Atendimento fonoaudiológico a alunos com dislexia e disgrafia

Main Article Content

Daymara Amelia Perojo Martínez
Ana Isis Valdés Valdés
Iris Valdés Valdés

Resumo

O atendimento fonoaudiológico aos alunos com dislexia e disgrafia é resultado das relações essenciais estabelecidas no modelo de atenção aos distúrbios de comunicação e linguagem da nação cubana. Os estudos mais recentes sobre "dislexia" e "disgrafia" enfatizam a necessidade de aprofundar a investigação científica; pois não se escondeu, tanto à escala internacional como nacional, que a sua atenção constitui um conteúdo complexo e controverso para as ciências científicas que a estudam. Por isso, analisar o atendimento fonoaudiológico aos alunos com dislexia e disgrafia, na província de Pinar del Río, representou o objetivo do artigo em termos de resultados; pesquisa que foi formulada de natureza descritiva, mediada pela aplicação de métodos de nível teórico e empírico, cujos resultados confirmaram a necessidade de continuar aprofundando o trabalho em rede para a gestão da abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, na categoria aprendizagem como parte da categoria sistema e na representação de um componente didático-metodológico para o cuidado; tudo isso reconhecido na pesquisa, como inédito, para o direcionamento do atendimento fonoaudiológico a esses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Perojo Martínez, D. A., Valdés Valdés, A. I., & Valdés Valdés , I. (2023). Atendimento fonoaudiológico a alunos com dislexia e disgrafia. Mendive. Revista Educação, 21(4), e3102. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3102
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Daymara Amelia Perojo Martínez, "Universidad Hermanos Saíz Montes de Oca". Cuba

Vice decana de la facultad Educación Infantil

Referências

Lores Leyva, I., Calzadilla González, O., Hernández Torres, I., Nogueras Núñez, K., & Díaz Pompa, F. (2014). La ayuda logopédica a niños con manifestaciones de dislexia y disgrafia. Correo Científico Médico de Holguín, 18(1), 18-24. https://www.medigraphic.com/pdfs/correo/ccm-2014/ccm141d.pdf

Barba Tellez, M.N., Suárez Monzón, N., Jomarrón Moreira, L., & Navas Bonilla, C.R. (2019). Tendencias actuales de la investigación en dislexia y necesidad de formación docente. Revista Cubana de Medicina Militar, 48(2 sup),410-425.

Martínez Virto, L., & Azcona Martínez, A. (2020). Trabajo en red como metodología de intervención con la infancia y adolescencia: claves para su consolidación. Revista sobre la infancia y la adolescencia, 18(2), 37-59.

Puñales Ávila, L., Fundora Martínez, C. L., & Torres Estrada, C. D. (2017). La enseñanza de la lectoescritura en la Educación Primaria: Reflexión desde las dificultades de aprendizaje. Atenas, 1(37), 125-134. http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/279

Ramírez Benítez, Y. (2012). Marcadores biológicos y conductuales de la dislexia. Revista Cubana de Genética Comunitaria, 6(2), 9-20. https://www.researchgate.net/profile/Yaser-Ramirez Benitez/publication/339106885_Marcadores_biologicos_y_conductuales_de_la_dislexia/links/5e3dbdc4a6fdccd96590d2dc/Marcadores-biologicos-y-conductuales-de-la-dislexia.pdf

Valdés Valdés, A. I., Fernández Pérez de Alejo, G., & Perojo Martínez, D. A. (2019). El desarrollo de habilidades profesionales pedagógicas en la formación inicial del logopeda. Mendive. Revista de Educación, 17(4), 512-523. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1653/pdf

Valdés Valdés, A.I., Fernández Pérez de Alejo, G., Perojo Martínez., D.A., Castro Pérez, G., & Martínez García, A. (2016). Laboratorio logopédico para la atención a la disfonía desde la formación inicial y permanente. Revista de Ciencias Médicas, 20(6), 751-759. http://www.revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/2750/0

Vázquez Campos, J., & Conill Armenteros, J. A. (2021). La Logopedia en Pinar del Río, una práctica en el trabajo interdisciplinario e intersectorial. Rev. cienc. med. Pinar Rio, e4837-e4837. http://www.revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/4837

Vidal Ledo, M., Vialart Vidal, M. N., Hernández García, L., & Meilán Andricaín, A. (2011). Trabajo en red. Educación Médica Superior, 25(3), 372-388. http://scielo.sld.cu/pdf/ems/v25n3/ems15311.pdf

Zulueta Bravo, A. (2020). La dislexia desde el enfoque histórico cultural: Una propuesta de intervención integral en el sistema educativo cubano. Revista HISTEDBR On-line, 20, 2-41. https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659838

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)