O Processo de Ensino- Aprendizagem da Matemática Superior I na formação do contador

Main Article Content

Jorge Luis Gil Luis
Alina Alfonso Morejón

Resumo

A profissionalização do Processo de Ensino- Aprendizagem da Matemática Superior I é uma alternativa para abranger a calidade da formação do profissional da contabilidade. Este artigo foi resultado dum estudo da profissionalização do processo de ensino-aprendizagem da Matemática Superior I, na carreira Bacharelado em Contabilidade e Finanças da Universidade de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”, onde depararam se carências em conceber os conteúdos e procedimentos que oferece a Matemática I como instrumento para a solução de problemas econômicos e financeiros, o que intervém na construção generalizada do conhecimento contável e financeiro, desde um análise quantitativo. É por isso que o objetivo deste artigo é socializar uma estratégia didática para a profissionalização do Processo de Ensino- Aprendizagem da Matemática Superior I na carreira Bacharelado em Contabilidade e Finanças da Universidade de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”. Os métodos empregados, do nível teórico: histórico-lógico, o sistêmico- estrutural e a modelação; do nível empírico: a revisão documental e a observação; como técnicas: a entrevista e o inquérito. Finalmente, logra se um Processo de Ensino-Aprendizagem profissionalizado, ajustado pelo problema profissional, onde o estudante abrange o desempenho efetivo al agir como contador num panorama que simula uma empresa autêntica. Caracterizaram se os elementos que da profissionalização do processo de ensino-aprendizagem da Matemática Superior I na formação do contador e o seu impelido na atuação profissional de estudantes e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Gil Luis, J. L., & Alfonso Morejón, A. (2021). O Processo de Ensino- Aprendizagem da Matemática Superior I na formação do contador. Mendive. Revista Educação, 19(2), 345–358. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2269
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Jorge Luis Gil Luis, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Profesor de Matemática. Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Referências

Abreu Alvarado, Y., Barrera Jiménez, A. D., Breijo Worosz, T., & Bonilla Vichot, I. (2018). El proceso de enseñanza-aprendizaje de los Estudios Lingüísticos: Su impacto en la motivación hacia el estudio de la lengua. Mendive. Revista de Educación, 16(4), 610-623. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1815-76962018000400610&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Ballester Pedroso, S., García La Rosa, J. E., Álvarez Pérez, M.M., Rodríguez Ortíz, M., y otros (2015). DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA. TOMO I. Habana, Cuba: Pueblo y Educación.

Breijo Worosz, T. (2016). ¿Cómo enseñar y cómo aprender para formar competencias profesionales?: Un enfoque didáctico desarrollador. Mexico: Universidad de Santander.

Breijo Worosz, T. (2017). Fundamentos teóricos del proceso de profesionalización del recién graduado de carreras pedagógicas. Revista Electrónica Orbita Científica, 23(94) ISSN 1027-44. La Habana, Cuba.

Castellanos Simons, D. (2002). Aprender y enseñar en la escuela: Una concepción desarrolladora. Editorial Pueblo y Educación: La Habana, Cuba.

Capote Castillo, M. (2012). Una aproximación a las concepciones teóricas como resultado investigativo. Mendive. Revista de Educación, 10(2), 116-123. Recuperado de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/519.

Cedeño Intriago, R., Escalona Reyes, M., & Verdiel Reyes, C. (2019).La profesionalización de la enseñanza de la Matemática en la Educación Superior. Experiencias en Cuba y Ecuador. Roca. Revista científico - educacional de la provincia Granma, 15(4), 120-130. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/1088

Díaz, Domínguez, T. (2016). Didáctica desarrolladora en la educación superior: un enfoque para la formación de competencias profesionales. La Habana: Palacio de las Convenciones. 10mo. Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2016.

Horruitiner Silva, P. (2006): La universidad cubana: el modelo de formación. Editorial Félix Varela: La Habana.

León Hernández, V. E., & Herrera Fuentes, J. L. (2010). Una visión de la Profesionalización como Categoría de las Ciencias de la Educación. 12. http://www.eumed.net/rev/ced/2/.htm.

Palacios Díaz, M., & Aguilar Hernández, V. (2017). La profesionalización del proceso de enseñanza-aprendizaje del inglés en la especialidad de Agronomía. Mendive. Revista de Educación, 15(4), 434-452. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1221

Pastrano Quintana, E., Arévalo Briones, K., & Lissabet Rivero, J. L. (2019). Alternativa metodológica para establecer relaciones interdisciplinarias entre las asignaturas Matemática y Contabilidad en la carrera de Administración de Empresas de la Universidad Técnica Estatal de Quevedo. Roca. Revista científico - educacional de la provincia Granma, 15(1), 13-27. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/648

Ross Rodríguez, A., Hernández Infante, R. C., & Izquierdo Cruz, F. M. (2018). La resolución de problemas, con enfoque profesionalizado, desde la asignatura matemática básica. EFDeportes.com, Revista Digital, 182. https://www.efdeportes.com/efd182/la-resolucion-de-problemas-desde-la-matematica.htm

Valle Lima, A. (2007). Algunos modelos importantes en la investigación pedagógica. La Habana: MINED, ICCP. En formato digital.

Zilberstein Toruncha, J., & Portela Falgueras, R. (2002). Una concepción desarrolladora de la motivación y el aprendizaje de las ciencias. IPLAC. https://docplayer.es/23215054-Una-concepcion-desarrolladora-de-la-motivacion-y-el-aprendizaje-de-las-ciencias.html

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.