Abordagens sobre a história a ser feita, ensinada e os professores a serem treinados

Main Article Content

José Antonio Navarro Álvarez
Benito Bravo Echevarría

Resumo

O século XX trouxe grandes desafios para a educação em nosso país, em particular para o ensino de história, influenciado pela globalização neoliberal que ameaça eliminar os valores culturais, as tradições, a identidade e a idiossincrasia de nossos povos, o que forçou mudanças profundas em seu ensino a partir da década de 1960. O presente trabalho oferece algumas abordagens para os problemas da história nos tempos atuais. Não oferece receitas a serem seguidas, nem propõe metodologias de como e por que fazê-lo, nem delineia certas regras que às vezes são impostas. São feitos comentários e reflexões teóricas sobre a realidade do que deve ser trabalhado em nossas salas de aula, tendo em vista que, no contexto histórico em que vivemos, devemos ser mais eficientes. O objetivo é propor algumas abordagens sobre a história que deve ser feita, ensinada e os professores que devem ser treinados. Foram utilizados métodos teóricos como: histórico-lógico, hipotético-dedutivo, análise e síntese, e métodos empíricos como a análise bibliográfica, o que levou à conclusão de que a história que se constrói deve ter uma visão estratégica do mundo que a rodeia, que leve ao reconhecimento social, que seja científica e que desenvolva habilidades de trabalho autônomo, onde se reforça seu papel educativo, para contribuir com o desenvolvimento e a formação de convicções revolucionárias e patrióticas nos alunos, para que no futuro sejam profissionais comprometidos e competentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Navarro Álvarez, J. A., & Bravo Echevarría, B. (2024). Abordagens sobre a história a ser feita, ensinada e os professores a serem treinados . Mendive. Revista Educação, 22(3), e3638. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3638
Secção
ARTIGOS DE REVISÃO

Referências

Aguirre Rojas, C. A. (2008). Antimanual del mal historiador (o cómo hacer hoy una buena historia crítica). Fundación Editorial el perro y la rana., 1-141. https://historiauniversal748.files.wordpress.com/2017/12/antimanual_del_mal_historiador-carlos_ag.pdf

Álvarez Sepúlveda, H. (2020a). Enseñanza de la historia en el siglo XXI: Propuestas para promover el pensamiento histórico. Revista de Ciencias Sociales (Ve), XXVI ((Número especial 2), pp. 442-459. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8294207.pdf

Álvarez Sepúlveda, H. (2020b). Enseñar historia a través de la perspectiva de género. Evaluación de una propuesta de innovación. Mendive. 18(3), 599-617. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2021

Álvarez de Zayas, C. M. (1999). Didáctica. La escuela en la vida. Pueblo y Educación. https://books.google.com.cu/books/about/La_escuela_en_la_vida.html?id=cU6JAAAACAAJ&redir_esc=y

Araya, I. M., Botey Sobrado, A. M., Marín Hernández, J. J., Molina Vargas, S. E. y Viales Hurtado, R. J. (2010). La formación del historiador desde las competencias profesionales y Académicas: El caso de la Escuela de Historia de la Universidad de Costa Rica. Diálogos Revista Electrónica de Historia, 11(2), septiembre-febrero, pp. 40-66. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=43922144003

Bestard Aroche, B. L. (2023). Empatía histórica desde lo martiano y la formación del profesional universitario para el desarrollo local. Varona, Revista Científico-Metodológica, 76 enero-junio 2023. ISSN: 1992-8238. https://www.redalyc.org/journal/3606/360674839024/html/

Breijo Worosz, T. (2005). La enseñanza de la Historia: no solo un problema pedagógico. Mendive. Revista De Educación, 3(2), 77-82. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/74

Delors, J. (1996.): "Los cuatro pilares de la educación" en La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión internacional sobre la educación para el siglo XXI, Madrid, España: Santillana/UNESCO. 91-103. https://uom.uib.cat/digitalAssets/221/221918_9.pdf

Díaz Pendás, H. (2002). Enseñanza de la Historia. Selección de Lecturas. Editorial Pueblo y Educación. ISBN 978-959-13-1000-2

Darias Hernández, E., Breijo Worosz, T. & López Hernández, J. (2023). Retos de la gestión del proceso de profesionalización durante la formación de pregrado. Mendive, 21(2), e3054. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3054

Fernández Riquelme, S. (2010). La Historia como ciencia. La Razón Histórica, 12, 2010, 24-39, ISSN 1989-2659. Revista hispanoamericana de Historia de las Ideas. ISSN 1989-2659.

García López, I., Amechazurra Oliva, M. y La Rosa Hernández, N. Algunas consideraciones sobre la enseñanza de la Historia de Cuba en educación superior. (2018). EDUMECENTRO 2018; 10(1):216-222 ISSN 2077-2874 RNPS 2234.

Gómez Carrasco, C. J., Rodríguez Pérez, R. A. y Mirete Ruiz, A. B. (2018). Percepción de la enseñanza de la historia y concepciones epistemológicas. Una investigación con futuros maestros. Revista Complutense de Educación 29 (1). ISSNe: 1988-2793, pp. 237-249. https://dx.doi.org/10.5209/RCED.52233

Gómez Urquiola, R., Portal Camellón, A. y Méndez Lloret, D. (2021). La enseñanza de la comprensión de textos en la asignatura de Historia de Cuba. Islas, 63(198); https://islas.uclv.edu.cu/index.php/islas/article/view/1173

González-Valencia, G. A., Santisteban-Fernández, A. & Pagès-Blanch, J. (2020). Finalidades de la enseñanza de la historia en futuros profesores. Magis, Revista Internacional De Investigación En Educación, 13, 1-23. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m13.fehf

Lahera Prieto, D. y Pérez Piñón, F. A. (2020). La enseñanza de la historia en las aulas: un tema para reflexionar. Debates por la Historia, 9(1), enero-junio de 2021, 129-154. https://www.scielo.org.mx/pdf/dh/v9n1/2594-2956-dh-9-01-129.pdf

Lobo Bracho, G. L. (2020). La enseñanza tradicional e innovadora en historia. Un análisis a través de los recuerdos de estudiantes de Comunicación Social. Areté. Revista Digital del Doctorado en Educación de la Universidad Central de Venezuela. 6(11), pp. 145-159. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8294207.pdf

Mauri Estévez, J. M., Breijo Worosz, T., Fabé González, I., Machín Medina, R. (2016). El profesor de Historia y su contribución crítica para el profesional de la Medicina. Revista de la Universidad de Ciencias médicas de Pinar del Río, 20(4), pp. 489-496. https://www.medigraphic.com/pdfs/pinar/rcm-2016/rcm164o.pdf

Meneses Varas, B., González-Monfort, N. & Santisteban Fernández, A. (2019). La «experiencia histórica» del alumnado y la historia oral en la enseñanza.: L' «expérience historique» des élèves et l'histoire orale dans l'enseignement. Historia Y Memoria, (20), 309-343. https://doi.org/10.19053/20275137.n20.2020.8258

Montanares-Vargas, E. G., y Llancavil-Llancavil, D. R. (2016). Uso de fuentes históricas en formación inicial de profesores. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 8 (17), pp. 85-98. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m8-17

Murcia Castellanos, Y. C., Tejedor Estupiñan, M. L., y Lancheros Cuesta, D. Y. (2017). impacto de una herramienta multimedial en el proceso de enseñanza -aprendizaje de la historia en el aula. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, 50, 211-228.

Navarro Fuentes, C. A. (2022). APUNTES SOBRE LA HISTORIA Y LA MEMORIA A TRAVÉS DE LA IMAGEN. Revista De Ciencias Sociales, (173), 169-183. https://doi.org/10.15517/rcs.v0i173.51907

Pérez Casabona, H. (2022). Tenemos que seguir produciendo un conocimiento histórico desde una perspectiva crítica. Revista Política Internacional. 4(3), julio-septiembre de 2022, pp. 158-162. https://rpi.isri.cu/rpi/article/view/326

Romero Ramudo, M. (2010). Didáctica desarrolladora de la Historia. ISBN 13-978-959-13-1846-6, Editorial Pueblo y Educación. https://isbn.cloud/9789591318466/didactica-desarrolladora-de-la-historia/

Saíz Serrano, J., Gómez Carrasco. C. J. y López Facal, R. (2018). Narrar ¿argumentar? Las historias de España: Análisis narrativo y fuentes de conocimiento en los futuros docentes. ISBN 978-84-09-00638-0, pp. 141-156. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6683928

Sallés CabreraL., Sierra DariasV. & Rodríguez PérezA. (2022). Enseñar a enseñar Historia de Cuba. Reflexiones desde la carrera de Licenciatura en Educación Primaria. Varona, (74). http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/1390

Telles González, I. L. (2020). El tratamiento de historia local en los escolares de la educación primaria. Revista Electrónica de Psicología Iztacala. 23(3), 871-894. https://www.revistas.unam.mx/index.php/repi/article/view/76996

Utrera Alonso, M., Lóriga Socorro, J. J. & Consuegra Cheng, M. M. (2022). La historia local una necesidad desde la formación del profesorado. Revista Conrado, 18(88), 151-157. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2574

Artigos Similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.