Avaliações teóricas sobre o conceito de análise de aprendizagem
Main Article Content
Resumo
A análise da aprendizagem é objeto de múltiplas interpretações e ponderações, dependendo da análise e utilização que lhe é dada por cada área científica. O objetivo do trabalho é avaliar diferentes conceitos de análise de aprendizagem, formulados por diversos autores para fornecer uma definição inclusiva dos componentes que devem estar presentes nesse conceito. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa. É classificado como exploratório. Utiliza métodos heurísticos, histórico-lógicos, analítico-sintéticos, indutivo-dedutivos, crítica interna, análise documental, triangulação e modelagem a partir da práxis. Os resultados permitem-nos afirmar que os diferentes sentidos do conceito dados pelos vários autores, na sua maioria, descarregam o seu peso no elemento técnico-pedagógico, entendido como Big Data, sem ter suficientemente em conta as outras componentes que intervêm no os processos de ensino, educativo e ensino-aprendizagem, nos quais ocorre o verdadeiro ato de aprendizagem do aluno como ser psicobiológico-social. Conclui-se que a análise da aprendizagem é essencial para uma melhor gestão das instituições de ensino e, em particular, para alcançar maiores avanços no processo de ensino-aprendizagem, visto que deve ser complementada com dados qualitativos.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Arriaga Hernández, M. (2015). El diagnóstico educativo, una importante herramienta para elevar la calidad de la educación en manos de los docentes. Atenas, 3(31). 63-74. https://www.redalyc.org/pdf/4780/478047207007.pdf
Cáceres- Reche, P., Rodríguez-García, A.M., Gómez-García, G. y Rodríguez-Jiménez, C. (2020). Analíticas de aprendizaje en educación superior: una revisión de la literatura científica de impacto. International Journal of Educational Research and Innovation (IJERI), 13(2), 32-46
Correa-Reynaga, A. M., & Morán-Franco, M. R. (2022). La investigación educativa, herramienta para alcanzar el conocimiento pedagógico. Revista Portal de la Ciencia, 3(2), 73-84.
Domínguez, D., Álvarez, J.F., y Gil-Jaurena, I. (2016). Analítica del aprendizaje y Big Data: heurísticas y marcos interpretativo. DILEMATA, 8(22), 87-103.
Duan, T. & Wu, C. (2023). Paradigma de autoevaluación de estudiantes en MOOC: El caso de la educación superior en China. Revista Científica de Educación, 31(75), 1-14.
Gómez-Aguilar, D.A., García-Peñalvo, F.J., y Therón, R. (2014). Analítica visual en e-learning. El profesional de la información, 23(3), 236-245.
Jiménez, J. (2002). El proceso analítico jerárquico (AHP). Fundamentos, metodología y aplicaciones. , 1, 28-77. Rect@ Revista Electrónica de Comunicaciones y Trabajos de ASEPUMA, 1(1 extra), 28-77.
López Fernández, R.N. (2021). Modos de aprendizaje en los contextos actuales para mejorar el proceso de enseñanza. Revista Universidad y Sociedad, 5 (13), 542-550.
Mac Cann, N., García-Valcárcel, A., y Morales-Morgado. (2022). Análisis Argumentativo y Auto-regulación de Aprendizaje en estudiantes universitarios del ámbito educativo. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 25(3), 159-175.
Ortega Bastidas, J., Matus Betancourt, O., Parra Ponce, P., Oyarzo Pereira, J., Oliva Montero, C., & Henriquez Valenzuela, Y. (2018). Roles y habilidades docentes según escenarios educativos en carreras de la Salud. Educación Médica Superior, 32(4). https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/1478/723
Picardo, J.O (2005). Diccionario Enciclopédico de Ciencias de la Educación. Editorial Centro de Investigación Educativa, Colegio García Flamenco.
Pozo-Sánchez, S., López-Belmonte, J., Rodríguez-García, A.-M., & López-Núñez, J.A. (2020). Teachers' digital competence in using and analytically managing information in flipped learning. Culture and Education, 32(2), 1-12.
Sabulsky, G. (2019). Analíticas de aprendizaje para mejorar la enseñanza y el seguimiento a través de entornos virtuales. Revista Iberoamericana de Educación, 80(1), 13-30.
Salica, M. A. (2021). Analítica del aprendizaje significativo d-learning aplicado en la enseñanza de la física de la educación secundaria. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(2), 265-284.
Sánchez-Poveda, P. (2017). Análisis de Moodle y sus herramientas de analítica del aprendizaje por parte de los docentes del IES La Melva de Elda. Universidad Nacional de Educación a Distancia.
Soler Mc-Cook, J.M., López Fernández, R., Palmero Urquiza, D.E., & Ruano Fernández, Y. (2022). La analítica del aprendizaje como herramienta de cambio en el proceso de enseñanza aprendizaje. Revista Universidad y Sociedad, 14(6), 18-23. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202022000600018&lng=es&tlng=es
Thomas, J.J., & Cook, K. A. (2006). A visual analytics agenda. Computer graphics and applications, 26(1), 10-13.
Zapata-Ros, M. (2013). Analítica de aprendizaje y personalización. Revista Campus Virtuales, 2(2), 88-118.
Valencia, J.C. (2021). Educación + TIC: ¿Un cambio de época? Cuba, Cienfuegos: Editorial Universo Sur.
Villacres Arias, G. E., Espinoza Freire, E. E., & Rengifo Ávila, G. K. (2020). Empleo de las Tecnologías de la Información y la Comunicación como estrategia innovadora de enseñanza y aprendizaje. Revista Universidad y Sociedad, 12(5), 136-142