Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos na Instituição Educacional José Faustino Sánchez Carrión Trujillo
Main Article Content
Resumo
A educação ambiental tem uma missão fundamental no processo educativo da pessoa, seja nos espaços escolares, seja nos espaços informais de educação, assente na declaração da UNESCO em termos de contribuir para um mundo sustentável. Ao particularizar o exposto ao contexto de desenvolvimento da pesquisa no Peru e de forma única em uma instituição de ensino em Trujillo, o objetivo da pesquisa foi determinar a relação existente entre a educação ambiental e a gestão de resíduos sólidos na Instituição Educacional José Faustino Sánchez Carrión da cidade de Trujillo, no departamento de La Libertad, no Peru. Para desenvolver a pesquisa foi aplicada a abordagem quantitativa, com delineamento experimental descritivo. A seleção da amostra foi composta por 240 estudantes que foram questionados por meio de questionário sobre gestão de resíduos sólidos, levando em consideração altos níveis de confiabilidade e validade. Os principais resultados permitiram constatar que a educação ambiental é percebida pelos alunos de forma moderadamente adequada, enquanto a gestão de resíduos sólidos apresenta uma resposta menos que adequada. Um nível de sucesso de 0,5% e um nível de falha de 0,5% foram levados em consideração para os resultados. O exposto permitiu concluir que existe uma relação significativa e direta entre a educação ambiental e a gestão de resíduos sólidos.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Araoz, E. G. E., Loayza, K. H. H., & Uchasara, H. J. M. (2020). La educación ambiental y el manejo de residuos sólidos en una institución educativa de Madre de Dios, Perú. Ciencia Amazónica (Iquitos), 8(2), 239-252.
Azcárate, P., Navarrete, A. y García, E. (2012). Aproximación al nivel de inclusión de la sostenibilidad en los currículos universitarios. Profesorado: Revista de curriculum y formación del profesorado, 16(2), 105-119. https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/19920
Barrón, Á., Navarrete, A. y Ferrer, D. (2010). Sostenibilización curricular en las universidades españolas, ¿ha llegado la hora de actuar? Eureka sobre enseñanza y divulgación de las Ciencias, 7(Nº extra), 388-399. https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/2657
Castro, E. R. (2021). La educación camino hacia el desarrollo sostenible. Revista Científica de Educación y Ciencias Sociales, 2(2), 2-12. https://revista.unes.edu.mx/index.php/RCECS/article/view/15
Companioni, O. R., & Benguría, C. R. (2017). Los problemas sociales y su contextualización en el proceso educativo escolar: una necesidad actual. Actualidades Investigativas en Educación, 17(2). http://dx.doi.org/10.15517/aie.v17i1.28150
Cortes, F., Cabana, R., Vega, D., Aguirre, H. y Muñoz, R. (2017) Variables influyentes en la conducta ambiental en alumnos de unida- des educativas, región de Coquimbo-Chile. Estudios pedagógicos, 43(2), 27-46. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052017000200002
Cruz Castro, Y., Pulido Acanda, E., & García Rodríguez, B. D. (2021). El tratamiento de la educación ambiental en la educación primaria. Mendive. Revista de Educación, 19(1), 257-271. http://ref.scielo.org/8w27vs
De la Caridad Hernández-Abstengo, D. (2018). Estrategia curricular de educación ambiental para los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación Pedagogía-Psicología. Revista Luna Azul, (46), 369-386. https://doi.org/10.17151/luaz.2018.46.19
De-la Peña Consuegra, G., y Vinces-Centeno, M. R. (2020). Acercamiento a la conceptualización de la educación ambiental para el desarrollo sostenible. Revista Cubana de Educación Superior, 39(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142020000200018&lng=es&tlng=es.
Estrada, Y. A., Hechavarría, A. N. T., & Rosabal, Y. S. (2020). La educaciòn ambiental desde la asignatura español literatura. Aportes teòricos para el desarrollo local. In IX Congreso Internacional de educación y pedagogía: Lengua, cultura y educación en la diversidad por una educación desarrolladora (séptima parte) (pp. 1076-1090). REDIPE, Red Iberoamericana de Pedagogía. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8268085
Franco, D. P., de Pro Bueno, A. J., & Manzano, A. P. (2018). ¿Cambian las actitudes ambientales en la educación secundaria? Un estudio diagnóstico con alumnos de Secundaria de la Región de Murcia. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 15(3), 3501-3501. https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2018.v15.i3.3501
Herrera Araya, D., & Ríos Muñoz, D. (2017). Educación ambiental y cultura evaluativa: Algunas reflexiones para la construcción de eco-consciencias. Estudios pedagógicos (Valdivia), 43(1), 389-403. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052017000100022.
Lopera Pérez, M., Díaz Posada, L. E., Villagrá Sobrino, S. L., Charro Huerga, M. E., & Molpeceres Sanz, C. (2019). La teoría de inteligencias múltiples aplicada a la educación ambiental en escenarios inclusivos. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas. http://hdl.handle.net/11162/195928
Mamani, H., Estrada, E., Gallegos, N. y Huaypar, K. (2020). Actitudes hacia la conservación ambiental en adolescentes de educación secundaria en Madre de Dios, Perú. Ciencia Amazónica (Iquitos), 8(1), 99 - 110. https://doi.org/10.22386/ca.v8i1.283
Márquez Delgado, D. L., Hernández Santoyo, A., Márquez Delgado, L. H., & Casas Vilardell, M. (2021). La educación ambiental: evolución conceptual y metodológica hacia los objetivos del desarrollo sostenible. Revista Universidad y sociedad, 13(2), 301-310. http://ref.scielo.org/sn8phx
Ministerio de Educación del Perú (2020). Educación Ambiental. http://www.minedu.gob.pe/educacion-ambiental/ambiental.php
Miranda, A.C. (2014). Educación ambiental en el proceso de enseñanza-aprendizaje en Primaria, Secundaria y Preuniversitario. Revista Vinculando, 1-10. https://vinculando.org/ecologia/educacion-ambiental-en-el-proceso-de-ensenanza-aprendizaje-en-primariasecundaria-y-preuniversitario.html
Murga-Menoyo, M. (2018). La Formación de la Ciudadanía en el Marco de la Agenda 2030 y la Justicia Ambiental. Revista internacional de educación para la justicia social (RIEJS). https://doi.org/10.15366/riejs2018.7.1.002
Nay-Valero, M., y Cordero-Briceño, M. E. F. (2019). Educación Ambiental y Educación para la Sostenibilidad: historia, fundamentos y tendencias. Encuentros, 17(02), 187-201. https://doi.org/10.15665/encuent.v17i02.661
ONU (1948). Declaración Universal. Concluding Observations of the Human Rights Committee: Canada" (7 de Abril de 1999) CCPR/C/79/Add, 105. https://infosen.senado.gob.mx/sgsp/gaceta/63/2/2017-06-21-1/assets/documentos/Informe_Gpo_Trabajo_DH_SRE.pdf
Pérez Rodríguez, N., & Oviedo Álvarez, V. (2019). Medio ambiente, medio ambiente urbano y Administración Pública. Universidad de la Habana, (287), 175-184. http://ref.scielo.org/2wym5y
Prosser Bravo, G., y Romo-Medina, I. (2019). Investigación en educación ambiental con menores en Iberoamérica: Una revisión bibliométrica de 1999 a 2019. Revista mexicana de investigación educativa, 24(83), 1027-1053. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1405-66662019000401027&script=sci_abstract&tlng=pt
Pulido Capurro, V., y Olivera Carhuaz, E. (2018). Aportes pedagógicos a la educación ambiental: una perspectiva teórica. Revista de investigaciones Altoandinas, 20(3), 333-346. http://dx.doi.org/10.18271/ria.2018.397
Robles, M., Gasca, S., Quintanilla, A. L., Guillén, F., & Escofet, A. (2010). Educación ambiental para el manejo de residuos sólidos: el caso del Distrito Federal, México. Investigación ambiental Ciencia y política pública, 2(1), 46-64. https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/37210641/Educacion_Ambiental_y_residuos_solidos_Mexico_DF-libre.pdf
Simões Cacuassa, A. S., Yanes López, G., & Álvarez Díaz, M. B. (2019). Transversalidad de la educación ambiental para el desarrollo sostenible. Revista Universidad y Sociedad, 11(5), 25-32. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202019000500025
Tilbury, D. (2012) Higher education for sustainability: a global overview of commitment and progress. En GUNI Higher Education in the World 4: Higher Education's Commitment to Sustainability from Understanding to Action. Pallgrave Macmillan, 18-28.
UNESCO (2021). Declaración de Berlín sobre la Educación para el Desarrollo Sostenible. https://en.unesco.org/sites/default/files/esdfor2030-berlin-declaration-es.pdf
Zamora Saenz, I. B. (2021). Resultados de la Conferencia de las Naciones Unidas sobre Cambio Climático (COP 26). http://bibliodigitalibd.senado.gob.mx/handle/123456789/5481