A formação do pensamento científico investigativo no Ensino Superior: estudo teórico-tendência

Main Article Content

Aydeé Rivera de Parada
Débora Mainegra Fernández

Resumo

Os processos de formação do pensamento científico investigativo das universidades e sua avaliação ganharam importância crucial. O objetivo deste estudo é apresentar um resumo do estado da arte sobre este tema a partir da revisão de artigos em revistas científicas. Para isso, a análise bibliográfica e a revisão documental foram utilizadas como métodos essenciais. O principal resultado foi uma definição contextualizada às particularidades dos países da região que permite uma avaliação mais objetiva do fenômeno na América Central e no Caribe. Foi possível concluir que é essencial construir um sistema de indicadores próprio, flexível e contextualizado que ofereça informação objetiva sobre este processo e permita aos decisores das instituições de Ensino Superior empreender ações de melhoria com base na partilha de boas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Rivera de Parada, A., & Mainegra Fernández, D. (2023). A formação do pensamento científico investigativo no Ensino Superior: estudo teórico-tendência. Mendive. Revista Educação, 21(2), e3318. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3318
Secção
ARTIGOS DE REVISÃO
Biografias Autor

Aydeé Rivera de Parada, Universidad Evangélica de El Salvador (UEES)

Máster en Metodología de la Investigación. UEES. Doctora  en Ciencias Sociales, Mención Gerencia. Directora de Investigación en la UEES

Débora Mainegra Fernández, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Máster en Didáctica del Español-Literatura. Licenciada en Educación.

Referências

Argota Pérez, G., Celi Saavedra, L., & Campos Pérez, R. (2019). Política científica universitaria: Pensamiento estratégico. Revista Campus, 24(27), Art. 27. https://www.aulavirtualusmp.pe/ojs/index.php/rc/article/view/1517

Álvarez de Zayas, C. (1989) Fundamentos teóricos de la dirección del proceso educativo en la Educación Superior Cubana. Formato: Libro. Ed: La Paz- Instituto Cubano del Libro. 1ra edición. La Habana, Cuba.

Becerra, A. T., Salvador, P. A. R., & Aguila, V. G. del. (2002). Bases para la construcción de un sistema de indicadores de sostenibilidad para el control y seguimiento de un proceso de desarrollo turístico en Las Alpujarras almerienses. Comunicaciones presentadas al VI Congreso Internacional de Proyectos de Ingeniería: celebrado en Barcelona del 23 al 25 de Octubre de 2002, 2002, ISBN 84-600-9800-1, 232. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8452515

Begiristain Zubillaga, M. (2018). Comercialización agroecológica: Un sistema de indicadores para transitar hacia la soberanía alimentaria. Hegoa, Instituto de Estudios sobre Desarrollo y Cooperación Internacional Bilbao Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU. https://publicaciones.hegoa.ehu.eus/uploads/pdfs/367 /Lan_koadernoa_75.pdf?1524730486

Calderón García, R. (2015). La formación de recursos humanos en innovación regional y apropiación de la ciencia. RICSH Revista Iberoamericana de las Ciencias Sociales y Humanísticas, 4(8), Art. 8.

Cheetham, A. (2007). Growing a Research Culture. University of West Sydney. https://www.westernsydney.edu.au/__data/assets/pdf_file/0018/7119 /Item_3.6_Building_a_Research_Culture__Tabled_Doc.pdf

Cóndor Herrera, O. (2020). Educar en tiempos de COVID-19. CienciAmérica: Revista de divulgación científica de la Universidad Tecnológica Indoamérica, 9(Extra 2), 31-37.

Figueroa Céspedes, I., Pezoa Carrasco, E., Elías Godoy, M., & Díaz Arce, T. (2020). Habilidades de Pensamiento Científico: Una propuesta de abordaje interdisciplinar de base sociocrítica para la formación inicial docente. REXE- Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 19(41), Art. 41.

Furman, M. (2020). Aprender ciencias en las escuelas primarias de América Latina. UNESCO Office Montevideo and Regional Bureau for Science in Latin America and the Caribbean. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375199

Gaete Quezada, R. (2015). La Responsabilidad Social Universitaria desde la Perspectiva de las Partes Interesadas: Un Estudio de Caso. Actualidades Investigativas en Educación, 15(1), 273-302.

González Ramos, A. M. (2011). Metodología para la construcción de un sistema de indicadores sobre el impacto de la movilidad del personal empleado en ciencia y tecnología. Agenda 2011: Temas de indicadores de Ciencia y Tecnología, 2011, ISBN 978-987-20443-2-9, págs. 411-432, 411-432. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8154414

Jirout J., Zimmerman C. (2015) Development of science process skills in the early childhood years. In Cabe Trundle,K. and Saçkes M. (Ed.), Research in Early Childhood Science Education. pp. 143-165. https://doi.org/10.1007/978-94-017-9505-0_7

Krober, G. (1986). Acerca de las relaciones entre la historia y la teoría del desarrollo de las ciencias. Revista Cubana de Ciencias Sociales, IV(10). https://www.filosofia.cu/?s=Revista+Cubana+de+Ciencias+Sociales%2C+Volumen+4

Lázaro Tundidor Montes de Oca, Medina León, A., Nogueira Rivera, D., Sánchez Macías, A., Carpio Vera, D. A., & Rodríguez Novo, T. de J. (2019). Índice integral de los sistemas informativos para potenciar el sistema de dirección y gestión estatal: Aplicación en una empresa de proyecto del sector de la construcción. Revista Arquitectura e Ingeniería, 13(2), 5.

Leontiev, A. N. (1975). Actividad, conciencia y personalidad. Pueblo y Educación. https://omegalfa.es/downloadfile.php?file=libros/actividad-conciencia-y-personalidad.pdf

Martínez-Suárez, D. (2022). Pensamiento científico en la educación secundaria: Acercamiento al estado de la cuestión. Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad, 14. https://doi.org/10.22430/21457778.2150

Marzano, R. J., & Kendall, J. S. (2006). The New Taxonomy of Educational Objectives. En Corwin Press (2da ed.). Corwin Press, A SAGE Publications Company.

Meinguer, J. (2019). La comunicación de la nanotecnología del carbono a través del análisis crítico de textos informales en la educación química. Mundo Nano. Revista interdisciplinaria en nanociencias y nanotecnología, 12(22). https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2448-56912019000100002&script=sci_arttext

Mendoza, A. (2019). Ciencia, tecnología e innovación: Concepciones del profesorado en El Salvador. Revista panamericana de pedagogía, saberes y quehaceres del pedagogo, 27, Art. 27.

Murphy, P. K., Greene, J. A., Allen, E., Baszczewski, S., Swearingen, A., Wei, L., & Butler, A. M. (2018). Fostering high school students' conceptual understanding and argumentation performance in science through Quality Talk discussions. Science Education, 102(6), 1239-1264. https://doi.org/10.1002/sce.21471

OEI- RICYT (2022) Estado de la Ciencia 2021. Principales Indicadores de Ciencia y tecnología Iberoamericanos. Ed. Altuna Impresores S.R.L. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Disponible en: http://www.ricyt.org/wp-content/uploads/2021/11/El-Estado -de-la-Ciencia-2021.pdf

Prado de Nitsch, Fabiola (2018). Aprendizaje, enseñanza y desarrollo del pensamiento científico. Revista Educación en Ciencias de la Salud, 15(2) Disponible en: http://www2.udec.cl/ofem/recs/

Ramón López, M. (2016). Actores y escenarios en la re-formulación de la política de ciencia tecnología e innovación en Nicaragua. REICE Revista Electrónica de Investigación en Ciencias Económicas, 4(8), Art. 8.

Rincón Córcoles, A (2009). Evolución del pensamiento científico: del siglo XIII al XXI. Revista Digital ACTA, (054), p.p 1-9 https://www.acta.es/recursos/revista-digital-manuales -formativos/92-054

Rivera de Parada, A. (2016). Competencias del docente universitario. Desafíos para las universidades privadas de El Salvador. Ciencia, Cultura y Sociedad, 3(1), 33-44. https://doi.org/10.5377/ccs.v3i1.2960

Rodríguez Pérez, R. A., & Miralles Martínez, P. (2017). Formación del profesorado desde la investigación y la innovación educativa. Servicio de Publicaciones. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=857733

Rodríguez Ruiz, J. R. (2017). El aseguramiento de la calidad de la educación superior. In Crescendo, 8(2), 171-173.

Romero Manrique de Lara, D. (2010). Modelo integrado para la construcción participativa y experta de un sistema de indicadores locales de sostenibilidad. DELOS: Desarrollo Local Sostenible, 3(9), 1.

Ruiz Restrepo, A. M., & Pérez, R. R. (2017). La ciencia, el conocimiento científico y el pensamiento complejo. El camino para la formación por competencias. Certiuni Journal, 3, Art. 3.

Santos Baranda, Janette (2020), Sistema de acompañamiento docente desde un entorno virtual de enseñanza aprendizaje. Mendive, Revista de Educación, 18(1), p.p. 48-63 https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/issue/view/76/showToc

Soysal, Y. (2020). Argument-Based Inquiry, Teachers' Talk Moves, and Students' Critical Thinking in the Classroom. Science & Education. https://www.researchgate.net/profile/Yilmaz-Soysal/publication/344283616_Talking_Science_Argument -Based_Inquiry_Teachers%27_Talk_Moves_and_Students%27_Critical_Thinking_in_the_Classroom /links/5f75ac5a299bf1b53e03970d/Talking-Science-Argument-Based-Inquiry-Teachers-Talk -Moves-and-Students-Critical-Thinking-in-the-Classroom.pdf

Taccari, D. Ó. (2010). Mecanismos de monitoreo de los compromisos en educación en América Latina: Sistemas regionales de indicadores educativos. Sinéctica, 35, 1-25.

Vázquez Alonso, Á., & Manassero Mas, M. A. (2018). Más allá de la comprensión científica: Educación científica para desarrollar el pensamiento. REEC: Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, 17(2), 309-336.

Artigos Similares

1 2 3 4 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.