A formação de universitários para a promoção da leitura: contribuições de uma concepção extensionista

Main Article Content

Yudit Rovira Alvarez
Ernesto López Calichs
Aylen Rojas Valdés
Alicia María Gilimas Siles

Resumo

O artigo trata da promoção da leitura na universidade a partir de uma concepção formativa na extensão universitária. Seu objetivo foi apresentar uma concepção pedagógica de formação para a promoção da leitura no contexto da Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Para isso, foram utilizados os principais métodos: o dialético-materialista, como reitor; teóricos como o histórico-lógico, o sistêmico-estrutural e de modelagem; empíricas como a entrevista, a pesquisa e a análise documental. Os principais resultados foram em um conjunto de ideias que concebem a promoção da leitura como um processo de caráter transversal e a entendem como uma prática sociocultural, dinamizada pelas relações que são geradas entre os alunos da brigada estudantil, a turma do ano letivo e o Departamento de Extensão Universitária, que utiliza o método e as formas organizativas da extensão universitária, a partir da formação cultural integral dos futuros profissionais. As conclusões derivadas das ideias, associadas às novas condições impostas pela pandemia, permitiram encontrar novos desafios para a troca de boas práticas, estreitar laços com outros atores sociais, bem como projetar novas formas de abordar a leitura a partir da promoção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Rovira Alvarez, Y., López Calichs, E., Rojas Valdés, A., & Gilimas Siles, A. M. (2022). A formação de universitários para a promoção da leitura: contribuições de uma concepção extensionista. Mendive. Revista Educação, 20(1), 123–138. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2681
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Yudit Rovira Alvarez, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Profesora Titular. Dra. En Ciencias Pedagógicas. Master en Ciencias de la Educación. Máster en Desarrollo Social. Labora en el Centro de Estudios de Ciencias de Educación de la Universidad de Pinar del Río.

Ernesto López Calichs, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Profesor Titular. Doctor en Ciencias de la Educación, Labora en el Centro de Estudios de Ciencias de Educación de la Universidad de Pinar del Río.

Aylen Rojas Valdés, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Profesora Titular.  Doctor en Ciencias pedagógicas. Labora en el Centro de Estudios de Ciencias de Educación de la Universidad de Pinar del Río.

Alicia María Gilimas Siles, Universidad de Pinar del Río

Profesora Auxiliar.  Máster en Ciencias de la Educación. Labora en el Centro de Estudios de Ciencias de Educación de la Universidad de Pinar del Río.

Referências

Alvarez, O.; Breijo, T. y González, M. (2020). Premisas en torno a la gestión de la extensión universitaria desde el departamento docente. Mendive, Revista de Educación, 18(2), 379-393. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1928

Carenzo, S.; Fernández Álvarez, M.I.; Castronovo, A. y Gigliarelli, E. (2019). Extensión en Colabor: la producción de prácticas autogestionadas de formación para la gestión colectiva del trabajo. +E: Revista de Extensión Universitaria, 9(11), 151-170. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7216562

González Aportela, O. y Batista Mainegra, A. (2017). Gestión de la calidad del proceso extensionista en la Universidad de la Habana. Rev. Cubana Edu. Superior, 36(1),94-108. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142017000100009

González González, G. R. y González Fernández-Larrea, M. (2019). La responsabilidad social de la universidad: antecedentes, conceptos, tendencias y retos de la extensión universitaria. Compromiso Social, 1(1), 11-22. https://revistacompromisosocial.unan.edu.ni/index.php/CompromisoSocial/article/view/18

Mesquita Romero, W., Fernández Morante, C., y Cebreiro López, B. (2022). Alfabetización mediática crítica para mejorar la competencia del alumnado. Comunicar, 70, 47-57. https://doi.org/10.3916/C70-2022-04

Núñez, L.; Américo, F., Arias, J. y Thevenet, G. (2017). Experiencias de formación en extensión universitaria. Aportes y desafíos institucionales. Revista +E versión en línea, 7(7), 234-243: Ediciones UNL. https://doi.org/10.14409/extension.v0i7.706

Ramírez Leyva, E. M. (2019). De la lectura académica a la lectura estética. Ciudad de México: UNAM, Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información, 261p. http://ru.iibi.unam.mx/jspui/handle/IIBI_UNAM/L217

Ramírez Leyva, E. M. (2021). La lectura y la comunicación en la formación disciplinar de bibliotecólogos. Mexico: Universidad Nacional Autónoma de México. Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información. http://biblioteca.udgvirtual.udg.mx/jspui/handle/123456789/3904

Rojas, A.; Rovira, Y.; González, M.; Mirabal, Y. (2020). La formación de actores en función de la responsabilidad social universitaria. COODES,8(1), 147-159. http://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/300

Rodríguez Pulido, J., Artiles Rodríguez, J. y Guerra Santana, M. (2020) Aprendizaje del estudiante universitario: un estudio de caso. Edutec,56(1), 201-217. Disponible en https://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/1037

Rovira, Y. y López, E. (2018). El desarrollo de la competencia lectora en la Universidad de Pinar del Río. Biblioteca Universitaria, 21(1),3-14. https://brapci.inf.br/index.php/res/v/51581

Rovira Alvarez, M. Y., y López Calichs, E. (2017). Formación universitaria y promoción de lectura. Componentes y relaciones esenciales. Universidad Y Sociedad, 9(5), 82-89. Recuperado a partir de https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/715

Trigo Ibáñez, E., Santos Díaz, I. C., & Sánchez Rodríguez, S. (2020) What do Spanish adolescents read? A study of analog reading consumption. Investigaciones Sobre Lectura, 13, 35-53. DOI: https://doi.org/10.37132/isl.v0i13.278

Vento Ruizcalderón, M. y Ordaz Hernández, M. (2019). La formación en la Universidad de promotores de estilos de vida saludables. Revista de la Universidad de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 23(6), 918-932 Disponible en: http://www.revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/4141

Vento Ruizcalderón, M., & Ordaz Hernández, M. (2020). La formación de estudiantes universitarios como promotores de estilos de vida saludables. Universidad y Sociedad, 12(1), 105-110. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1452/146