Ubiquidade de aprendizagem e rubrica em novos alunos de uma universidade pública
Main Article Content
Resumo
A educação recebeu incidência do uso de tecnologias da informação durante o início da pandemia. O objetivo era descrever a ubiqüidade do aprendizado e o uso da rubrica nos produtos acadêmicos produzidos pelos novos estudantes de uma universidade pública peruana. Da mesma forma, a ubiqüidade do aprendizado exigia que os novos estudantes universitários produzissem produtos utilizando as TICs como prioridade e, portanto, as rubricas tiveram um impacto nas avaliações virtuais. A pesquisa foi descritiva, ex post facto e na forma de um estudo de caso. Os materiais utilizados eram rubricas desenvolvidas a partir da necessidade de avaliar o aprendizado ubíquo. O método de análise era a análise estatística. A pesquisa foi realizada sem conflito de interesses, uma vez que foi obtido o consentimento informado. Entre os principais resultados, é evidente que estudantes e professores usam ferramentas virtuais para fortalecer o aprendizado, as notas foram encontradas acima da média, em estudantes universitários novatos. Entre as conclusões, destacam-se as mudanças no ensino e na aprendizagem que foram perceptíveis tanto para o professor como especialmente para os alunos.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Altamirano, S., Méndez, A., & Rojas, M. (2022). Beneficios del uso de la rúbrica en la enseñanza-aprendizaje del diseño. Zincografía, 6(11), 228-244. https://doi.org/10.32870/zcr.v6i11.136
Díaz-García, I., Almerich, G., Suárez-Rodríguez, J. y Orellana, N. (2020). La relación entre las competencias TIC, el uso de las TIC y los enfoques de aprendizaje en alumnado universitario de educación. Revista de Investigación Educativa, 38(2), 549-566. http://dx.doi.org/10.6018/rie.409371
Díaz-Garay, B., Noriega-Araníbar, M., & Ruiz-Ruiz, M. (2021). Experiencias y desafíos en la formación de ingenieros durante la pandemia de la covid-19. Desde el Sur, 13(2), e0019. https://dx.doi.org/10.21142/des-1302-2021-0019
Holzer, J., Lüftenegger, M., Korlat, S., Pelikan, E., Salmela-Aro, K., Spiel, C y Schober, B. (2021). La educación superior en tiempos de COVID-19: satisfacción de las necesidades básicas, aprendizaje autorregulado y bienestar de los estudiantes universitarios. AERA Abierto, 7(1), 113. DOI: https://doi.org/10.1177/23328584211003164
Ifedayo, A., Ziden, A. y Ismail, A. (2020). Mediating effect of behavioral intention on podcast acceptance. Educ. Inf. Technol. 1-28.
Lagos, G. y Garcés, E. (2020). Aplicación del U-learning en la educación superior del Ecuador frente al covid 19. INNOVA Research Journal, 5 (32), 19-32. DOI: https://revistas.uide.edu.ec/index.php/innova/article/view/1600
Morales, A., Zacatenco, J., Luna, M., García, R., & Hidalgo, C. (2020). Acceso y actitud del uso de Internet entre jóvenes de educación universitaria. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 14(1), e1174. https://doi.org/10.19083/ridu.2020.1174
Muñoz, J., Espiñeira, E, y Pérez, M. (2021). Medidas para combatir el plagio en los procesos de aprendizaje. Educación XX1, 24 (2), 97-120. https://doi.org/10.5944/educXX1.28341
Pardo, H. y Cobo, C. (2020). Expandir la universidad más allá de la enseñanza remota de emergencia Ideas hacia un modelo híbrido post-pandemia. Outliers School. Barcelona. https://outliersschool.net/wp-content/uploads/2020/05/Expandir_la_universidad.pdf
Quintana, B., Parra, C. y Riaño, J. (2016). El podcast como herramienta para la innovación en espacios de comunicación universitarios. Anagramas, 15(30), 81-100. DOI: 10.22395/angr.v15n30a4
Velázquez, B., & López, R. (2021). Análisis crítico del concepto "aprendizaje ubicuo" a través de la Cartografía Conceptual. Revista de Educación a Distancia (RED), 21(66), 1-28. https://doi.org/10.6018/red.430841
Vendrell, M. & Rodríguez, J. (2020). Pensamiento Crítico: conceptualización y relevancia en el seno de la educación superior. Revista De La Educación Superior, 49 (194), 9-25. http://resu.anuies.mx/ojs/index.php/resu/article/view/1121
Vilela, P., Sánchez, J., & Chau, C. (2021). Desafíos de la educación superior en el Perú durante la pandemia por la covid-19. Desde el Sur, 13(2), e0016. https://dx.doi.org/10.21142/des-1302-2021-0016