TIC na disciplina de espanhol intensivo: diagnóstico em uma universidade chinesa
Main Article Content
Resumo
A integração adequada das tecnologias de informação e comunicação nas disciplinas contribui para alcançar uma educação de alta qualidade. Tanto a comunidade internacional como o governo chinês lançaram diversas políticas e ações para promover a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação. Esta pesquisa foi motivada pela melhoria da integração das tecnologias de informação e comunicação na disciplina de espanhol intensivo da Universidade de Linyi, portanto o objetivo é diagnosticar o estado atual deste processo de integração. Baseada numa abordagem Materialista Dialética, esta pesquisa utilizou métodos e técnicas de pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa. Uma pesquisa foi aplicada a 107 alunos que participaram da disciplina Intensiva de Espanhol e a 5 professores que lhes ministraram esta disciplina. Os resultados mostram que a integração das tecnologias de informação e comunicação na disciplina de espanhol intensivo da Universidade de Linyi ainda manifesta limitações na criação do ambiente informatizado de ensino-aprendizagem, na aplicação de novas formas de ensino-aprendizagem e na transformação do ensino tradicional. -estrutura de aprendizagem do espanhol. Assim, concluiu-se a necessidade e o direcionamento de melhorar a integração das tecnologias de informação e comunicação na disciplina de Espanhol Intensivo da Universidade de Linyi, a fim de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem do espanhol.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Antonio Cruz, C. L., & Carrión Rodríguez, J. D. (2023). Uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la enseñanza-aprendizaje del inglés, una revisión de literatura. Espacio I+ D, Innovación más desarrollo, 12(33), 31-46. https://doi.org/10.31644/IMASD.33.2023.a02
Cao, W., & Zhang, B. (2019). An Empirical Study on the Ecological Reconstruction of Spanish Intensive Reading Classes by CRS. Journal of Yulin University, 29(4), 50-54. https://www.cnki.net/KCMS/detail/detail.aspx?dbcode=CJFD&dbname=CJFDLAST2019&filename=YLGD201904013&uniplatform=OVERSEA&v=nMX34nT6dgxaNu3kAG2mZ4yodaGLQ2Vl2b4h_RGnZk1c4IklslwGxgh0mVZ2-a4y
Centro de Innovación en Educación Superior de la UNESCO, & Instituto de Investigación de Educación de la Universidad de Tsinghua. (2022). Informe de investigación sobre la transformación digital de la enseñanza en la educación superior. UNESCO. https://cn.ichei.org/Uploads/Download/2022-05-06/6274833408a85.pdf
Fella, A., & Rabéa, B. L. (2021). La contribución de las TIC a la mejora del proceso de enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras: Aproximaciones teóricas y estrategias didácticas. Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 13(6), 122-135. https://doi.org/10.51896/atlante/LIED6325
Guan, R. (2020). Exploración y práctica de métodos de enseñanza en línea bajo la nueva epidemia de neumonía corona: tomando como ejemplo el curso de pregrado "Español intermedio". Journal of Science and Education, (16), 181, 182, 188. https://doi.org/10.16871/j.cnki.kjwha.2020.06.080
Han, F. (2020). Exploración del modo de enseñanza basado en los antecedentes de la enseñanza en línea bajo la epidemia: tomando como ejemplo un curso intensivo de lectura en español. Journal of News Research, 11(10), 222-223. https://www.cnki.net/KCMS/detail/detail.aspx?dbcode=CJFD&dbname=CJFDLAST2020&filename=XWDK202010126&uniplatform=OVERSEA&v=SSiLaRBB7h4H4b-zZCV1EqRvAAaQLZ5p79J0gymY4h8qj-UuaSwcTaY3hZSnNWmx
He, K., & Wu, J. (2019). Integración de la tecnología de la información en las asignaturas: teoría y práctica de la integración profunda de la tecnología de la información en las asignaturas. Higher Education Press.
Hernández-Torres, A. (2022). La enseñanza de Español como Lengua Extranjera en ambientes híbridos de aprendizaje. En C. Soler Montes, R. Díaz-Bravo, & V. Colomer I Domínguez (Eds.), Avances investigadores y pedagógicos sobre la enseñanza del español: Aportes desde el contexto universitario británico (pp. 173-189). Research-publishing.net. https://doi.org/10.14705/rpnet.2022.58.1405
IIEP de Unesco. (2023). Tecnologías de la información y la comunicación (TICs) en la educación. Unesco IIEP Learning Portal. https://learningportal.iiep.unesco.org/es/fichas-praticas/mejorar-el-aprendizaje/tecnologias-de-la-informacion-y-la-comunicacion-tics-en-la
Imaicela Vega, R. E., Conza Chuquirima, J. H., Cango Alejandro, M. C., Conza Chuquirima, L. Á., & Chuquimarca, K. de la N. J. (2023). La Integración de las TIC en la Enseñanza de la Literatura: Impacto en el Aprendizaje y la motivación de los Estudiantes. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(2), 5022-5036. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i2.5662
Li, B., Zhang, Y., & Zhou W. (2023). The Development of Precision Teaching Model under the Background of Big Data. People's Education, 2023(09), 27-32. https://oversea.cnki.net/KCMS/detail/detail.aspx?dbcode=CJFD&dbname=CJFDLAST2023&filename=RMJY202309007&uniplatform=OVERSEA&v=xJ-yA7snb-KvYRfl9e4yUclcoZcKZy-t8dbJ9p4cSnO1wxDDin68V_XwvRrngGYD
Lomos, C., Luyten, J. W., & Tieck, S. (2023). Implementing ICT in classroom practice: What else matters besides the ICT infrastructure? Large-Scale Assessments in Education, 11(1), 1-28. https://doi.org/10.1186/s40536-022-00144-6
Ministerio de Educación de China. (2022). Acelerar el desarrollo de alta calidad de la educación. Conferencia Nacional de Trabajo Educativo de 2022. http://www.moe.gov.cn/jyb_xwfb/gzdt_gzdt/moe_1485/202201/t20220117_594937.html
Subcomité Directivo Nacional de Enseñanza de Español en Institutos y Universidades del Ministerio de Educación de China. (2022). Guía didáctica para carrera de español de universidades. En Comité Directivo Nacional de la Enseñanza de Lenguas Extranjeras en Institutos y Universidades del Ministerio de Educación de China. Guía didáctica para carreras de lengua y literatura extranjeras de universidades (86-107). Foreign Language Teaching and Research Press. https://www.fltrp.com/c/2022-10-18/514160.shtml
Zhu, Z. (2016). New Developments of Smarter Education:From Flipped Classroom to Smart Classroom and Smart Learning Space. Open Education Research, 22(1), 18-26,49. https://www.cnki.net/KCMS/detail/detail.aspx?dbcode=CJFD&dbname=CJFDLAST2016&filename=JFJJ201601003&uniplatform=OVERSEA&v=CCByvXHWcfXQVXIO_VM3HIU7oVyJimwapZwmvb8AwR2c3btFIuf_j27Kaw2V_pDZ