Atitudes em relação às estatísticas dos estudantes de Engenharia da Computação
Main Article Content
Resumo
O presente estudo analisa a importância das atitudes em relação às estatísticas em relação ao gênero, desempenho e ano letivo dos estudantes de Engenharia da Computação da Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca", Cuba. A estatística é uma ferramenta fundamental na formação de engenheiros informáticos; No entanto, as atitudes em relação a esta disciplina podem variar significativamente entre os alunos, influenciando o seu desempenho acadêmico. Este estudo busca aprofundar essa relação e fornecer evidências que possam orientar melhorias pedagógicas. O objetivo principal do estudo foi orientado à análise da significância das atitudes em relação às estatísticas em relação ao gênero, desempenho e ano letivo dos estudantes de Engenharia da Computação da Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca", Cuba. A metodologia utilizada baseou-se no método comparativo e respondeu a uma pesquisa descritiva, correlacional e transversal, na qual foi administrada a Escala Estrada de Atitudes em relação à Estatística. Como resultado, obteve-se que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as atitudes, género e ano letivo dos alunos, mas sim com o seu desempenho académico na disciplina. Conclui-se que, embora o género e o ano lectivo não influenciem significativamente as atitudes face às estatísticas, o desempenho académico está relacionado, sugerindo a necessidade de estratégias educativas que melhorem as atitudes e, portanto, os resultados académicos.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Acón, S.F., y Salazar, M. (2020). Actitudes de universitarios hacia la estadística como materia de estudio y herramienta para analizar datos. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, 54(1), 1140. https://www.researchgate.net/publication/342211892_ACTITUDES_DE_UNIVERSITARIOS_HACIA_LA_ESTADISTICA_COMO_MATERIA_DE_ESTUDIO_Y_HERRAMIENTA_PARA_ANALIZAR_DATOS
Aguilera, D. y Perales, F.J. (2019). Actitud hacia la Ciencia: Desarrollo y validación estructural del School Science Attitude Questionnaire (SSAQ). Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16(3), 3103. https://doi.org/10.25267/RevEureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i3.3103
Barrera, M. y Fernández, F. (2022). Actitudes hacia la estadística y su enseñanza en estudiantes y docentes de educación básica secundaria y media. Saber, Ciencia y Libertad, 17(2), 494-522. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2022v17n2.9340
Bautista, A., Morales, M., Dórame, L. y Peralta, G. (2016). Un estudio sobre las actitudes hacia la estadística en estudiantes universitarios. Epistemus. (10), 48-54. https://www.epistemus.uson.mx/revistas/articulos/20-7Estadistica.pdf
Comas, C., Martins, J., Nascimento, M.M. y Estrada, A. (2017). Estudio de las actitudes hacia la estadística en estudiantes de Psicología. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57), p. 491. https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a23
Escalante, E., Repetto, A. y Mattinello, G. (2012). Exploración y análisis de la actitud hacia la estadística en alumnos de psicología. Liberabit. Revista Peruana de Psicología, 18(1), 15-26. https://www.redalyc.org/pdf/686/68623931003.pdf
Esquivel, R.A. (2023). Actitudes hacia las matemáticas en estudiantes de secundaria. Mendive. Revista de Educación, 21(4), e3231. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3231
Estrada, A., Batanero, C. y Fortuny, J.M. (2004). Un estudio comparado de las actitudes hacia la estadística en profesores en formación y en ejercicio. Enseñanza de las Ciencias, 22(2), 264. https://ddd.uab.cat/pub/edlc/02124521v22n2/02124521v22n2p263.pdf
Juárez, C.S. y Mata, A.J. (2021). Actitudes hacia la estadística en estudiantes de Psicología. Revista de Educación y Desarrollo, 59, 49-55. https://ade.edugem.gob.mx/handle/acervodigitaledu/56766
Loayza, J. (2021). Actitudes hacia la investigación científica y estadística en estudiantes de Psicología. ACADEMO (Asunción), 8(2), 165-177. https://doi.org/10.30545/academo.2021.jul-dic.6
Mello, J.D. y Hernández, A. (2019). Un estudio sobre el rendimiento académico en Matemáticas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21, e29, 1-10. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/2090
Navarro, E., Asensio, I., Arroyo, D. y Ruiz, C. (2021). Evaluación de las actitudes hacia la estadística de maestros en formación. RELIEVE, 27(2), art. 6. https://revistaseug.ugr.es/index.php/RELIEVE/article/view/18398
Palacios, D., Caisa, E., y Camacho, M. (2021). Actitud hacia la estadística en estudiantes de Psicología: sistematización de una experiencia formativa. RECIE. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 5(1), 40-60. https://doi.org/10.32541/recie.2021.v5i1.pp40-60
Rodríguez, J. y Gil, J. (2019). Actitudes hacia la estadística en estudiantes de Ciencias de la Educación. Propiedades psicométicas de la versión española del Survey of Attitudes Toward Statistics (SATS-36). RELIEVE. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 25(1). http://doi.org/10.7203/relieve.25.1.12676