O modo de raciocínio histórico sócio-crítico do estudante do Ensino Superior

Main Article Content

Jose Vladimir Mauri Estevez
Carlos Alberto Rojas González
Madelin Guerra Llanes
Nilson Saumell Marrero

Resumo

O processo de formação do profissional do Ensino Superior oferece possibilidades de contribuir para o aprimoramento integral de sua personalidade, isso implica na necessidade de desenvolver o modo de raciocínio histórico sócio-crítico para que o aluno adquira modos de atuação profissional competentes, possibilitando a análise do realidade vivida, tomar consciência dela e ser parte ativa na sua construção; Propôs-se como objetivo comunicar o resultado das ações estratégicas para o desenvolvimento do raciocínio sócio-crítico histórico do aluno da faculdade de Educação Infantil, durante o processo de formação profissional no Ensino Superior. A Dialética Materialista foi assumida como um método geral, que determinou e fundamentou a utilização de métodos teóricos como histórico-lógico, analítico-sintético e sistêmico-estrutural; além de métodos empíricos como análise documental, levantamento e entrevista. Seu ponto de partida é a necessidade de gerar ações aplicáveis ao processo formativo visando desenvolver o raciocínio sócio-crítico histórico que se baseou nas diretrizes da Pesquisa-Ação-Participação, em que a reflexão se une à ação e a realidade social foi entendida como uma totalidade concreta e complexa para gerar possibilidades de resposta. O desenho de ações estratégicas aplicáveis no processo de formação para o desenvolvimento do raciocínio histórico sócio-crítico do profissional da Educação Infantil, contribuiu para o domínio do processo de investigar com perspicácia intelectual, fortalecimento e autonomia nos conteúdos de aprendizagem para sua atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Mauri Estevez, J. V., Rojas González, C. A., Guerra Llanes, M., & Saumell Marrero, N. (2022). O modo de raciocínio histórico sócio-crítico do estudante do Ensino Superior. Mendive. Revista Educação, 20(4), 1284–1296. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3042
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Jose Vladimir Mauri Estevez, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Profesor auxiliar, Dr. en Ciencias Pedagógicas de la Sede Pedagógica Rafael María de Mendive, facultad Educación Infantil, departamento Educación Primaria

Carlos Alberto Rojas González, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciado en Humanidades. Profesor Asistente. Máster en Pedagogía Profesional. Universidad Hermanos Saíz Montes de Oca, Pinar del Río, Cuba. Profesor de Gramática Española.

Madelin Guerra Llanes, Escuela Pedagógica Tania La Guerrillera

Máster en Ciencias de la Educación. Escuela Pedagógica Tania La Guerrillera, Pinar del Río, Cuba. Profesora de Historia de Cuba y su Metodología.

Nilson Saumell Marrero, Universidad Carlos Rafael Rodríguez Rodríguez, Cienfuegos.

Profesor Asistente. Máster en Ciencias de la Educación. Universidad Carlos Rafael Rodríguez Rodríguez, Cienfuegos. Profesor de Matemática.

Referências

Achón, Z.N., Otero, I. y Molerio, O (2019). La formación profesional en la universidad de hoy: de la educación a la autoeducación. Revista Iberoamericana de Educación, 39(6). Disponible en: https://doi.org/10.35362/rie3962548

Alonso, L.A., Cruz, M.A. y Olaya, J.J. (2020). Dimensiones del proceso de enseñanza aprendizaje para la formación profesional. Revista Luz, 83(2), pp. 17-29

Amaro, M.C. (2014). Una aproximación a los valores éticos consensuados por la sociedad cubana. Educación Médica Superior, 28(1) Disponible en: https://www.imbiomed.com.mx/articulo.php?id=102029

Campaña, R.L., Gallego, M.J. y Muñoz, F. (2019). Estrategias de enseñanza para la adquisición de competencias en formación profesional: perfiles de estudiantes. Educar, 55(1) 203-229. Disponible en: https://doi.org/10.5565/rev/educar.876

Cuadra, D.J., Castro, P.J. y Juliá, M.T. (2018). Tres Saberes en la Formación Profesional por Competencias: Integración de Teorías Cuadra-Martínez. Formación Universitaria, 11(5). Disponible en: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062018000500019

Díaz, T. (2016). Curso 8. Didáctica desarrolladora en la Educación Superior: un enfoque para la formación de competencias profesionales. Universidad 2016, 10mo Congreso internacional de Educación Superior. Palacio de Convenciones. La Habana. Cuba.

Harrison, J. (2019). Principios de Medicina Interna. Editorial McGraw-Hill. Disponible en: https://edimeinter.com/catalogo/medicina-interna/harrison-principios-medicina-interna-vol-1-2-20a-edicion-2019/

Gómez, G. y García, M. (2021). Las competencias emocionales en la formación profesional del gestor sociocultural. Mendive. Revista de Educación, 19(4). Disponible en: https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2656

Mauri, J.V. (2019). El enfoque crítico del proceso de enseñanza aprendizaje de la Historia de Cuba. Mendive. Revista de Educación, 17(1), p. 4-19. Disponible en: https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1425

Montoya, J.I. y Monsalve, J.C. (2018). Estrategias didácticas para fomentar del pensamiento crítico en el aula. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (25), 7-19. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=194215513012

Nieto, J. y Cacheiro, M.L. (2021). La evaluación de las competencias en la formación profesional desde un enfoque basado en los resultados de aprendizaje. Revista Internacional de Organizaciones, (27), 173-196.

Ronquillo, L. E., Cabrera, C.C. y Barberán, J. P. (2019). Competencias profesionales: Desafíos en el proceso de formación profesional. Opuntia Brava, (11). Disponible en: https://biblat.unam.mx/es/revista/opuntia-brava/articulo/competencias-profesionales-desafios-en-el-proceso-de-formacion-profesional

Sierra, S., Fernández, J.A., Miralles, E., Pernas, M. y Diego, J.M. (2019). Modelo metodológico para el diseño y aplicación de las estrategias curriculares en Ciencias Médicas. Educación Médica Superior, 24(1) p. 33-41. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412010000100005&lng=es

René, S. (2010). El proceso de formación del profesional en la educación superior basado en competencias: el desafío de su calidad, en busca de una mayor integralidad de los egresados. Civilizar, 10(18) 117-134. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=100220339010

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)