Experiências da aprendizagem durante a pandémia COVID-19 na Universidade Pedagógica Nacional

Main Article Content

Gabriel Alejandro Álvarez Hernández
María de Jesús De La Riva Lara

Resumo

A presente investigação realizou se com estudantes de Bacharelado da Universidade Pedagógica Nacional de México no contexto da pandémia originada pelo vírus COVID-19 e que obrigou trasladar as aulas presenciais à modalidade em linha à metade do semestre. O objetivo foi avaliar as experiências da estudantada no contexto da pandémia, com arrolamento ao seu processo formativo, para compreender quais foram as ações que cada um deles adotou para não abafar o semestre. Na primeira etapa aplica se um cuestionário a 48 alunos, o que corresponde ao 80% da população total para conhecer as problemáticas essenciais na experiência dos estudantes no contexto pandémico. O segundo cuestionário aplica se na segunda etapa, dirigido a sobressair as razões pelas que a carência de recursos tecnológicos foi uma barreira, por isso elegeram se quatro alunas para ser entrevistadas e cuja experiência expressava-se com maior profundidade. A pesquisa foi com enfoque qualitativo, desde o paradigma interpretativo e apoiou se na fenomenologia hermenêutica e o método biográfico-narrativo. Os resultados confirmam que a problemática principal foi a acessibilidade à educação é dependente dos recursos que se tenham ou não e como cada aluno o lotou. Concluiu se explanando as carências do sistema educativo em geral e especificamente, da Universidade, para poder oferecer alternativas que ajudem à alunada no seu processo formativo e na abrangência dos objetivos da aprendizagem, sinalados nos programas de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Álvarez Hernández, G. A., & De La Riva Lara, M. de J. (2021). Experiências da aprendizagem durante a pandémia COVID-19 na Universidade Pedagógica Nacional. Mendive. Revista Educação, 19(2), 379–394. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2226
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Gabriel Alejandro Álvarez Hernández, Universidad Pedagógica Nacional, México.

Profesor de tiempo completo interino Miembro del Sistema Nacional de Investigadores (SNI) del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACyT) en México https://orcid.org/0000-0001-6809-8321

Referências

Álvarez, G. (2019). Maestras en servicio, esposas, madres y estudiantes. El caso de la Licenciatura en Educación Preescolar de la UPN Unidad 096. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 21(2), 297-321. Obtenido de https://es.scribd.com/document/492389967/Revista-Psicologia-y-Educacion-Vol-21-num-2

Bolivar, A., Domingo, J. & Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Madrid: Editorial La Muralla, S.A.

Casarini, M. (2010). Teoría y diseño curricular. Ciudad de México: Trillas.

CEEY. (2019). Informe movilidad social en México 2019. Hacia la igualdad regional de oportunidades. México: Centro de Estudios Espinoza Yglesias A.C. Obtenido de https://ceey.org.mx/wp-content/uploads/2019/05/Informe-Movilidad-Social-en-M%C3%A9xico-2019.pdf

Espinoza, G. (27 de agosto de 2020). Familia toma clases en una cancha para tener acceso a internet gratuito en puebla. Sopitas.com. Obtenido de https://www.sopitas.com/noticias/puebla-familia-estudia-sep-cancha-acceso-internet-puebla-clases/

Ferry, G. (1990). El trayecto de la formación. México: Editorial Paidos.

Gil Antón, M. (18 de abril de 2020). Con la cera que hay. El Universal. Obtenido de https://www.eluniversal.com.mx/opinion/manuel-gil-anton/con-la-cera-que-hay

INEGI. (2020). Tecnologías de la información y comunicaciones. México: Instituto Nacional de Estadística y Geografía. Obtenido de https://www.inegi.org.mx/temas/ticshogares/

Larrosa, J. (2006). Sobre la experiencia. Aloma: revista de psicologia, ciències de l'educació i de l'esport. Blanquerna (19), 87-112. Obtenido de http://files.practicasdesubjetivacion.webnode.es/200000018-9863d9a585/_la_experiencia_Larrosa.pdf

Morales, Y. (26 de agosto de 2020). En Bochil, Marcos de León ofrece su casa, sillas e internet para que niños y niñas puedan continuar con el ciclo escolar virtual. Chiapas Paralelo. Obtenido de https://www.chiapasparalelo.com/noticias/chiapas/2020/08/en-bochil-marcos-de-leon-ofrece-su-casa-sillas-e-internet-para-que-ninos-y-ninas-puedan-continuar-con-el-ciclo-escolar-virtual/

Muñoz, A., & Martinez, F. (2020). Se confirma primer caso de coronavirus en México. La Jornada On Line. Obtenido de https://www.jornada.com.mx/ultimas/politica/2020/02/28/se -confirma-primer-caso-de-coronavirus-en-mexico-2562.html

Pérez de Lara, N. (2011). Escuchar al otro desde sí. En C. Skliar, J. Larrosa, & (Comp.), Experiencia y alteridad en educación (págs. 45-77). Rosario: Homo Sapiens Ediciones.

Salomón. (2020). La educación en tiempos de pandemia. La prensa gráfica. Obtenido de https://www.laprensagrafica.com/Caricatura-h202004210002.html

SEGOB. (2020). Diario Oficial de la Federación. Obtenido de https://dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5592089&fecha=22/04/2020

Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida: Ciencia humana para una pedagogía de la acción y la sensibilidad. Barcelona: Idea Books, S.A.

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.