Proposta de análise de textos de diferentes classificações para o Técnico Intermediário em Zootecnia Veterinária
Main Article Content
Resumo
Em Cuba, com base no Terceiro Programa de Aperfeiçoamento Educacional, o currículo da Educação Técnica Profissional exige a formação de especialistas com perfil amplo, plenamente inseridos na sociedade como agentes ativos de seu aprimoramento e dotados de cultura geral, técnica e profissional. Nesse sentido, objetivou-se apresentar atividades que, a partir de uma perspectiva profissional, contribuam para o aperfeiçoamento da processo ensino-aprendizagem para a análise de textos de diferentes classificações na disciplina de Literatura e Linguagem, na especialidade de Zootecnia Veterinária. Para tanto, foram utilizados métodos teóricos como análise histórico-lógica, análise analítico-sintética, análise indutivo-dedutiva e análise sistêmico-estrutural-funcional; e métodos empíricos como análise documental, observação de sala de aula e entrevistas com professores. Como resultado, foram identificadas deficiências na abordagem educacional para análise de textos, devido à interação insuficiente com textos técnicos, artigos de pesquisa e regulamentações relacionadas à medicina veterinária. Portanto, foram elaboradas atividades profissionalmente adaptadas com base em um conjunto de procedimentos que incluíram descrição, explicação, reflexão e avaliação. Concluiu-se que as atividades planejadas foram baseadas na identificação precisa das dificuldades existentes, e uma abordagem educacional profissionalizada foi proposta para solucioná-las.
Downloads
Article Details

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Acuña, B., Sosa, Y., & Riverón D. (2025). Caracterización histórica de la integración de contenidos en la especialidad Zootecnia Veterinaria. Opuntia Brava 17(1 Especial). https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.pho/opuntiabrava/article/view/2321
Barrera, A. D., Abello, A. M., García, A. M., Ruíz, A., Caballero, E., Campos, E., Scull G. H., José Emilio Hernández, J. E., & Cabrera, M. (2022). Análisis del discurso. Diversas miradas desde las tipologías textuales. (Volumen 2). Editorial Universitaria Félix Varela, 2022. https://isbn.cloud/9789590722424/analisis-del-discurso-diversas-miradas-desde-las-tipologias-textuales-vol1
Díaz, L. B. (2024). El uso de la inteligencia Artificial en la investigación científica. Revista Historia de la Educación Latinoamericana. 26(43). https://doi.org/10.19053/uptc.01227238.18014
Machin, K., García, M. A., & Martínez, H. E. (2023). Nuevas consideraciones en torno a la clase de Literatura y Lengua en preuniversitario. Retos 21(7), 1-16.https://doi.org/10.30827/retosxxi.7.2023.2906
Marín, D., & Carbonell, C. L. (2024). Uso de la inteligencia artificial en la redacción de artículos científicos. Revista Información Científica. 103 e4473. https://www.revinfcientifica.sld.cu/index.php/ric/article/view/4473
León, A. J. (2022). El desarrollo de habilidades para la comunicación en los docentes de la educación técnica y profesional. Revista Conrado, 18(88), 520-531. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/download/2628/2555/5263
Ramos, C. de las N., Silva, O., & González, A. R. (2024). La superación profesional para el proceso de construcción del texto científico. Revista Conrado, 20(99), 817. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/3780
Ribera, M., & Díaz Montesdeoca, O. (coords.). (2024). ChatGPT y educación universitaria: posibilidades y límites de ChatGPT como herramienta docente. Ed. Octaedro, S.L. Universitat de Barcelona. Institut de Desenvolupament Professional (IDP/ICE). ISBN: 978-84-19900-58-6. https://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/206141
Pavón, J. (2023). Revisión bibliográfica del entorno virtual en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Zootecnia General. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento. 23(2). http://doi.org/10.30827/eticanet.v23.i2.28317
Pavón, J., Odio, C. del M., & Sánchez, Y. (2021). Los estilos de aprendizaje en entornos virtuales desde la especialidad Zootecnia Veterinaria. Edusol. 21(77). http://scielo.sld.cu/scielo.php?scrip=sci_arttext&pid=S172980912021000400110&lng=es&nrm=iso
Pinto, D., & Linares, M. (2023). Métodos de análisis innovadores y comunicación desde una perspectiva transdisciplinaria. Comunicación y Métodos, 5(2), 1-4. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9383110
Souza, C. (2025). Uso de la inteligencia artificial en la elaboración de artículos científicos. Acta Paul Enferm. 38, eEdT03. https://acta-ape.org/es/article/uso-de-la-inteligencia-artificial-en-la-elaboracion-de-articulos-cientificos
Veloz Morejón, L., Méndez Pérez, L., & López-Portilla Luaces, C. A. (2020). La enseñanza de la obra literaria en preuniversitario: una nueva mirada desde las TIC. Serie Científica De La Universidad De Las Ciencias Informáticas, 13(12), 40-50. https://publicaciones.uci.cu/index.php/serie/article/view/669