Criatividade e inovação: premissas para a atuação do futuro Engenheiro Agrônomo

Main Article Content

Gregory Ramón Valdés Paneca

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia para promover o desenvolvimento do modo de ação criativo nos alunos da carreira de Agronomia, a partir do Processo Ensino-Aprendizagem da principal disciplina integrativa Produção Agropecuária. Derivou de uma investigação com abordagem metodológica predominantemente qualitativa, que utilizou como método a sistematização, aliada a sessões e entrevistas em profundidade com professores e alunos, observação participante e análise documental. Os métodos aplicados conduziram à construção de uma metodologia que se distingue por oferecer procedimentos centrados na utilização dos problemas declarados no modelo profissional de carreira, a partir da utilização dos diferentes cenários de formação agrícola, com uma comunicação coletiva que favorece a aquisição de competências criativas estratégias de aprendizado. As transformações se especificam na sinergia necessária que deve ser alcançada entre os componentes do Processo Ensino-Aprendizagem (problemas profissionais, objetivos, conteúdos, métodos, meios, avaliação, formas de organização, aluno, professor, grupo) para favorecer a motivação, a originalidade e autodeterminação do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Valdés Paneca, G. R. (2022). Criatividade e inovação: premissas para a atuação do futuro Engenheiro Agrônomo. Mendive. Revista Educação, 20(4), 1176–1189. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3049
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Gregory Ramón Valdés Paneca, Universidad de Sancti Spiritus José Martí Pérez

Universidad de Sancti Spiritus

Facultad Agropecuaria Profesor Auxiliar

Referências

Borges, H., Corujo, R., Lazo, Y. (2016). El modo de actuación creativo del docente que enseña educación artística en la educación superior. Rev. de Inv. Educ., 9(1), p. 111-121. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432016000100007&lng=es&nrm=iso

Concepción, M.L. (2017). Barreras asociadas a la creatividad de los docentes: una propuesta de solución. Pedagogía y Sociedad, 20(49): 23-40. https://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad

Elisondo, C. (2018). Creatividad y educación: llegar con una buena idea. Creatividad y Sociedad, 27: 145-166. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/98611

Expósito, D., González, J.A. (2017). Sistematización de experiencias como método de investigación. Gaceta médica espirituana 19(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1608-89212017000200003

Jara, O. (2018). La sistematización de experiencias: prácticas y teoría para otros mundos posibles. Bogotá, Colombia. Editorial Fundación Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano CINDE. 1ra Ed, 258.

Medina, R. (2019). El desarrollo de la creatividad en la formación universitaria. Revista Cubana de Medicina Militar, 48(2), 374-388. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0138-65572019000500007

Mera, K. (2019). La sistematización de experiencias como método de investigación para la producción del conocimiento. Rehuso, 4(1), 99-108. https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Rehuso/article/view/1886

Mitjáns, A. (2013). Aprendizaje creativo: desafíos para la práctica pedagógica. Revista CS, (11), ISSN-e 2011-0324 http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2011-03242013000100011.

Morell, A., Pérez, A. (2019). "La formación integral del estudiante de agronomía desde la asignatura producción agropecuaria I.", Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo. ISSN: 1989-4155. https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/12/formacion-integral-studiante.html/

Ortiz, E., Doce, B., Mendoza, L. (2019). La formación inicial de Psicopedagogos en Cuba. Regularidades y retos contemporáneos. Opuntia brava, 11(2) https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/740

Quimis, J. R., Barberán, J. P., Roca, P. (2019). Creatividad profesional: necesidad de la universidad actual. Opuntia Brava, 11(Especial). https://heinonline.org/HOL/LandingPage?handle=hein.journals/

Remedios, J. M., Calero, N. (2009). Modo de actuación creativo del educador desde la dirección del aprendizaje: reflexiones para el debate. En M. Martínez y A. Guanche (Compil.). El desarrollo de la creatividad. Teoría y práctica en la educación (pp. 1-16). La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.

Rodríguez, M., Vázquez, J., Del Cristo, Y. (2019). La búsqueda de soluciones creativas desde la práctica laboral en la carrera educación preescolar. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo: Generando Productividad Institucional, 7(1). https://doi.org/10.34070/rif.v7i1

Suárez, N. (2018). La creatividad del docente para la formación de vivencias afectivas positivas hacia el aprendizaje. Revista Conrado. (Cienfuegos), 14(62): 74-83. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442018000200013

Zambrano, N. I. (2019). El desarrollo de la creatividad en estudiantes universitarios. Revista Conrado, 15(67), 355-359. http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado

Artigos Similares

<< < 1 2 3 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.