá, F., & García Félix, E. (2008). Los objetos de aprendizaje como recurso de calidad para la docencia: Criterios de validación de objetos en la Universidad Politécnica de Valencia. TICAI 2007: TICs para el Aprendizaje de la Ingeniería, 2008, ISBN 978-84-8158-380-9, págs. 67-72, 67-72. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7752573
Menéndez -Domínguez, V. H., & Prieto- Méndez, M. E. (2015). Herramientas de Gestión para Objetos de Aprendizaje. Plataforma AGORA. http://www.kaambal.com
Nueva, L. de la C. A., Gutiérrez, R., Herrera, M. E. M., Guerra, J. E. R., & Arévalo, L. M. G. (2022). Objetos de aprendizaje para el estudio de la Ontogenia Humana. Argumentación teórica. MULTIMED, 26(1), Art. 1. https://revmultimed.sld.cu/index.php/mtm/article/view/2534
PCC. (2000). Lineamientos de la Política Económica y Social del Partido y la Revolución.
Tamayo -Cuenca, R., Álvarez -Hernández, L. G., & Álvarez -Márquez, M. C. (2018). Indicadores para la evaluación del uso de recursos virtuales de aprendizaje en la Universidad de Holguín. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa (REFCalE), 6(2), pp.69-84.
Toll Palma, Y. del C., Ruiz Ortiz, L., Trujillo Casañola, Y., & Ril Gil, Y. (2011). La calidad de los objetos de aprendizajes producidos en la Universidad de Ciencias Informáticas. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 18p. http://edutec.rediris.es/revelec2/revelec36
Valle Lima, G. (2007). Algunos modelos importantes para la Investigación Pedagógica. La Habana: ICCP
Vikostky, Lev. S. (1978). El desarrollo de los procesos psicológios superiores. (Primera edición). Crítica.
Wiley, D. A. (2000). Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. The Instructional Use of Learning Objects. http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc