Famílias fortes, ensino eficaz: um programa de orientação para prevenir dificuldades de aprendizagem
Main Article Content
Resumo
Atualmente, os programas de orientação familiar são essenciais para o desenvolvimento bem-sucedido do contexto social e educacional, fornecendo às famílias ferramentas para lidar com os desafios diários e promover um ambiente familiar saudável. Este artigo tem como objetivo propor um programa de orientação familiar para a prevenção de dificuldades de aprendizagem em crianças do segundo ciclo da educação infantil. Foram empregados procedimentos de pesquisa qualitativa com escopo correlacional. Utilizou-se o método de oficinas de opinião crítica e construção coletiva, que facilitou a contextualização da proposta em relação aos seus objetivos e conteúdo. Também foram realizadas análises documentais e o estudo de dados qualitativos de diversas fontes. Além disso, foram aplicados questionários, observação, entrevistas e pesquisas a uma amostra de famílias beneficiárias. O programa resultante está alinhado com as teorias educacionais contemporâneas, incorpora conhecimento derivado de opiniões de especialistas e inclui um diagnóstico derivado da aplicação das técnicas. Ambas as abordagens asseguraram a necessária harmonia no tratamento preventivo das dificuldades de aprendizagem. Em conclusão, a presença de lacunas foi reafirmada, refletindo a necessidade de ir além da abordagem atual e implementar estratégias para seu aprimoramento por meio de um programa de orientação familiar. Ademais, reconheceu-se a importância do envolvimento dos professores ao longo do processo de orientação familiar.
Downloads
Article Details

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Aguiar Aguiar, G., Demothenes Sterling, Y., & Campos Valdés, I. (2020). La participación familiar en la inclusión socioeducativa de los educandos con necesidades educativas especiales. Mendive. Revista de Educación, 18(1), 120-133. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S181576962020000100120&Ing=es
Aguilera Grave de Peralta, A. R., Pérez Almaguer, R., & Ferreiro Fuentes, Y. L. (2022). El diagnóstico de la formación permanente del maestro primario en orientación familiar. Didáctica Y Educación, 13(6), 234-256. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1576
Alama Duarte, G. J., & Obaco Soto, E. E. (2024). La familia y su impacto en el Rendimiento Académico. Multidisciplinar, 8(2). https://doi.org/10.3781/cl_rcm.v8i2.10823
Alarcón Castillo, Y., García González, M. M., Gómez Cardoso, A. L., & Castillo del Risco, Y. Y. (2022). Orientación a la familia del niño con necesidad educativa sensorial de tipo auditiva. Humanidades Médicas, 22(1), 86-102. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S1727812020222000100086&pid=es&tlng=es
Arteaga Ureta, F. M., Mera Bravo, E. P, & del Jesús Palacios López, A. M. (2022). Discapacidad e inclusión social: retos teóricos y desafíos socioeconómicos de las personas con discapacidad en el cantón Pedernales. Universidad y Sociedad, 14(3), 256-262. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S221836202022000300256&lng=es&ting=es
Carvajal Hernández, B. M., Castro Tapia, O., & Aguilera Gómez, R. B. (2018). Análisis histórico de la orientación a la familia en niños de la infancia preescolar, en Cuba. Conrado, 14(62), 31-37. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/675
Díaz Pompa, F., García Gutiérrez, A., Hernández Torres, I., & Lores Leyva, I. (2013). El proceso de orientación familiar en Cuba. Su evolución histórica. Innovación Tecnológica, 19(especial). https://innovaciontec.idict.cu/innovacion/article/viewFile/313/316
Gómez Núñez, E., Gómez Cardoso, A. L., & Núñez Rodríguez, O. L. (2019). El trabajo de orientación a las familias de educandos con disfasia del desarrollo. Revista Roca. 15(2) 80-90. https://revista.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/782
González Tamayo, L. (2014). La orientación familiar para la formación y desarrollo de hábitos de mesa en los niños de edad preescolar. Mendive. Revista de Educación, 12(2), 158-164. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/656
Luque Parra, D. J., & Rodríguez Infante, G. (2004). Dificultades en el aprendizaje: Unificación de Criterios Diagnósticos. III. Criterios de Intervención Pedagógica. Editorial Junta de Andalucía.
Moreno Ricard, V. E., Colunga Santos, S., & Sampayo Hernández, I. C. (2018). Orientación familiar para la lectura mediante la comunicación en la infancia temprana. Revista Roca, 14(3). https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/36
St`Rose Miró, C. M., Guedán Ramírez. I., & Alarcón Castillo, Y. (2023). Estrategia educativa para la inclusión familiar en el proceso orientación profesional hacia las ciencias básicas. Revista Ciencias Pedagógicas, 17(1), 75-93. https://wwwcienciaspedagógicas.rimed.cu/index.php/ICCP/article/view/472
Zambrano Vélez, W., & Tomalá Chavarría, M. D. (2022). El papel de la familia en el proceso de aprendizaje de los niños en la educación infantil. Sapienza: Revista Internacional de Estudios Interdisciplinarios, 3(2), 17-26. https://doi.org/10.51798sijis.v3i2.260