Responsabilidade Social Universitária e trabalho educativo: uma relação necessária na formação de profissionais

Main Article Content

Noraida Garbizo Flores
Mayra Ordaz Fernández
Juan Carlos Hernández Martín

Resumo

O estudo da Responsabilidade Social da Universidade, na sua ligação inevitável com o trabalho educativo, é uma necessidade no contexto das transformações que ocorrem na actual universidade cubana, um cenário privilegiado para a formação de profissionais socialmente responsáveis. Sem dúvida, a relevância do tema e o seu impacto no processo educativo exigem a necessidade de contribuir para a melhoria do trabalho educativo, a partir do desempenho socialmente responsável dos seus protagonistas. Neste sentido, o artigo está orientado para realizar uma revisão teórica e análise crítica do trabalho educativo em relação à Responsabilidade Social Universitária, a partir da utilização do método histórico-lógico, análise documental e procedimentos tais como análise e síntese e indução e dedução. A investigação realizada permitiu concluir que o trabalho educativo é um processo actualizado e enriquecido, a partir da teoria e prática pedagógica e da sua necessária relação com a Responsabilidade Social Universitária, transformando-o numa reflexão crítica e num instrumento de transformação social, a fim de formar profissionais integrais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Garbizo Flores, N., Ordaz Fernández, M., & Hernández Martín, J. C. (2021). Responsabilidade Social Universitária e trabalho educativo: uma relação necessária na formação de profissionais. Mendive. Revista Educação, 19(1), 321–333. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1925
Secção
ARTIGOS DE REVISÃO
Biografias Autor

Noraida Garbizo Flores, Centro Universitario Municipal de Consolación del Sur

Profesora del Centro Universitario Municipal de Consolación del Sur.

Juan Carlos Hernández Martín, Centro Universitario Municipal Hermanos Saíz Montes de Oca

Profesor del Centro Universitario Municipal

Referências

Aldeanueva, A., Valdés, M.G. y Villegas, T., (2017). Responsabilidad Social Universitaria: fundamento para la Gestión Sociocultural. Revista Cubana de Educación Superior, 3(1), 55-62. Recuperado de: http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/viewFile/186/229

Altavaz, A. (2014). La formación ciudadana y el desarrollo de la personalidad. VARONA, Revista Científico-Metodológica, 1(59), 23-28. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360636905005

Báxter, E. (2003). La formación de valores una tarea pedagógica. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. Editora Política La Habana.

Castro, C., Marín, F. y Senior, A. (2016). Responsabilidad social en la gestión universitaria: una construcción colectiva. Espacio Abierto, 25(2), 185-208. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12246766010

Chacón, N. (2014). El enfoque ético, axiológico y humanista como fundamento de la labor educativa. Ponencia presentada en el Congreso Internacional de Educación Superior, "Universidad 2014". Ciudad de la Habana.

D'Angelo, O. (2001). Sociedad y educación para el desarrollo humano. Ciudad de la Habana: Publicaciones Acuario.

Domínguez, L. (2014). Sobre el trabajo educativo y la formación de valores morales y sociales en la Universidad de la Habana. Series Antropológicas, 1(68), 108-118. http://scielo.sld.cu/pdf/uh/n278/uh07278.pdf

Dópico, l. (2015). La evaluación y acreditación en la educación superior cubana: su responsabilidad social. Revista Congreso Universidad, 4(2), 237- 250. Recuperado de. http://www.congresouniversidad.cu/revista/index.php/congresouniversidad/inde

Elizaide, L., Byron, C., Rieira, A, León, D.A. y Alarcón, N.E. (2018). Responsabilidad Social Universitaria, desarrollo e innovación. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 1(5).Recuperado de: https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/05/responsabilidad-social-universitaria.html//hdl.handle.net/20.500.11763 /atlante1805responsabilidad-social-universitaria

Gaete, R. (2015). El concepto de responsabilidad social universitaria desde la perspectiva de la alta dirección. Cuadernos de Administración, 31(53), pp. 97 -107. https://www.researchgate.net/publication/318355939_El_concepto_de_responsabilidad_social_universitaria_desde_la_perspectiva_de_la_alta_direccion

García, G. y Addine, F. (2016). La innovación en la superación de maestros y profesores. Experiencias y resultados. La Habana: Félix Varela.

Garbizo, N., Ordaz, M. y Lezcano, A.M. (2018). Estrategia de trabajo educativo con jóvenes universitarios. Una propuesta innovadora en la formación de profesionales en Cuba. Revista Estudios y Experiencias en Educación, 17(34), pp. 99 112. Recuperado de: http://www.rexe.cl/ojournal/index.php/rexe/

Garbizo, N., Ordaz, M. y Bravo, M.M. (2018). Sistema de indicadores de Responsabilidad Social Universitaria para la labor educativa, desde la atención a la diversidad. Revista Atlante. Cuadernos de Educación (Segunda etapa), 1(10), 1-15. Recuperado de: https://www.eumed.net/rev/atlante/index.html

Garbizo, N. (2017). Concepción pedagógica del proceso de trabajo educativo del año académico. Estrategia para su implementación en la carrera de Agronomía de la UPR. (Tesis doctoral) Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca", p. 67-69.

González, E. (2017). Educación psicopedagógica. VARONA, Revista Científico-Metodológica, 57, pp.10-13. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360634164003

Laurencio, A. y Farfán, P.C. (2016). La innovación educativa en el ámbito de la responsabilidad social universitaria, Revista Cubana de Educación Superior, 35(2), pp.16- 34. http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/120

Lazo, Y., Márquez, J.L. y Ordaz, M. (2019). La gestión del trabajo educativo en las instituciones universitarias: fundamentos teórico-metodológicos. Revista Mendive, 17(3), p. 454-465. Recuperado de: http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1736

Medina, R., Franco, M.C., Torres, L., Velázquez, K., Valencia, M. y Valencia, A.L. (2017). La responsabilidad social universitaria en la actual sociedad del conocimiento. Un acercamiento necesario. Medisur, 5(6), pp.786- 791. http://medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/3781

Naciones Unidas (2018), La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe (LC/G.2681-P/Rev.3), Santiago.

Ojalvo, V. (2017). Competencias para la Responsabilidad Social Universitaria (RSU). Congreso Universidad, 6(2), pp. 45- 59. Recuperado de: http://www.congresouniversidad.cu/revista/index.php/congresouniversidad/index

Ojalvo, V. y González, B. (2015). Responsabilidad social universitaria para la formación de mejores profesionales. Ponencia presentada en el "9no Congreso Internacional Universidad 2014". La Habana, febrero de 2014.

Olarte, D.L. y Ríos, L.A. (2015). Enfoques y estrategias de responsabilidad social implementadas en Instituciones de Educación Superior. Una revisión sistemática de la literatura científica en los últimos 10 años. Revista de Educación Superior RESU, XLIV(175), pp. 19-24. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185 -27602015000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Quinte, A. (2015). Responsabilidad social universitaria. Investigación Científica del Huacho, 4(4), pp.36-37. Recuperado de: http://revistas.unjfsc.edu.pe/index.php/BIGBANG/article/view/147/144

Torres, H. y Padrón, A. (2014). Elementos esenciales de una concepción pedagógica para la formación de valores en ingenieros y arquitectos. Referencias Pedagógicas, 2, pp.125 -137. https://rrp.cujae.edu.cu/index.php/rrp/article/view/57

Horruittiner, P. (2009). La Universidad cubana: el modelo de formación. La Habana: Editorial Félix Varela.

Valdés, M.G. y Villegas, T. (2017). Responsabilidad social universitaria: fundamento para la Gestión Sociocultural. Revista Cubana de Educación Superior, 3, pp. 55-62. Recuperado de: http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/viewFile/186/229

Valleys, F. (2014). La responsabilidad social universitaria: un nuevo modelo universitario contra la mercantilización, UNIVERSIA, 5(12), pp. 105-117. https://www.ries.universia.unam.mx/index.php/ries/article/view/112/442

Valleys, F. y Álvarez, J. (2019). Hacia una definición latinoamericana de responsabilidad social universitaria. Aproximación a las preferencias conceptuales de los universitarios. Educación XX1, 22(1), 93-116, doi: 10.5944/educXX1.19442. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6781054

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.