O tratamento da educação ambiental no ensino primário

Main Article Content

Yandi Cruz Castro
Elina Pulido Acanda
Bárbara Dayamí García Rodríguez

Resumo

A preservação ambiental tornou-se uma questão importante em cenários nacionais e internacionais. Em Cuba, a educação ambiental constitui um eixo transversal que percorre todas as disciplinas do currículo escolar; contudo, há dificuldades na preparação dos professores para assumirem o desafio que lhes corresponde no seu ensino. É por isso que o objetivo deste artigo é propor um sistema de jornadas de trabalho para o tratamento da educação ambiental, dirigidas à preparação do professor diplomado do curso de licenciatura em Ensino Primário das escolas "Francisco Gómez Toro" e "José de la Luz y Caballero" do município de Mantua. Para cumprir este objectivo, do ponto de vista teórico, foi utilizado o método histórico-lógico, a abordagem sistémica, a análise e síntese e a modelação, enquanto do ponto de vista empírico, foram utilizados o inquérito, a entrevista, a análise documental, a observação científica e a estatística descritiva. Como resultado, é determinado que, no contexto do desempenho profissional dos professores do ensino primário recém-formados, existe uma contradição entre a necessidade de um tratamento adequado dos conteúdos ambientais básicos na educação das crianças em idade escolar e a preparação insuficiente que estas têm. Assim, conclui-se com a proposta de um sistema de workshops, caracterizado pelo intercâmbio, a reflexão, a exposição de experiências, que é pertinente e generalizável a outras carreiras do Centro Universitário Municipal de Mântua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cruz Castro, Y., Pulido Acanda, E., & García Rodríguez, B. D. (2021). O tratamento da educação ambiental no ensino primário. Mendive. Revista Educação, 19(1), 257–271. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2095
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Añorga, J. (1995). Glosario de términos de educación de avanzada. La Habana: Centro de Estudios de Educación Avanzada (CENECEDA). Instituto Superior Pedagógico "Enrique José Varona", La Habana, Cuba.

Añorga, J. (1996). Glosario de término de Educación Avanzada. La Habana: Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona.

Ávila Rabaza, M. E., Santos Abreu, I., Mederos Piñeiro, M., & Espert Castellanos, B. (2019). La superación del maestro primario: vía para el mejoramiento de su desempeño profesional pedagógico ambiental. Universidad y Sociedad, 11(5), 89-98. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1347

Castillo, T. (2013). La preparación al docente. La Habana: Pueblo y Educación. Companioni Martínez, J., & Rodríguez Bernal, F. (2017). Superación de los docentes de ciencias agropecuarias en el uso de los recursos informáticos. Márgenes, 5(2), 82-97. https://revistas.uniss.edu.cu/index.php/margenes/article/view/590

Enebral Rodríguez, Y., Enebral Rodríguez, R., & Pérez Pérez, O. (2018). La preparación del egresado de la carrera licenciatura en educación primaria, para el tratamiento de la educación ambiental. Pedagogía y Sociedad, 21(51), 183-203. https://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/588

Fernández Palenzuela, R., Martínez Morgado, A., & Bosque Suárez, R. (2018). El perfeccionamiento de la educación ambiental para el desarrollo sostenible en la educación primaria. Ideas rectoras y consideraciones generales. Varona, Revista Científico-Metodológica, (67). Recuperado a partir de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1992-82382018000200019

Guevara Rojas, A. (2017). La educación ambiental: una herramienta para fortalecer la formación. Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, (12). Recuperado a partir de https://www.eumed.net/rev/atlante/2017/12/educacion-ambiental-docente.html

Guevara Rojas, A., & Martínez Suárez, N. (2018). La educación ambiental de los escolares primarios desde el proceso de enseñanza aprendizaje de las ciencias naturales. Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, (6). Recuperado a partir de https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/06/ensenanza-ciencias-naturales.html

Luis Bombino, L., & Jiménez Puerto, C. L. (2019). La preparación del docente y su papel como líder del proceso enseñanza-aprendizaje. Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, (julio). Recuperado a partir de https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/07/preparacion-docente-ensenanza.html

Mariño Sánchez, M. A., & Bao Pavón, L. (2007). Las formas de organización de la enseñanza en la educación superior. Cienfuegos: ISP Conrado Benítez.

Mendoza del Toro, I. R., Companioni Álvarez, I., & Sánchez Morales, J. V. (2017). Sistema de talleres metodológicos para la calidad del desempeño de los directores de escuelas primarias/System of methodological workshops to achieve quality in the performance of primary schools principals. Educación y Sociedad, 15(3), 23-35. http://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/view/581

República de Cuba. Ministerio de Educación.(1979).Primer Seminario de Educación Ambiental. La Habana. Rodríguez Blaya, Yenisleydis, & Ferrer Madrazo, María Teresa. (2018). La preparación del docente de la Educación Primaria para la inclusión educativa de educandos con discapacidad intelectual. Varona. Revista Científico Metodológica, (66), e06. Recuperado en 20 de noviembre de 2020, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S199282382018000100006&lng=es&tlng=es

Tamayo Valdés, M. C., Gradaille Ramas, E., & Gradaille Marín, L. A. (2017). La clase taller y los enunciados-tareas de aprendizaje. Revista Conrado, 13(60), 8-15. Recuperado de http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

1 2 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.