Identificação de lacunas digitais em pandemias: duas experiências de nível superior na disciplina de informática

Main Article Content

Sonia Itati Mariño
Viviana R. Bercheñi

Resumo

A crise de saúde global causada pela COVID-19 forçou a mudança antecipada do paradigma "cara a cara" para o paradigma "virtual". O artigo propôs a identificação de diferentes lacunas digitais no sistema educativo da Universidade Nacional do Nordeste. A fim de validar a proposta, foram escolhidos dois temas do curso de licenciatura em Sistemas de Informação. Um inquérito em linha foi concebido para inferir quantitativamente e caracterizar indivíduos em relação a certos aspectos que afetam uma tipologia de lacuna digital: conectividade, disponibilidade de equipamento informático e de comunicação relevante, e conhecimento de ferramentas síncronas e assíncronas num ambiente de aprendizagem ou numa sala de aula virtual; os dados foram processados e foram aplicadas medidas estatísticas descritivas. A informação produzida determinou a inexistência de provas relativamente à lacuna de utilização; contudo, a presença da lacuna de acesso e competência foi observada em 29% do número total de estudantes entrevistados. A proposta foi orientada para implementar noutros ambientes educacionais (por exemplo, no sector do ensino, pessoal administrativo e de mestrado), a concepção de projetos para reforçar as tecnologias de informação e comunicação, de modo a assegurar que o capital humano formado esteja disponível para possíveis questões emergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Mariño, S. I., & Bercheñi, V. R. (2020). Identificação de lacunas digitais em pandemias: duas experiências de nível superior na disciplina de informática. Mendive. Revista Educação, 18(4), 910–922. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2144
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Sonia Itati Mariño, Departamento de Informática. Facultad de Ciencias Exactas y Naturales y Agrimensura. 9 de Julio 1449. CP. 3400. Corrientes. Universidad Nacional del Nordeste. Argentina

Investigador de la Facultad de Ciencias Exactas de la Universidad Nacional del Nordeste. Profesora Titular, Dedicación Exclusiva, del Departamento de Informática de la Facultad de Ciencias Exactas de la Universidad Nacional del Nordeste. Licenciada en Sistemas. Es Magíster en Informática y Computación. (UNNE - Universidad de Cantabria - España). Magíster en Epistemología y Metodología de la Investigación Científica (Facultad de Humanidades - UNNE). Doctora en Ciencias Cognitivas (UNNE). Antecedentes en la formación de Recursos Humanos de grado y posgrado. Dirección de proyectos de investigación aplicada e I+D

Viviana R. Bercheñi, Departamento de Informática. Facultad de Ciencias Exactas y Naturales y Agrimensura. 9 de Julio 1449. CP. 3400. Corrientes. Universidad Nacional del Nordeste. Argentina

Licenciada en Economía. Licenciada en Gestión Ambiental. Especialista en Formulación y Evaluación de Proyectos. Magíster en Ciencias Políticas. Doctoranda en Economía. Pos Grado Internacional en Historia y Patrimonio Cultural Cátedra UNESCO.

https://orcid.org/0000-0003-4205-8609

Referências

Archer Svenson, N., & De Gracia, G. (2020). Educación superior y COVID-19 en la República de Panamá. Revista de Educación Superior en América Latina, 0(8). Recuperado a partir de http://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/esal/article/view/13403

Encabo, S. O. (2017). Brecha digital, pobreza y exclusión social. Temas laborales: Revista andaluza de trabajo y bienestar social, (138), 285-313.

García Peñalvo, F. J., Correl, A., Abella García, V., & Grande, M. (2020). La evaluación online en la educación superior en tiempos de la COVID-19. Revista Gestor Online, 21. Recuperado a partir de https://revistas.usal.es/index.php/eks/article/view/eks20202112.

Gavilán, M. (2020). La orientación entre la pandemia y el futuro. Orientación y Sociedad, 20(1). Recuperado a partir de https://revistas.unlp.edu.ar/OrientacionYSociedad/article/view/10238/9016

Herrera Tapia, J., & Navia, M. (2020). Las tecnologías de la información: aliado y soporte para las organizaciones en un mundo en crisis. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (E29), 11-12.

López Ramírez, M., & Rodríguez, S. A. (2020). Trayectorias escolares en la educación superior ante la pandemia continuar, interrumpir o desistir. En Educación y pandemia: una visión académica (pp. 103-108). México: Universidad Nacional Autónoma de México: Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación.

Maldonado Gómez, G., de los Ángeles Miró, M., Stratta, A. E., Barreda Mendoza, A., & Zingaretti, L. (2020). La educación superior en tiempos de Covid-19: análisis comparativo México-Argentina. Revista de Investigación en Gestión Industrial, Seguridad y Salud en el Trabajo - GISST, 2(2), 35-60. https://doi.org/https://doi.org/10.34893/gisst.v2i2.79

Ministerio de Educación de la República Argentina. (2009). Resolución Ministerial No 786/09. Autor.

Ordorika, I. (2020). Pandemia y educación superior. Revista de la Educación Superior, 49(194), 1-8. https://doi.org/https://doi.org/10.36857/resu.2020.194.1120

Organización de Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2015). Agenda 2030. Recuperado a partir de https://es.unesco.org/sdgs