Gestão do processo de formação da cultura matemática em Engenharia da Computação
Main Article Content
Resumo
A pesquisa aborda a necessidade de gerir a formação da cultura matemática como elemento chave para a resolução de problemas profissionais com uma abordagem sustentável. O objetivo foi apresentar um diagnóstico do objeto de pesquisa no contexto do curso de Engenharia Informática da Universidade de Pinar del Río. Foram utilizados métodos como questionário, observação e análise documental aplicados a estudantes, professores e dirigentes. Os principais resultados evidenciaram insuficiências no tratamento das dimensões institucional, administrativa, pedagógica e comunitária da gestão educacional, revelando uma abordagem fragmentada e limitada ao processo de ensino-aprendizagem da matemática, sem integração nos planos de estudo, nas atividades laborais ou na projeção social. Foram identificadas fragilidades como a falta de sequenciamento dos conteúdos, escassa preparação docente e ausência de promoção intra/extrauniversitária. A discussão teórica destaca a importância de uma abordagem integral baseada em princípios de gestão educacional (liderança compartilhada, melhoria contínua) e propõe uma estratégia para articular a cultura matemática (descrição, pensamento, métodos e linguagem matemática) com os processos substantivos do curso. A pesquisa contribui para superar visões reducionistas, propondo um modelo que vincula a formação matemática às demandas socioprofissionais do engenheiro informático.
Downloads
Article Details

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alarcón Ortiz, R. A., Guzmán, Y., & García, M. (2019). Formación integral en la educación superior: una visión cubana. Estudios del Desarrollo Social, 7(3), e10. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2308-01322019000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Camarena, P., Loureiro, G., Gomes, E., & Bianchini, B. (2022). Pensamiento matemático y cultura matemática: concepciones semánticas en la teoría de la matemática en el contexto de las ciencias. PNA, 17(1), 55-75. https://doi.org/10.30827/pna.v17i1.21583
Faustino, A., Pérez, N., & Diéguez, R. (2014). El pensamiento matemático-investigativo desde el enfoque científico tecnológico. Multiciencias, 14(1), 80-87. https://produccioncientificaluz.org/index.php/multiciencias/article/view/16998
García Peñalvo, F. J. (2018). Los estudios de Ingeniería en Informática. Capítulo 6. En Proyecto Docente e Investigador. Departamento de Informática y Automática. Universidad de Salamanca
Mena, J. L., & Mena, J. A. (2019). La integración de contenidos científicos en estudiantes cubanos de Ingeniería Agrónoma. Indagatio Didactica, 11(1), 151-168. https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5647
OECD. (2004). La evaluación de la "Cultura Matemática" en PISA 2003. Marco conceptual y actividades de las pruebas. Montevideo: Gerencia de Investigación y Evaluación. https://pmb.parlamento.gub.uy/pmb/opac_css/index.php?lvl=notice_display&id=47932
Sampedro, R; Rodríguez, M., & Montes de Oca, N. (2009). Sistema de tareas para favorecer la formación y desarrollo de la competencia gestionar el conocimiento matemático en los estudiantes de Ingeniería. En Memorias de XI Congreso de Matemática y Computación, pp. 67-76. Habana. Cuba. http://www.sociedadelainformacion.com/22/matematicas.pdf
Sharhorodska, O., Padrón, A., & Bedregal, N. (2018). Las matemáticas y la formación del ingeniero, como una relación simbiótica. Referencia Pedagógica, 6(2), 175-189. https://rrp.cujae.edu.cu/index.php/rrp/article/view/153
Terry Leonard, E. A., Muñoz, L. R., & Martínez, L. M. (2021). La formación de la cultura matemática y sus dimensiones. Horizonte de la Ciencia, 11(21), 165-176. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.903
Terry Leonard, E. A., Martínez Casanova, L. M., & Muñoz del Sol, L. R. (2019). Exploración de necesidades para formar la cultura matemática en la Licenciatura en Educación, Matemática. Conrado, 15(Supl. 1), 202-208. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000600202&lng=es&tlng=es
Terry Leonard, E. A., Martínez Casanova, L. M., & Muñoz del Sol, L. R. (2021). Modelo didáctico para la formación de la cultura matemática. Revista Cubana de Educación Superior, 40(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142021000200015&lng=es&tlng=es
Tristá, B. (2001). Administración universitaria: La gestión en las universidades, Universidad de la Habana.