Atenção à tutoria integral em uma organização educacional peruana de educação básica regular

Main Article Content

Ysrael Alberto Martinez Contreras
Lourdes Marlene Yaque Rueda
Maria Praxilia Pamo Salazar

Resumo

O objetivo da pesquisa foi determinar a percepção da atenção tutorial abrangente que os alunos da quinta série do ensino médio do IE 3054 La Flor, Carabayllo têm porque é necessário melhorar a realização das habilidades dos alunos nos contextos da vida cotidiana através da tutoria.. A metodologia utilizada foi a abordagem quantitativa, abordagem quantitativa de nível descritivo, projeto não-experimental e transversal. O método de análise foi a análise estatística. A pesquisa foi conduzida sem conflito de interesses, uma vez que foi obtido o consentimento informado. A variável de estudo foi chamada de atenção tutorial integral, que teve como dimensões a tutoria individual e grupal. A população consistia de 350 alunos do ensino médio e a amostra foi selecionada pelo método probabilístico e estratificado, composto de 185 alunos desta organização. Entre os principais resultados, a tutoria individual no indicador denominado corporal 47,54 % obteve um alto nível, enquanto na dimensão de tutoria de grupo no indicador denominado dimensão de ajuda social, 56,28 % obteve um alto nível. A principal conclusão foi que 48,09% dos alunos perceberam a tutoria como abrangente, enquanto 6,01 % dos alunos a perceberam como baixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Martinez Contreras, Y. A., Yaque Rueda, L. M., & Pamo Salazar, M. P. (2023). Atenção à tutoria integral em uma organização educacional peruana de educação básica regular. Mendive. Revista Educação, 21(3), e3212. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3212
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Ysrael Alberto Martinez Contreras, Universidad Tecnológica del Perú

Magister en Gestión Educativa por la Pontificia Universidad Católica del Perú. Fue mentor en Laboratorio de Innovación Social vulnerabilidad organizacional (México 2022). Integra DEDiCA. REVISTA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES y la Revista Guatemalteca de Educación Superior. Doctorando en Universidad Nacional Mayor de San Marcos, ysrael.martinez@unmsm.edu.pe

Lourdes Marlene Yaque Rueda, Universidad César Vallejo, Filial Callao

Doctora en Psicología, profesora del Pregrado en Psicología (UCV). Líneas de acción: evaluación curricular, didáctica, capacitación y desarrollo docente. Además, ha participado en distintos proyectos de promoción y prevención en Psicología.

Maria Praxilia Pamo Salazar, 3 Instituto de Educación Superior Ricardo Palma

Maria Praxilia Pamo Salazar, Químico Farmacéutico Bioquímico de la Universidad Particular Inca Garcilaso De la Vega, Maestro en Evaluación y Acreditación de la Calidad en Educación de la Universidad Privada TELESUP; docente de educación superior en carreras de salud, con vasta experiencia en el rubro farmacéutico y firmemente sensibilizada en la gestión de calidad educativa para el logro de competencias en los profesionales del sector salud.

Referências

Assis, C., Blesa, H., & Galinkin, E. (2022). La aproximación al aprendizaje importa en la predicción del logro académico. Revista De Psicología, 40(2), 905-933. https://doi.org/10.18800/psico.202202.010

Cuadra, D., Pérez, D., Sandoval, J., & Rubio, J. (2022). Clima escolar y factores asociados: modelo predictivo de ecuaciones estructurales. Revista De Psicología, 40(2), 685-709. https://doi.org/10.18800/psico.202202.002

Cruz, D. y López, A. (2020). Descubriendo la realidad social: un camino para el diseño de un proyecto de investigación social. Bogotá D.C., Colombia: Corporación Universitaria Minuto de Dios.

Díaz, A., Vázquez, I., & Díaz, A. (2019). Sentido de la experiencia escolar en estudiantes de secundaria en situación de vulnerabilidad. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 17(1), 237–252. https://doi.org/10.11600/1692715x.17114

Díaz, Z. (2022). La acción tutorial en estudiantes de educación secundaria. Horizontes. Revista De Investigación En Ciencias De La Educación, 6(25), 1556–1562. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i25.434

Ferreyros, L., & Ferreyros, R. (2021). Servicio de Tutoría impartida por Docentes en la Nueva Secundaria en el Perú. Praxis educativa, 25(2), 229-239. https://dx.doi.org/https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2021-250213

Gómez, A., & Narvaez, M. (2022). Dimensiones de la personalidad y su relación con las tendencias prosociales y la empatía en niños(as) y adolescentes en vulnerabilidad psicosocial. Revista De Psicología, 40(1), 37-72. https://doi.org/10.18800/psico.202201.002

Hernández de la Torre, E. Fernández, A., Santana, T., y López, I. (2021). Student satisfaction on the tutorial attention of the university teacher. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 19(2), 73-90. https://doi.org/10.4995/redu.2021.15544

Massuga, F., Soares, S., & Dias, S. (2021). El papel del tutor en la enseñanza de la educación a distancia: una revisión sistemática sobre el enfoque de competencias. Revista de Educación a Distancia (RED), 21(66). https://doi.org/10.6018/red.435871

Ministerio de Educación (2005). Marco conceptual de la Tutoría y Orientación Educacional, propuesta de Convivencia y Disciplina Escolar Democrática. Lima: Ministerio de Educación.

Ministerio de Educación (2007). Tutoría y Orientación Educativa en la Educación Primaria. Lima: Ministerio de Educación.

Murillo, F. J., & Carrillo, S. (2020). Segregación escolar por nivel socioeconómico en educación secundaria en Perú y sus regiones. Revista Peruana De Investigación Educativa, 12(12), 7–32. https://doi.org/10.34236/rpie.v12i12.130

Peinado, J. (2022). Funciones, roles y competencias de los(as) tutores(as) en la educación a distancia en el Instituto Politécnico Nacional. Revista mexicana de investigación educativa, 27(93), 537-556. Epub 06 de junio de 2022. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662022000200537&lng=es&tlng=es.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.