Autogestão do conhecimento no Bacharelado em Educação, especialidade Literatura Espanhola: estudo histórico

Main Article Content

Adaymí González Valdés
Débora Mainegra Fernández
Marislay García Cruz

Resumo

O objetivo do artigo é realizar uma análise do planejamento do processo didático de autogestão do conhecimento nos planos de estudos pelos quais passou a carreira de Bacharel em Educação, especialidade em Literatura Espanhola, desde seu surgimento em Cuba como parte da formação pedagógica superior profissional. Para tanto, utilizaram-se métodos teóricos como histórico-lógico e indução-dedução e métodos empíricos como análise bibliográfica, que permitiram constatar que o processo didático de autogestão do conhecimento não foi suficientemente fortalecido ao longo dos anos no diferentes planos de estudos e programas concebidos para esta carreira, o que tem tornado impossível aos alunos utilizar diferentes técnicas de estudo para assimilar a informação contida na bibliografia, realizar variadas pesquisas com uma abordagem profissional e aplicar de forma independente e criativa os seus conhecimentos linguísticos e literários em seu trabalho pré-profissional. Conclui-se que esta carência tem impedido os licenciados de demonstrarem nos seus modos de atuação as competências profissionais e qualidades distintivas de independência cognitiva próprias de um bom professor da disciplina de Literatura Espanhola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
González Valdés, A., Mainegra Fernández, D., & García Cruz, M. (2021). Autogestão do conhecimento no Bacharelado em Educação, especialidade Literatura Espanhola: estudo histórico. Mendive. Revista Educação, 19(4), 1142–1154. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2682
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Débora Mainegra Fernández, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Máster en Didáctica del Español-Literatura. Licenciada en Educación.

Referências

Calcines, M. E., Valdés, J. R. y Monteagudo, R. (2017). La autogestión del conocimiento: ¿una meta inalcanzable? EDUMECENTRO, 9(2). (p.227). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742017000200018

Carosio, N. L. (2014). Autogestión del conocimiento. CREAD: Argentina. (p.1). Disponible en: https://www.creadargentina.com.ar

Fabila, A. M., Pérez-Morales, F. L. y Castillo-Guzmán, R. (2017). Autogestión del conocimiento desde los grupos de investigación. Revista Electrónica sobre Cuerpos Académicos y Grupos de Investigación. Universidad Juárez Autónoma de Tabasco. 4(8). (p.15-16). Disponible en: https://www.cagi.org.mx/index.php/CAGI/article/view/136

Heredia, M. (2016). La autogestión del conocimiento de estudiantes universitarios. Revista electrónica Maestro y Sociedad. Universidad de Oriente. Cuba. Número especial (2). (p.96). Disponible en: https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/1779

Ministerio de Educación Superior. (2010). Plan de Estudio D para la Carrera Licenciatura en Educación en Español-Literatura. MES: La Habana, Cuba.

Ministerio de Educación Superior. (2016). Plan de Estudio E de la Carrera: Licenciatura en Educación Español-Literatura. MES: La Habana, Cuba. (pp.4-44). Disponible en: https://www.mes.gob.cu

Ministerio de Educación. (1990). Licenciatura en Educación Carrera Español-Literatura. Plan de Estudio C. MES: La Habana, Cuba. (pp.49-73).

Rojas, H. G. y Roa, V. A. (2017). Modelo de autogestión del conocimiento para la productividad de las empresas de menor tamaño en la era del conocimiento. Ureus Tecnología Multimedia e Informática Ltda. Universidad de Santiago de Chile. (p.8). Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/322103139

Sayago, A. (2016). Entornos virtuales de aprendizaje: gestión del conocimiento académico. Escenarios de aprendizaje basados en TIC. Universidad Católica de Salta. (p.3020). Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6014548

Solórzano, E., Aranda, B. L. y Heredia, M. (2020). La gestión del conocimiento como nodo formativo de estudiantes y docentes de la educación. Revista Didasc@lia: D&E. Cuba. (pp. 57-58, 60-64). Disponible en: http://revistas.ult.edu.cu

Tunnermann-Bernheim, C. (1996). La educación superior en el umbral del siglo XXI. Disponible en: http://www.enriquebolanos.org

Zaez-Juara, B., Diéguez-Batista, R. y Quintana-Bernabé, N. (2020). La autogestión del conocimiento científico en los estudiantes de Licenciatura en Contabilidad y Finanzas. Educación y Sociedad. Cuba. 18(1). (p. 32). Disponible en: http://revistas.unica.cu

Zaez, B., Quintana, N., Santiesteban, C., Server, M. y Cruz, E. (2008). La autogestión del conocimiento en la integración de las Ciencias Sociales con el uso de las TICs. Universidad 2008. 6to Congreso Internacional de Educación Superior. (p.3).

Artigos Similares

1 2 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.