Proposta de análise de textos de diferentes classificações para o Técnico Intermediário em Zootecnia Veterinária

Main Article Content

Rosmery Castillo Fernández
Carmen de las Nieves Ramos García
Juan Alberto Mena Lorenzo

Resumo

Em Cuba, com base no Terceiro Programa de Aperfeiçoamento Educacional, o currículo da Educação Técnica Profissional exige a formação de especialistas com perfil amplo, plenamente inseridos na sociedade como agentes ativos de seu aprimoramento e dotados de cultura geral, técnica e profissional. Nesse sentido, objetivou-se apresentar atividades que, a partir de uma perspectiva profissional, contribuam para o aperfeiçoamento da processo ensino-aprendizagem para a análise de textos de diferentes classificações na disciplina de Literatura e Linguagem, na especialidade de Zootecnia Veterinária. Para tanto, foram utilizados métodos teóricos como análise histórico-lógica, análise analítico-sintética, análise indutivo-dedutiva e análise sistêmico-estrutural-funcional; e métodos empíricos como análise documental, observação de sala de aula e entrevistas com professores. Como resultado, foram identificadas deficiências na abordagem educacional para análise de textos, devido à interação insuficiente com textos técnicos, artigos de pesquisa e regulamentações relacionadas à medicina veterinária. Portanto, foram elaboradas atividades profissionalmente adaptadas com base em um conjunto de procedimentos que incluíram descrição, explicação, reflexão e avaliação. Concluiu-se que as atividades planejadas foram baseadas na identificação precisa das dificuldades existentes, e uma abordagem educacional profissionalizada foi proposta para solucioná-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Castillo Fernández, R., Ramos García, C. de las N., & Mena Lorenzo, J. A. (2025). Proposta de análise de textos de diferentes classificações para o Técnico Intermediário em Zootecnia Veterinária. Mendive. Revista Educação, 23(3), e4246. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/4246
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Acuña, B., Sosa, Y., & Riverón D. (2025). Caracterización histórica de la integración de contenidos en la especialidad Zootecnia Veterinaria. Opuntia Brava 17(1 Especial). https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.pho/opuntiabrava/article/view/2321

Barrera, A. D., Abello, A. M., García, A. M., Ruíz, A., Caballero, E., Campos, E., Scull G. H., José Emilio Hernández, J. E., & Cabrera, M. (2022). Análisis del discurso. Diversas miradas desde las tipologías textuales. (Volumen 2). Editorial Universitaria Félix Varela, 2022. https://isbn.cloud/9789590722424/analisis-del-discurso-diversas-miradas-desde-las-tipologias-textuales-vol1

Díaz, L. B. (2024). El uso de la inteligencia Artificial en la investigación científica. Revista Historia de la Educación Latinoamericana. 26(43). https://doi.org/10.19053/uptc.01227238.18014

Machin, K., García, M. A., & Martínez, H. E. (2023). Nuevas consideraciones en torno a la clase de Literatura y Lengua en preuniversitario. Retos 21(7), 1-16.https://doi.org/10.30827/retosxxi.7.2023.2906

Marín, D., & Carbonell, C. L. (2024). Uso de la inteligencia artificial en la redacción de artículos científicos. Revista Información Científica. 103 e4473. https://www.revinfcientifica.sld.cu/index.php/ric/article/view/4473

León, A. J. (2022). El desarrollo de habilidades para la comunicación en los docentes de la educación técnica y profesional. Revista Conrado, 18(88), 520-531. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/download/2628/2555/5263

Ramos, C. de las N., Silva, O., & González, A. R. (2024). La superación profesional para el proceso de construcción del texto científico. Revista Conrado, 20(99), 817. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/3780

Ribera, M., & Díaz Montesdeoca, O. (coords.). (2024). ChatGPT y educación universitaria: posibilidades y límites de ChatGPT como herramienta docente. Ed. Octaedro, S.L. Universitat de Barcelona. Institut de Desenvolupament Professional (IDP/ICE). ISBN: 978-84-19900-58-6. https://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/206141

Pavón, J. (2023). Revisión bibliográfica del entorno virtual en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Zootecnia General. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento. 23(2). http://doi.org/10.30827/eticanet.v23.i2.28317

Pavón, J., Odio, C. del M., & Sánchez, Y. (2021). Los estilos de aprendizaje en entornos virtuales desde la especialidad Zootecnia Veterinaria. Edusol. 21(77). http://scielo.sld.cu/scielo.php?scrip=sci_arttext&pid=S172980912021000400110&lng=es&nrm=iso

Pinto, D., & Linares, M. (2023). Métodos de análisis innovadores y comunicación desde una perspectiva transdisciplinaria. Comunicación y Métodos, 5(2), 1-4. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9383110

Souza, C. (2025). Uso de la inteligencia artificial en la elaboración de artículos científicos. Acta Paul Enferm. 38, eEdT03. https://acta-ape.org/es/article/uso-de-la-inteligencia-artificial-en-la-elaboracion-de-articulos-cientificos

Veloz Morejón, L., Méndez Pérez, L., & López-Portilla Luaces, C. A. (2020). La enseñanza de la obra literaria en preuniversitario: una nueva mirada desde las TIC. Serie Científica De La Universidad De Las Ciencias Informáticas, 13(12), 40-50. https://publicaciones.uci.cu/index.php/serie/article/view/669

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5