Profissionalismo docente visto por indicadores em um contexto universitário de formação de professores primários

Main Article Content

Daniel Agustín Rojas Plasencia
Carlos Alberto Rojas González
Mirta Valle Vargas

Resumo

O profissionalismo docente universitário entra nos problemas inerentes à qualidade do Ensino Superior, tarefa relevante para a formação de graduados universitários competentes nas condições de contextos científicos e tecnológicos de alta complexidade. A análise das relações entre profissionalização docente e profissionalismo nos processos educativos, além de suas conceituações, constituíram aspectos centrais, tanto em sua abordagem teórica quanto prática, necessariamente com uma perspectiva dialética. O estudo que se apresenta teve o objetivo de avaliar o profissionalismo docente nos professores do Departamento de Educação Primária da Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca", para os quais foram determinados indicadores de profissionalismo docente e submetidos a avaliação. por meio de questionários escritos construídos com o esquema de escala Likert. O tratamento das informações foi feito com base na análise percentual, agrupamento dos dados em classes e sua triangulação. Com base nos critérios estabelecidos pelos autores, foram identificados indicadores de profissionalismo alcançados, não alcançados e em que se identificam acertos, mas não se identificam a satisfação suficiente; Em geral, verificou-se uma alta avaliação do profissionalismo demonstrado pelos professores. A pesquisa foi considerada como referência para outros estudos sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Rojas Plasencia, D. A., Rojas González, C. A., & Valle Vargas, M. (2022). Profissionalismo docente visto por indicadores em um contexto universitário de formação de professores primários. Mendive. Revista Educação, 20(2), 618–631. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2908
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Carlos Alberto Rojas González, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Máster en Ciencias. Especialista de Humanidades. Profesor aistente. Profesor de Gramática en la Facultad de Educación Infantil de la universidad Hermanos Saíz Montes de Oca. Tiene 14 años de experiencia en la Educación preuniversitaria y cinco años en la Educación Superior.

Mirta Valle Vargas, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Máster en Ciencias. Especialista de la Educación Primaria. Profesora auxiliar. Profesora de Didáctica de la Lengua Española en el Departamento de Educación primaria de la universidad Hermanos Saíz Montes de Oca, Tiene 32 años de experiencia profesional, 15 de ellos en la Educación Superior.

Referências

Bernal Delgado, L. L. (2019). El lugar del maestro en la escuela contemporánea y sus relaciones con la profesionalización docente y las nuevas tecnologías. Revista Educación y ciudad 37, 27-36. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7390638.pdf

González, V. (2002) ¿Qué significa ser un profesional competente? Reflexiones desde una perspectiva psicológica. Revista cubana de educación superior. XXII.(1), 45-53. Disponible en: https://rieoei.org/historico/deloslectores/Maura

González-González, K., Molina-Velazco, M., & Rodríguez-Torres R. (2019). El desarrollo profesional de los docentes en la Facultad de Ciencias Sociales y Humanísticas. Educación y Sociedad, 17. (1), 52-62. Disponible en: http://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/view/1265/html

Imbernón, F. & Guerrero C. (2018) ¿Existe en la universidad una profesionalización docente? RED. Revista de Educación a Distancia, 56. Disponible en: https://www.um.es/ead/red/56/imbernon_guerrero.pdf

Jiménez Moreno, J. A. & Gutiérrez Zavala, A. P (2017). La calidad educativa en educación superior: la importancia de su definición por parte de las IES y la evaluación de sus estudiantes al egreso de la licenciatura. Congreso Nacional de Investigación Educativa San Luis Potosí. Disponible en: http://comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/2046.pdf

Mas-Torelló, O. (2011). El profesor universitario: sus competencias y formación. Profesorado, 15(3). Disponible en: https://www.ugr.es/~recfpro/rev153COL1.pdf

Matus, J. y Linares, C. (2016). La carrera docente y la profesionalización de la docencia. Reencuentro, 71, 85-106. Disponible en: http://www.redalyc.org/pdf/340/34047632006.pdf

Moreno Hernández, O., Pérez Casillas, I. & Martínez Pérez, L. (2020). Reflexión de la práctica: la profesionalización del docente. Revista Digital Universitaria 21(3). Disponible en: https://www.revista.unam.mx/2020v21n5/reflexion_de_la_practica_la_profesionalizacion_del_docente

Moya (2017). Introducción a un modelo de profesión y de profesionalidad docente. En Moya, J. & Manso, J. Profesión y profesionalidad docente. Una acción educativa comprometida con el desarrollo humano (pp 11-23). Asociación Nacional de Editores de Libros y material de Enseñanza - ANELE - Disponible en: https://anele.org/pdf/profesion-y-profesionalidad-docente.pdf

Ramírez Masariegos, L. G. (2020) Profesionalización docente: competencias en el siglo XXI. Observatorio del Instituto para el Futuro de la Educación. Disponible en: https://observatorio.tec.mx/edu-bits-blog/profesionalizacion-docente-competencias-siglo-xxi

Razo, I. Y., Dibut, L. S., & Íñigo, E. R. (2016). Aseguramiento de la calidad en la Educación Superior: experiencia de la Universidad del Golfo de California, México. Revista Universidad y Sociedad, 8(1), 190-198. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202016000100028&lng=es&nrm=iso

Rojas-Zapata, A. F., Luna-Hernández, J. A. & Hernández-Arteaga, I. (2018). Competencias docentes transversales para el quehacer de profesores de pregrado en Psicología. Educación y Educadores, 21(3), 461-481. Disponible en: http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/viewFile/8506/4951

Ruiz, A. & Oñorbe, A. (2019). Propuestas para un nuevo modelo de profesión docente. En Colectivo de Autores. Formación y profesionalización docente en América Latina: experiencias y resultados de investigación (pp. 133-142). Disponible en: https://www.redem.org/wp-content/uploads/2020/02/libro-REED-2019-oficial.pdf

Tejeda-Díaz, R. (2015). Necesidad y utilidad de la profesionalización del docente universitario. Repositorio Institucional de la Universidad Politécnica Salesiana. Disponible en: http://dspace.ups.edu.ec/handle/123456789/11033

Riol, M., Morell Alonso, D. & Armas Crespo, M. (2019). La profesionalización docente del claustro universitario: retos culturales desde la gestión de proyectos socioculturales. Pedagogía y Sociedad, 22(54), 169-193. Disponible en: http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/799

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.