Tecnologia preparatória para ingresso na formação de doutorado. Uma proposta para as universidades

Main Article Content

Tomás Castillo Estrella
Isbel Barrera Cabrera
Maricela María González Pérez

Resumo

O artigo é resultado do projeto de pesquisa intitulado: Melhoria da formação doutoral e sua contribuição para o desenvolvimento, gerido pela Universidade de Pinar del Río, vinculado ao Programa Setorial de Educação Superior e Desenvolvimento Sustentável e cujo objetivo é: propor uma preparação tecnologia de ingresso na formação doutoral, destinada ao desenvolvimento de conhecimentos científico-investigativos e de competências de investigação nos profissionais que concluem o Ensino Superior (capacitando os jovens), essencial para o ingresso num programa de formação doutoral. O método dialético-materialista foi assumido como base metodológica e foram utilizados métodos de pesquisa dos níveis teórico e empírico, incluindo: sistematização, modelagem, sistêmico estrutural-funcional, bem como análise documental, entrevistas e o método comparativo, utilizado no estudo. estudo teórico e na verificação do estado inicial do problema. A tecnologia proposta baseia-se numa Escola Preparatória de Acesso à Formação Doutoral, que tem um objetivo geral, objetivos específicos, funções, sistema de conteúdos, sistema de atividades e avaliação final, aspectos que se conseguem a partir da sua estrutura e coordenação. A sua implementação na prática permitiu verificar resultados significativos ao nível da preparação dos candidatos, onde os inscritas em algumas das atividades organizadas concluíram os estudos em que participaram e a maioria está inserida em diferentes programas de doutoramento ou candidatando-se ha concursos realizados para admissão em programas de formação de doutoramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Castillo Estrella, T., Barrera Cabrera, I., & González Pérez, M. M. (2023). Tecnologia preparatória para ingresso na formação de doutorado. Uma proposta para as universidades. Mendive. Revista Educação, 21(4), e3496. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3496
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Tomás Castillo Estrella, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Cuba

Metodólogo que atiende la actividad de Grado Científico en la Vicerrectoría de Informatización, Información, Comunicación, Investigación y Posgrado. Doctor de Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Secretario de la Comisión de Grados Científicos de la Universidad de Pinar del Río.

Isbel Barrera Cabrera, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Cuba

Profesor de la Disciplina Formación Pedagógica General. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Especialista en Docencia en Psicopedagogía. Profesor Titular. Se desempeña como Director de Investigación y Posgrado de la Universidad de Pinar del Río. 

 

Maricela María González Pérez, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Cuba

Asesora del Rector de la Universidad de Pinar del Río. Doctora en Ciencias Económicas. Profesora Titular. Académico de Mérito de la Academia de Ciencias de Cuba. Presidenta de la Comisión de Grados Científicos de la Universidad de Pinar del Río

Referências

Añorga, J. y Valcárcel, N. (1999). Educación Avanzada: paradigma educativo alternativo para el mejoramiento profesional y humano de los recursos laborales y de la comunidad. La Habana, Pueblo y Educación.

Bermúdez, F. A., Ochoa D. y López, A. I. (2012). La formación de profesores para la preparación de directivos y reservas". Revista Didasc@lia: D&E. Publicación cooperada entre CEDUT- Las Tunas y CEDEG-Granma. Cuba.

Bernardo, V., Salcedo, I. M. y Ginoris, O. (2017). El proceso de preparación de los directivos de educación no universitaria en Moxico, república de Angola. VARONA, Revista Científico-Metodológica, 65. https://www.redalyc.org/pdf/3606/360657469006.pdf

Castillo, T., González, M. y Barrera, I. (2019). Escuela Preparatoria para la Formación Doctoral: una experiencia en la Universidad de Pinar del Río. En: Educación y Pedagogía. Editorial REDIPE. https://redipe.org/wp-content/uploads/2021/04/cidep-2020-2-parte-x-matanzas.pdf

Consejo de ministros. (2019). Decreto-Ley No. 372. Del sistema nacional de grados científicos. Comisión Nacional de Grados Científicos. Formato digital.

De Armas, N. (2003). Caracterización y diseño de los resultados científicos como aportes de la investigación educativa. Curso No. 85, Pedagogía 2003. Ciudad de La Habana, Cuba.

García, A. M., Nápoles, E., Urgellés, M. O. y Portuondo, R. (2018). Preparación para la actividad profesional: un reto pedagógico de actualidad. Revista Didasc@lia: D&E. 4,4. Publicación cooperada entre CEDUT- Las Tunas y CEdEG-Granma, CUBA

Jiménez, M. (2017). Los nuevos estudios de doctorado en España: avances y retos para su convergencia con Europa. Revista de Investigación en Educación Superior, 8(21), 123-137. https://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v8n21/2007-2872-ries-8-21-00123.pdf

Ministerio de Educación Superior. (2019). Resolución No. 139/2019. Organización y funcionamiento del Sistema Nacional de Grados Científicos de Cuba. Formato digital.

Nuñez, J., Montalvo, L., Pérez, I., Fernández, A., y García, J. L. (2008). University, innovation and society: Cuban Higher Education in the national Innovation system. VI Globelics Conference, México.

Saborido, J. R. (2017). Universidad, investigación, innovación y formación doctoral para el desarrollo en Cuba. Revista Cubana de Educación Superior, 37(1) http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142018000100001

Velázquez, K. M., y Santiesteban, E. (2019). El método comparativo funcional: una vía para enseñar gramática. Didáctica. Lengua y Literatura, 31, 29-45. https://doi.org/10.5209/dida.65936

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>