Reflexões estudantis sobre a deserção: o caso de uma universidade mexicana

Main Article Content

Maritza Maribel Martínez Sánchez
Armando Pérez Morfín
Floricely Dzay Chulim
Vladimir Veniamin Cabañas Victoria

Resumo

O abandono escolar é um fenômeno que ocorre há décadas no contexto mexicano em todos os níveis educacionais: ensino básico, médio, médio e superior. Este fenômeno fica mais evidente após a pandemia da COVID-19, em que se observa um elevado índice de casos de abandono escolar (INEGI, 2021). Este artigo deriva de um projeto cujo objetivo é explorar especificamente, desde uma perspectiva êmica, as causas do abandono escolar em jovens estudantes universitários de uma universidade mexicana no sudeste do país. É assim que, por meio de dez entrevistas semiestruturadas em profundidade, diferentes situações que levaram à evasão são investigadas de forma concreta e sob um processo metacognitivo de análise. Os dados coletados foram processados ​​como códigos e organizados em categorias para posteriormente formar os eixos; isso com o apoio do software MAXQDA. Entre as conclusões pode-se mencionar que a questão da evasão é complexa e multifatorial; No entanto, foram identificados três eixos principais que causam o abandono escolar: académico (por exemplo, gestão organizacional de programas educativos), pessoal (por exemplo, saúde mental) e económico (por exemplo, dar prioridade ao trabalho em detrimento do estudo). Da mesma forma, são propostos alguns mecanismos de apoio aos estudantes (por exemplo, programa de reforço da permanência) que podem ser implementados a curto, médio e/ou longo prazo, para evitar ou mitigar as elevadas taxas de abandono neste estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Martínez Sánchez, M. M., Pérez Morfín, A., Dzay Chulim, F., & Cabañas Victoria, V. V. (2023). Reflexões estudantis sobre a deserção: o caso de uma universidade mexicana. Mendive. Revista Educação, 21(4), e3515. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3515
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Maritza Maribel Martínez Sánchez, Universidad Autónoma del Estado de Quintana Roo. México

Profesora-investigadora mexicana adscrita a la División de Humanidades y Lenguas de la Universidad Autónoma de Quintana Roo, donde labora desde 2001. Cuenta con estudios de Licenciatura en Lengua Inglesa por la misma universidad, Maestría en Traducción e Interpretación Español-Inglés de la Universidad Autónoma de Guadalajara y Doctorado en Lingüística Aplicada por la University of Southampton, Inglaterra. Actualmente es Líder del Cuerpo Académico de Estudios en Lenguas.

Armando Pérez Morfín, Universidad Autónoma del Estado de Quintana Roo

Profesor-investigador mexicano adscrito a la División de Humanidades y Lenguas de la Universidad Autónoma de Quintana Roo, donde labora desde 2001. Cuenta con estudios de Licenciatura en Lengua Inglesa por la misma universidad y Maestría en Traducción e Interpretación Español-Inglés de la Universidad Autónoma de Guadalajara. Actualmente es Miembro activo del Cuerpo Académico en Estudios de Lenguas.

Floricely Dzay Chulim, Universidad Autónoma del Estado de Quintana Roo

Profesora-investigadora mexicana adscrita a la División de Humanidades y Lenguas de la Universidad Autónoma de Quintana Roo, donde labora desde 1997. Cuenta con estudios de Licenciatura en Lengua Inglesa por la misma universidad, Maestría en Educación, y Doctorado en Lingüística aplicada y Enseñanza del inglés por la Universidad de Warwick. Actualmente es Miembro activo del Cuerpo Académico en Educación Integral.

Vladimir Veniamin Cabañas Victoria, Universidad Autónoma del Estado de Quintana Roo

Profesor-investigador mexicano adscrito a la División de Ciencias, Ingeniería y Tecnología de la Universidad Autónoma de Quintana Roo, donde labora desde 2006. Cuenta con estudios de Ingeniería en Sistemas Computacionales por el Instituto Tecnológico de Acapulco y Maestría en Tecnologías de Información por el Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. Actualmente es Miembro activo del Cuerpo Académico en Educación Integral.

Referências

Creswell, J. (2012). Qualitative Inquiry & Research Design Choosing Among Five Approaches. Los Angeles: SAGE Publications Inc.

Dzay Chulim, F. y Narváez Trejo, O. M. (2012). La deserción escolar desde la perspectiva estudiantil. La Editorial Manda.

Fonseca, G. y García, F. (2016). Permanencia y abandono de estudios en estudiantes universitarios: un análisis desde la teoría organizacional. Revista de la Educación Superior, 45(179) 25-39. http://dx.doi.org/10.1016/j.resu.2016.06.004

Guillermo Alcaraz, M. N., Solis Michel, M. R. y Villarruel Peralta, K. G. (2019). Factores de la deserción escolar en estudiantes del primer año de la Licenciatura en Psicología. Debates en evaluación y Currículum/Congreso Internacional de Educación, 4, 1-12.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2021). INEGI presenta resultados de la encuesta para la medicioìn del impacto covid-19 en la educacioìn (ecovid-ed) 2020 datos nacionales. Comunicado de prensa 185/21.

López Pedraza, F. J., Macías González, M. C., y Sandoval García, E. R. (2019). Mineriìa de datos: identificando causas de desercioìn en las instituciones puìblicas de educacioìn superior de meìxico. TIES, Revista de Tecnología e Innovación en Educación Superior, 1(2), 2-12. http://ties.unam.mx/

Mayer, L. y Cerezo, L. (2018). ¿Quiénes se fueron? Aproximaciones a los motivos de abandono de un programa de apuntalamiento a las trayectoria educativas de estudiantes universitarios. Actualidades Investigativas en Educación, 18(2), 1-30. https://doi.org/10.15517/aie.v18i2.33160

Medina Soto, M. D. y Gaytán Díaz, C. C. (2018). Factores y significados de la desercioìn escolar en el nivel superior. Caso: Facultad de Odontologýìa de la UACH. RECIE. Revista Electroìnica Cientiìfica de Investigacioìn Educativa, 4(1), 515-525.

Miranda López, F. (2018). Abandono escolar en educación media superior: conocimiento y aportaciones de política pública. Sinética, 51, 1-22. DOI: 10.31391/S2007-7033(2018)0051-010

OCDE (2015) México. Políticas prioritatias para fomentar las habilidades y conocimientos de los mexicanos para la productividad y la innovación. Serie "Mejores Políticas". Mayo 2015.

Pachay-López, M. J. y Rodríguez-Gámez, M. (2021). Abandono escolar: Una perspectiva compleja en tiempos de pandemia. Polo del Conocimiento 54, 6(1), 130-155. DOI: 10.23857/pc.v6i1.2129

Rochin Berumen, F. L. (2021). Deserción escolar en la educación superior en México: revisión de literatura. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(22), 1-11. https://doi.org/10.23913/ride.v11i22.821

Roblero Mazariegos, G. (2018). Deserción Escolar en IES de Chiapas. Memorias, 15, 23-31

Schreier, M. (2012). Qualitative Content Analysis in Practice. SAGE Publications.

Tinto, V. (1993). Leaving College: Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition, University of Chicago Press.