A disciplina História do mundo contemporâneo no pré-universitário
Main Article Content
Resumo
A política educacional cubana está focada num processo de transformações para o seu aperfeiçoamento, onde ocorrem mudanças curriculares em diferentes níveis. A aplicação de programas de estudo enfrenta o desafio de aplicar uma nova concepção de tratamento de conteúdos a partir de uma didática desenvolvimentista. O objetivo deste artigo é socializar a melhoria na prática de ensino da disciplina História do Mundo Contemporâneo no nível pré-universitário. O resultado apresentado baseou-se no estudo teórico e na sistematização de experiências vividas sobre como foi concebido o processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo esta disciplina e as possibilidades de ser aperfeiçoado, a partir do diagnóstico. O contexto educacional no qual o estudo foi realizado foi o Instituto Pré-Universitário Urbano "Eduardo García Delgado", município de Trinidad, província de Sancti Spíritus. Seguiu-se uma metodologia essencialmente qualitativa, onde foram utilizados os métodos teóricos de análise-síntese e indutivo-dedutivo e os métodos empíricos de revisão documental, sistematização de experiências, inquérito e entrevista. Os resultados obtidos permitiram-nos chegar à conclusão de que, com a aplicação das estratégias de ensino desenvolvimental, baseadas no diagnóstico que considerou as potencialidades e deficiências, foi possível cumprir os objetivos da referida disciplina, para que os alunos compreendessem a história histórica contemporânea. processos, fenómenos e acontecimentos de forma abrangente, a partir de uma visão económica, social, política, filosófica e cultural, para os avaliar criticamente e assumir uma posição revolucionária relativamente às suas manifestações concretas.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Bernal, L. y Pérez, A. (2023). Conciencia histórica y proceso de enseñanza aprendizaje de la historia. Una revisión necesaria. Debates por la historia. XI(1). 85-113.
Dávila, Y., Robaina, M. y López, Z. (2019). La historia universal mediante la obra martiana en el tercer perfeccionamiento de la educación cubana. Revista Varona (68), 2019.
Echevarría, I. (2013). La selección y uso de las fuentes del conocimiento para la enseñanza de la historia universal contemporánea en la formación pedagógica de los especialistas. Revista Varela, 2(35)
Espinoza, E., Samaniego, R., Verónica, G. y Vélez, E. (2020). La metodología cooperativa para el aprendizaje. Universidad técnica de Machala. Publicaciones, 50(2), 41-58.
Hernández, G.P., Díaz, B. y Guevara, J. (2014). Propuesta didáctica para la motivación por la Historia desde las actividades extraclases en el Preuniversitario. (Parte II). Revista Conrado, 10(44), 54-60.
Jara, O. (2018). La sistematización de experiencias: prácticas y teoría para otros mundos posibles. Bogotá, Colombia. Editorial Fundación Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano CINDE. 1ra Ed, 258
Lama, E. y González, N. (2019). La Historia Universal en el Tercer Perfeccionamiento de la Educación Cubana. Revista Varona (70), 2020.
Loredo, D. y Lama, E. (2022) ¿Cómo contribuir a la Educación Ciudadana desde la Historia Universal en la formación docente de la carrera de Marxismo Leninismo Historia? Órbita Científica, 28(119).
Palacios Quezada, J. B. y Barrero Serrano, G. I. (2021). Breve análisis de los métodos empleados en la enseñanza de la historia en educación básica. Revista Sociedad & Tecnología, 4(1), 65-73.
Pantoja Suárez, P. T. (2017). Enseñar Historia, un reto entre la didáctica y la disciplina: reflexión desde la formación de docentes de ciencias sociales en Colombia. Diálogo Andino (53) P. 59-71
Prats, J. y Santacana, J. (2014). Por qué y para qué enseñar Historia. En Prats, J. (coord.). Didáctica de la Geografía y la Historia (pp. 13-27). Barcelona: Graó.
Reyes, J. (2022). Reflexiones sobre la didáctica de la Historia y las Ciencias Sociales en el siglo XXI, Editorial Académica Universitaria, Las Tunas, Cuba.
Sánchez Agustí, M. (2011). Ciudadanía y enseñanza de la historia. Resultados de una intervención en la formación de maestros. Didáctica de las ciencias experimentales y sociales. (25), 3-15
Santisteban Fernández, A. (2019). La enseñanza de las ciencias sociales a partir de problemas sociales o temas controvertidos: estado de la cuestión y resultados de una investigación. El futuro del pasado, (10), 2019, pp. 57-79
Valdés, D.M. (2018). Uso del cine en la enseñanza de la historia. EduSol 18 (63).
Zilberstein, J. y Olmedo, S. (2014) Las estrategias de aprendizaje desde una didáctica desarrolladora. Revista Atenas, 3(27).